Eleições

Após denúncias, MPT determina multa em caso de assédio eleitoral pela prefeitura de Feira

De acordo com a Procuradoria, foram recebidas diversas denúncias sigilosas que acusavam assédio eleitoral dentro da administração municipal.

29/10/2022 às 17h20, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O Ministério Público do Trabalho (MPT), através da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região, através da juíza Marília Sacramento, deferiu uma liminar neste sábado (29), contra a prefeitura de Feira de Santana, determinando uma multa de R$ 200 mil e mais R$ 50 mil por cada trabalhador, em caso de violação de uma série de ações impostas pela Justiça, a fim de que se coíba a prática de assédio moral eleitoral por parte da administração municipal.

De acordo com a Procuradoria, foram recebidas diversas denúncias sigilosas de servidores, sobretudo trabalhadores terceirizados, que acusavam assédio eleitoral dentro das secretarias.

Foram juntadas provas, como fotos de um evento organizado pela prefeitura, aonde era possível identificar a imagem de um dos candidatos ao governo do estado da Bahia, imagens de conversas através do aplicativo whatsapp com orientações para que trabalhadores preenchessem formulários com captação de informações para o segundo turno, além de uma tele de conversa em que o prefeito Colbert Martins teria convocado uma reunião, corroborando as denúncias apresentadas.

Na decisão, a Procuradoria Regional do Trabalho proíbe a prefeitura de pressionar , coagir ou ameaçar trabalhadores para que atuem como fiscais da eleição no segundo turno, participem de qualquer atividade, reunião ou manifestação política em prol de um partido ou candidato, preencher formulários que solicitem dados eleitorais, ameaçar trabalhadores para que influenciem outros a votar em determinado candidato, além de se abster de adotar discurso discriminatório, intimidatório, constrangedor ou ameaçador contra qualquer pessoa vinculada ao poder público municipal.

A procuradora ressalta que é assegurado ou garantido o direito de voto por todos os trabalhadores, direta ou indiretamente por meio de qualquer tipo de contrato que prestem serviço ao Município, a livremente escolherem seus candidatos nas eleições independentemente do partido ou ideologia política.

Leia também: Promotora do MPT esclarece sobre prática de assédio eleitoral e cita investigações em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José Ronaldo ganha todas as eleições assim na opressão perversa e só agora a justiça eleitoral ver isso? , Ainda bem que ACM Neto vai perder pra ficar mais feio ainda pra eles

  2. Os terceirizados da prefeitura de Feira sofre viu, além dos atrasos salarial, ainda sofrem assédio eleitoral. E o BRT nada, só politicagem

  3. “Em caso de”? Resta alguma dúvida? À Prefeitura, o que resta, mesmo, é mandar pedido de suplementação à Câmara para pagar a multa.

Mais Notícias

Lançamento da Pré-Campanha

Eleições 2024

"Zé Neto está muito bem preparado", diz Jerônimo Rodrigues durante lançamento de pré-candidatura em Feira de Santana

Segundo o governador, muitos jovens não conheciam Zé Neto antigamente, assim como não conheciam Wagner.

14/04/2024 às 17h35

Lançamento da Pré-Campanha

Eleições 2024

Ao lado de Jerônimo e Wagner, Zé Neto lança pré-candidatura à prefeito de Feira de Santana

O evento foi realizado em uma casa de shows localizada na Avenida Maria Quitéria.

14/04/2024 às 12h40

Prefeito Colbert Martins

Eleições 2024

Colbert Martins aguarda pedido de apoio por parte de José Ronaldo para disputar prefeitura de Feira de Santana

Segundo ele, o objetivo do grupo é derrotar o adversário, que neste caso é o Partido dos Trabalhadores (PT).

13/04/2024 às 11h19

Dilton Coutinho

Feira de Santana

Dilton Coutinho publica pronunciamento sobre candidatura à prefeitura de Feira de Santana

Dilton Coutinho reafirma compromisso com jornalismo e agradece apoio após decidir não concorrer à prefeitura de Feira de Santana.

08/04/2024 às 07h36

cantores de pagode

Eleições Municipais

Oh Polêmico, A Dama e Edcity irão disputar vaga na Câmara de Salvador em 2024; saiba partidos

Vale lembrar que o também cantor de pagodão, Igor Kannário mudou de lado na disputa das eleições municipais de 2024....

07/04/2024 às 13h21

Encontro com Partido Progressistas

Eleições 2024

Partido Progressistas realiza encontro com filiados em Feira de Santana 

O objetivo foi reunir os pré-candidatos para que eles possam interagir, trocar energia sobre a cidade, discutir ideias e propostas....

05/04/2024 às 18h42

image

Rádio acorda cidade