Eleições 2022

Ciro, Lula, Janones e Bolsonaro serão os primeiros a oficializar candidaturas; veja as datas

A partir de 16 de agosto, os candidatos registrados no TSE poderão começar a fazer a propaganda eleitoral.

09/07/2022 às 06h58, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

As campanhas dos pré-candidatos à Presidência da República começam a partir do próximo dia 20 a realizar as convenções partidárias que vão oficializar as candidaturas para a disputa da eleição de outubro.

O calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê o período entre 20 de julho e 5 de agosto para a realização das convenções.

O primeiro a ter a candidatura oficializada será Ciro Gomes (PDT). A convenção partidária está marcada para dia 20, na sede do PDT, em Brasília. Em seguida, estão previstos encontros para homologar como candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, do PT (dia 21, em São Paulo); André Janones, do Avante (dia 23, no ginásio Minascentro, em Belo Horizonte); e Jair Bolsonaro, do PL (dia 24, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro).

O MDB ainda não confirmou a data da convenção que oficializará a candidatura da senadora Simone Tebet, mas a previsão é que o encontro seja virtual e ocorra no dia 25.

Os demais pré-candidatos serão homologados depois do dia 30.

Organizadas pelas próprias siglas em anos eleitorais, as convenções partidárias são encontros nos quais os filiados aprovam a candidatura e a eventual participação em coligações. Após a convenção, o partido pode registrar a candidatura no TSE – último passo para a oficialização do candidato. Para isso, são entregues documentos, como a declaração de bens do candidato e a plataforma eleitoral.

A partir de 16 de agosto, os candidatos registrados no TSE poderão começar a fazer a propaganda eleitoral.

Fonte: g1/TV Globo

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade