Entrevista

Candidato do PT ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues promete zerar a fila de regulação

Candidato diz que pretende atuar em parceria com os municípios para fortalecer a saúde na Bahia

13/09/2022 às 11h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

candidato jerônimo rodrigues
Foto: Assessoria

Em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta terça-feira (13), o candidato ao governo do estado da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) declarou que, caso seja eleito para o cargo, irá trabalhar para zerar a fila de regulação no menor tempo possível, em parceria com os municípios.

Jerônimo Rodrigues foi o primeiro a ser entrevistado pelo Acorda Cidade na Rodada de Entrevistas, que tem como objetivo principal ouvir as propostas dos candidatos ao governo do estado, para a próxima gestão. A ordem foi organizada por sorteio com representantes dos partidos.

De acordo com o candidato pelo PT, durante os próximos quatro anos, segundo o seu plano de governo, ele pretende completar os investimentos na área da saúde, iniciados no governo de Jaques Wagner e que teve continuidade com o governador Rui Costa.

“Os governos Rui Costa e Wagner fizeram investimentos inéditos. Durante esse período estamos com 20 hospitais entregues, estamos vendo em Feira de Santana a evolução do que o Clériston Andrade era, como está e nós queremos que melhore ainda mais. Os investimentos na área de maternidade, policlínica, câncer, coração, a Bahia inteira está recebendo isso. Começamos os investimentos com Wagner, mas no governo Rui, a gente interiorizou essa ação de saúde, fizemos muito, mas vamos fazer muito mais. No meu governo, vamos completar a quantidade de hospitais e policlínicas que ainda estão faltando para termos um quantitativo de ambientes e equipamentos na Bahia inteira, bem distribuídos e oferecidos”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Ele pretende construir mais seis policlínicas no estado, sendo um delas no Portal do Sertão.

“A policlínica de Feira de Santana, quando estiver no auge de atendimentos, não vai dar conta de atender ao portal e já está no meu plano de governo mais seis policlínicas, e uma delas é no Portal do Sertão, fora os atendimentos que estão sendo feitos em Barreiras, no litoral sul, como Itabuna e Ilhéus, no Oeste, no extremo sul, então esse investimento está se consolidando. E vou consolidar nos próximos quatro anos, com mais cinco hospitais, seis policlínicas, sete maternidades, para poder dar conta. Com esses investimentos, em parceria com os municípios, vamos conseguir com os mutirões, vou trabalhar para zerar essa fila por um tempo mínimo possível, para que a gente possa garantir o atendimento com maior rapidez e menos sofrimento. É fundamental que essa parceria com os municípios aconteçam, para que possa zerar com atendimento precoce aqueles casos que podem ser atendidos pelos municípios”, garantiu.

Educação

Em 2021, o ensino médio na Bahia atingiu a nota 3,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), enquanto a média era 4,5. Com isso, o candidato Jerônimo vem sendo duramente criticado, uma vez que neste período já atuava como secretário da Educação do estado.

A este respeito, Jerônimo Rodrigues argumentou que entrou na secretaria em maio 2019, e começou a fazer um trabalho de fortalecimento da educação baiana, quando em 2020 teve início a pandemia.

“Foi muito doloroso, mas também gratificante, pois os educadores e estudantes sabem o quanto nós trabalhamos nesse período. Naquele momento, tivemos que tomar uma decisão firme pela vida. As escolas encerraram as atividades presenciais e fizemos um grande mutirão com diretores, professores, estudantes, familiares, e fizemos muito, tanto é que em 2021 fizemos uma prova de avaliação, cujo resultado deverá sair em breve. Fizemos investimentos em concursos, em educação, de programas para redução da evasão escolar, como o Bolsa Presença, Vale-estudantil, Mais Estudo, Educação Profissional, mas a oposição fugiu e não tem coragem de debater. Por isso me orgulho de ter sido secretário neste período e pode saber que esses resultados vitoriosos da avaliação vão aparecer, e mais ainda quando eu assumir a governadoria e nós teremos um professor sentado na cadeira de governador”, sustentou o candidato.

Ele prometeu que irá fortalecer ainda mais os investimentos em qualificação, valorização do profissional da educação e realização de mais concursos públicos.

“A educação do ensino médio só tem um efeito positivo, quando o estudante começa desde cedo na creche, no infantil, fundamental I ou II, para chegar no médio com a bagagem de educação. O estudante que chega no ensino médio com deficiência não vai dar tempo de consertar, então vou fazer investimentos com as prefeituras municipais, para que a gente comece a investir desde cedo na creche, no infantil, para chegar ao médio com qualidade e no ensino superior com uma qualidade ainda maior. Além dos investimentos em concursos e infraestrutura. Também investirei nas universidades estaduais, teremos que fazer um planejamento forte para que a nossa Uefs e as demais estaduais possam ter esse valor que sempre tiveram para garantir a educação do ensino superior”, afirmou.

Segurança Pública

Questionado sobre os altos índices de homicídios registrados na Bahia e qual o plano para melhorar a segurança pública no estado, o candidato Jerônimo Rodrigues ressaltou que este é um problema nacional, e que deverá contar com a parceria do governo federal.

“A segurança pública é um tema nacional. É preciso uma articulação muito forte para que o governo federal também invista nessa agenda, porque o crime organizado, as facções, se mobilizam com uma rapidez muito grande, inclusive com dinheiro em larga escala e eles também usam da inteligência, da tecnologia para realizar seus crimes. Então é fundamental que o estado tenha um braço firme, uma parceria com a União. O candidato Lula se reuniu com alguns governadores, estudiosos da área, inclusive com o feirense Felipe Freitas, que participou, é estudioso e doutor nessa área, além de policiais, quadros de deputados e ali se definiram três agendas importantes: uma é o plano nacional de segurança pública firme, depois uma estrutura de governo federal, fortalecida, com recursos, para cuidar do plano, articulado com os estados e municípios, e depois o terceiro item é o estatuto do desarmamento”, informou.

Conforme o candidato, nos últimos três anos, a quantidade de armas na mão de civis, pessoas comuns que não são militares, triplicou. Segundo ele, o estatuto do desarmamento é para garantir armas na mão de quem trabalha com segurança.

“A sociedade brasileira não pode estar armada, a gente não pode ter um presidente da República que de forma insana pega uma criança, bota no colo e faz gesto de arma, isso não existe. Quanto ao estado, a nossa responsabilidade, posso reconhecer os investimentos que foram feitos em viaturas, equipamentos de proteção, concursos, e vou manter com a ampliação necessária. Equipamentos como coletes, armas qualificadas, viaturas. E vou destacar três frentes: uma é a valorização profissional, concurso e salários; programa de habitação para o servidor público, principalmente para os de segurança pública, e tecnologia, pois temos a maior central de monitoramento da América Latina e o setor de inteligência para que a gente possa atuar da forma correta”, destacou.

Sobre o candidato

Natural da cidade Aiquara, município do centro-sul baiano, com quase 5 mil habitantes, o candidato Jerônimo Rodrigues completou o ensino fundamental II e médio em Jequié. Morou em Salvador por dois anos e se formou em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“Passei no vestibular que eu queria, que sonhava, de ser engenheiro agrônomo, cuidar da terra e produzir alimentos. Fiquei em Cruz das Almas 7 anos estudando e morando lá, depois o destino me trouxe para Feira de Santana, onde tenho residência fixa, família, gerei meus filhos, e hoje sou professor da Universidade Estadual (Uefs), com muito orgulho, e também fiz parte do MOC [Movimento de Organização Comunitária], que hoje está completando 55 anos”, disse.

Em sua trajetória polícia, passou pelo governo do estado, na era Wagner, depois foi para Brasília, onde trabalhou três anos com Dilma Roussef.

“Voltei com Rui para governar dois programas de governo dele, um conjunto de ações que passaram pelas minhas mãos, planejando. E depois ele me deu oportunidade de dirigir duas secretarias, uma voltada para os pequenos agricultores familiares e depois uma missão que eu avalio como a das mais importantes que foi a de educação. Agora com esse time de Rui e Lula, estou candidato a governador, estou firme, pronto, e respeitando a oposição, tenho certeza que a partir de janeiro do ano que vem serei o governador da Bahia, representando todo o estado, o interior, e em Feira de Santana também terei uma representação muito forte, por conta da minha relação com a cidade e o Portal do Sertão”, concluiu.

Nesta quarta-feira (14), o candidato a ser entrevistado será João Roma pelo partido do PL.

Ouça a entrevista na íntegra:

Programa Acorda Cidade · Candidato do PT ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues promete zerar a fila de regulação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com governo de jacques wagner Rui costa e agora vai conseguir zerar a fila da regulação então está confirmando 16 anos desse grupo do PT,a política implantada foi total fracaso . E ainda quer continuar governando a Bahia.

  2. 16 anos no poder! Nos últimos dois anos morreram tantas pessoas nessa maldita fila de regulação e este candidato diz que vai zerar em menos de 4 anos? É muita mentira e falta de caráter de uma pessoa que sequer utiliza o serviço público de saúde.

  3. O PT JÁ DEU O QUE TINHA DE DAR AGORA VAMOS MUDAR COM JOÃO ROMA SE NÃO DER CERTO AGENTE MUDA DE NOVO MAIS SEMPRE RENOVANDO NUNCA VOTANDO NOS MESMOS DE ANTES JOÃO ROMA MERECE UMA CHANCE

  4. Ótima proposta , más que tal o nobre candidato repassar está fórmula ao atual governador para vê se pelo menos evita muitas mortes na fila da regulação até ele entregar o governo em 2023.

  5. ESTES CARAS SÃO FANTÁSTICOS, CHEGAM DESPEJAM TODAS AS FORMULAS MÁGICAS PARA RESOLVER TUDO. O APOIADOR DA CANDIDATURA DESTE CIDADÃO TEM OITO ANOS NO PODER, QUANTOS PACIENTES NESTA BAHIA FALECERAM AGUARDANDO ATENDIMENTO NA FILA DESTA FILA DA MORTE. E AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA NESTA BRAVATA. O INFERNO ESTA CHEIO DE BONS HOMENS E MULHERES IGUAIS A TODOS POLITICOS COMO ESSE.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade