Eleições

CPX significa 'Complexo', e sigla é usada para se referir a conjuntos de comunidades no Rio; Entenda

Ex-presidente Lula usou boné com a sigla durante visita ao Alemão na quarta-feira (12). CPX já foi citado pela PM na conta oficial do Twitter e aparece em documento do governo sobre orçamento.

13/10/2022 às 10h20, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/ Instagram

Uma sigla no boné que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou nesta quarta-feira (12) durante um evento de campanha no Alemão, no Rio, tem sido usada em fake news de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e entrou nos trending topics no Twitter nesta quinta (13). As letras CPX formam a contração de complexo de favelas, mas bolsonaristas distorceram o significado, para fazer uma associação do petista ao tráfico.

CPX é usado por moradores e por órgãos oficiais para se referir a regiões do Rio de Janeiro que contam com um grupo de favelas:

-Complexo do Alemão ou CPX Alemão;
-Complexo da Penha ou CPX Penha;
-Complexo da Maré ou CPX Maré;
-Complexo do Chapadão ou CPX Chapadão;
-Complexo do Salgueiro ou CPX Salgueiro.


A sigla CPX é usada principalmente na internet, para simplificar a digitação. A sigla já foi citada pelo perfil oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e consta inclusive do resumo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo estadual para 2023.

A argumentação de que CPX seria uma referência a um grupo criminoso foi vista, principalmente, em perfis bolsonaristas. Em sua rede social, o senador Flávio Bolsonaro postou fotos do ex-presidente Lula com o boné. “Mais uma coincidência de simpatia pelo tráfico de drogas?”, disse Flávio na postagem.

Ele também publicou uma outra mensagem que falava sobre a sigla. “Lula visita ‘QG do Comando Vermelho’ no Alemão, RJ, e usa boné que significa ‘cupinxa (parceiro) do crime’”, afirma parte da postagem.

Rene Silva, nascido e criado no Complexo do Alemão e fundador do jornal Voz das Comunidades e que acompanhou o ato de Lula, postou um esclarecimento no começo da manhã desta quinta (13).

“Desde sempre CPX é abreviação de Complexo. Assim como usam Bxd para Baixada e RJ para Rio de Janeiro”, disse Rene.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fala sério. Só olhar as apreensões de fuzis no Complexo da Maré e vão ver que a sigla é “CPX”. Quero ver subir num morro que não é do Comando Vermelho usando um boné “CPX”… Direto pro microondas…

  2. Bom, que o cidadão é chegado a uma bandidagem, todo mundo já sabe, com ou sem sigla.

    Então, nenhuma novidade, tá em casa.

    A pergunta é: por que ele está com um boné exaltando o “complexo”? Pelo povo que mora lá, ou em alusão aos grupos que os dominam?

      1. Imagina? Se faz a apologia ao crime organizado!! Os presidiários votam 13 recebe convite especial para adentrar no complexo e ainda com o apoio de guarda costas armados pelos cantos de fuzil. Porquê será??..

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade