Bahia

Eleições gerais: Tribunal Regional conclui carga e lacração de urnas na Bahia

A atividade consiste na instalação dos sistemas eleitorais e inserção dos dados de eleitores e candidatos nas urnas para a votação.

30/09/2022 às 15h52, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

TRE lacração das Urnas
Foto: Divulgação/ TRE

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concluiu, nesta quinta-feira (29), o procedimento de carga e lacração das urnas que serão utilizadas neste domingo (2), primeiro turno das Eleições Gerais. Na capital, a etapa foi concluída na terça-feira (27). A atividade consiste na instalação dos sistemas eleitorais e inserção dos dados de eleitores e candidatos nas urnas para a votação. Na sequência, ocorre a lacração dos equipamentos, com a colocação dos lacres físicos nas UE’s.

Em Salvador, o serviço foi realizado no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, em Porto Seco de Pirajá, onde estão concentradas todas as urnas da capital e região metropolitana. No interior do estado, acontece nos cartórios eleitorais, nos polos de informática ou em outros locais definidos pelos juízes eleitorais.

Interior do estado

Na região de Abaíra, Boninal e Piatã, da 105ª Zona Eleitoral (ZE), o procedimento foi realizado na quarta-feira (28/9). A etapa, regulada pela Resolução nº. 23.673/2021, contou com a presença do Juiz Eleitoral da 105ªZE, Raimundo Saraiva Barreto Sobrinho; do Promotor de Justiça Eleitoral, Luiz Felipe Reis de Castro; da chefe do cartório, Kleydy Lúcia Novais Almeida; e demais servidores do cartório e técnicos de urna.

O magistrado destacou a importância da preparação dentro do contexto: “Esse procedimento tem relevância idêntica à votação no dia da eleição. Neste ato, os eleitores e as entidades civis têm a oportunidade de verificar a regularidade do funcionamento das urnas, desconstruindo qualquer tipo de notícia falaciosa sobre a credibilidade no processo eletrônico eleitoral brasileiro”, afirmou.

A 105ª ZE possui 141 seções eleitorais e 35.985 eleitores aptos para a votação. Na região, foram preparadas um total de 167 urnas, sendo que 141 serão destinadas aos locais de votação dos municípios e 26 são de contingência. No estado, 38.437 urnas eletrônicas estão prontas para o pleito, sendo 3.840 de contingência.

Conforme cronograma divulgado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), os procedimentos de carga e lacração das urnas eletrônicas foram realizados nesta quinta (29) nas regiões de: Barreiras, Brumado, Santana, Santa Terezinha, Andaraí, Camacã, São Felipe, Jacobina, Juazeiro, Macaúbas e Santa Maria da Vitória.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade