Feira de Santana

Eleição para o Sindicato dos Comerciários tem 'boca de urna' e ânimos aflorados no segundo dia de votação

É a primeira vez em cinquenta anos que duas chapas concorrem à presidência do sindicato no município.

16/12/2021 às 16h52, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Maylla Nunes

O segundo dia da eleição do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Feira de Santana, registrou um movimento de apoiadores em frente à entidade, localizada na Rua Dimas Simões, no bairro Centro. É a primeira vez em cinquenta anos que duas chapas concorrem à presidência do sindicato no município.

 De acordo com o presidente da Comissão eleitoral, o advogado Reginaldo Ferreira Borges, a eleição tem ocorrido de forma tranquila e terá o encerramento nesta sexta-feira (17).

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Em relação a eleição, está ocorrendo tudo bem. A eleição começou ontem. No primeiro dia, sempre há algum atraso em vista dos preparativos, e hoje ocorreu tudo tranquilo e efetivamente, a eleição se estenderá até amanhã, às 19h. Em ato contínuo, após o fechamento dos boletins de urna, nós vamos fazer um pronunciamento, lavrar a ata de encerramento da eleição e faremos mediamente a contagem dos votos com a proclamação do resultado”, frisou.

Segundo a comissão eleitoral, nesta eleição, cerca de 800 comerciários estão aptos a votar. Porém, como destacou o Reginaldo Borges, o número de votantes será concretizado após o fechamento da última urna.

“A primeira lista são 800 aptos a votar, mas têm aquelas pessoas que são descontadas pelas empresas, não repassaram o dinheiro ainda e a pessoa pode estar legal para votar, ou outras situações que podem surgir um tipo de voto que se chama inseparado. Mas aos votantes, só podemos dizer amanhã após o último fechamento das urnas. O aposentado associado ele não precisa nem de pagamento nem outra situação, só basta comparecer às urnas, denominadas de um fixa e dois fixa e votar na maior tranquilidade. As outras pessoas precisam estar em dias com o pagamento, 30 dias antes da eleição”.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Questionado se houve conflito nesta etapa das eleição, o advogado destacou que assim como as eleições municipais e estaduais, há ânimos aflorados, mas, que a votação ao sindicato tem acontecido de forma pacífica.

“Não houve conflito, estamos administrando, mas quando se trata de eleição, seja no âmbito do parlamento, município para deputado estadual ou vereador sempre têm ânimos aflorados, mas à esta presidência junto aos colegas temos sabido administrar toda essa situação, porque ao final, isso representa o processo democrático, a concorrência de duas chapas e ganhará a eleição a chapa que tiver o maior número de votos”.

Em relação aos apoiadores que estão em frente à entidade manifestando o apoio as chapas, Reginaldo Borges concluiu que conforme o estatuto eleitoral e negociação entre os concorrentes, foi dado o direito de realizar o apoio democrático.

“A boca de urna foi acertada com a outra chapa. O estatuto diz que há 100 metros de onde está ocorrendo a votação, no artigo 39. Chamamos as duas chapas, mas o prédio foi construído após o estudo e as pessoas estão há 50 metros, no portão. As chapas acolheram, negociaram, lavramos uma ata e eles podem usar apito, carro de som, megafone. Lá fora todos têm direitos e está uma festa democrática”, finalizou.

 

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Leia também:

Após 50 anos, eleição para Sindicato dos Comerciários de Feira de Santana volta a ter duas chapas

Candidato à reeleição, presidente do Sindicato dos Comerciários diz que entidade não é lugar para aventureiros
 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade