Feira de Santana

Corregedor do TRE faz avaliação das inspeções realizadas nos cartórios eleitorais de Feira de Santana

O processo teve início na quinta-feira (20).

21/07/2023 às 19h15, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

TRE de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Encerrou nesta sexta-feira (21), as inspeções presenciais da equipe da Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia (CRE-BA), que foram realizadas nas quatro zonas eleitorais de Feira de Santana (154ª, 155ª, 156ª e 157ª).

As equipes iniciaram as atividades nos cartórios eleitorais da cidade na quinta-feira (20), e neste segundo e último dia de inspeção estava presente o vice-presidente e corregedor do TRE baiano, o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto.

Ao Acorda Cidade, o desembargador informou que este processo de inspeções não era realizado há um bom tempo por conta da pandemia, e era necessário que a atividade fosse retomada.

TRE de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Há mais de 4 anos, aproximadamente, que o Tribunal Regional Eleitoral não faz inspeções presenciais por conta da pandemia, eram feitas de forma virtual. Eu assumi a vice-presidência da Corregedoria há mais ou menos dois meses, e eu entendo que a Corregedoria tem que estar próximo do juiz da zona, dos servidores da zona, e próximo do eleitorado. Então eu fiz questão de vir aqui em Feira de Santana, uma comarca de grande porte, uma zona eleitoral considerada a segunda zona eleitoral do Estado da Bahia, e eu fiz questão de vir aqui para verificar sobre as quatro zonas que Feira de Santana tem. Nós temos aqui hoje em torno de 435 mil eleitores aptas para votarem, e deste montante, nós temos apenas 33 mil que ainda não fizeram o processo de biometização, então teremos que intensificar estes trabalhos”, disse.

Questionado se pode haver possibilidade do aumento de urnas eletrônicas nas próximas eleições, o desembargador informou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está focado.

“A cada ano, nós fazemos um aprimoramento sobre as questões das urnas. Eu acredito que o TSE está focado cada vez mais em dar uma maior segurança para a urna eletrônica”, pontuou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também: Cartórios eleitorais de Feira de Santana passam por inspeções da Corregedoria do TRE

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade