Beleza

Efeito Jade Picon: erros em químicas capilares viraram o assunto do momento sobre a sister

Tricologista aponta importância do uso de produtos adequados para a saúde dos fios

16/02/2022 às 10h21, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Quando a rede Globo está para anunciar a lista dos próximos brothers a integrarem a casa mais vigiada do Brasil, há dois lados na história: o público, que não perde nenhuma notícia sobre o assunto, e os escolhidos a serem confinados, que já estão se preparando há algum tempo.

E é justamente por se programarem, mesmo que ‘em off’, sem o público saber, é que todos devem tomar certos cuidados – principalmente no que diz respeito à aparência, já que praticamente todos eles trabalham com seu visual. O caso do momento ilustra perfeitamente esse tema: os cabelos da Jade Picon, que deram o que falar! Normalmente vista com os fios platinados e bem cuidados nas redes sociais, a influencer tomou uma má decisão: dias antes de ser confinada, pintou os fios numa tonalidade escura, que foge completamente do look anterior. Uma química sobre a química. O resultado não poderia ser mais catastrófico:

E como tudo o que acontece lá dentro da casa vira assunto do lado de fora, com essa situação não poderia ser diferente. Tanto, que a sister, ou melhor, o estado atual de seu cabelo ganhou inúmeros memes e chegou a ser um dos assuntos mais comentados.

Segundo o médico e tricologista Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior, a “descoloração no cabelo é uma das químicas mais prejudiciais que alguém pode fazer nos fios. Ela danifica a fibra capilar e causa um dano muito mais severo do que uma coloração. Obrigatoriamente pede cuidados diários diferentes dos que se tem com cabelos sem químicas”.

A ideia de praticidade ao colorir com um tom mais escuro era para evitar o retoque de raiz, que não poderia acontecer dentro das dependências da casa. “Sem acesso a cabeleireiros e aos tratamentos especiais necessários, ela ficou com o cabelo completamente desidratado e comprometido”, explica o profissional, que ainda acrescenta: “Na falta de um produto específico para o tipo de cabelo dela, Jade poderia até mesmo utilizar produtos indicados para fios cacheados, porque eles agiriam como restauradores e hidratantes para minimizar o impacto da química sobre a química”.

Com mais de duas décadas atuando como tricologista, Dr Ademir Junior explica que muitos médicos afirmam que produtos capilares são todos iguais, mas esse é um terrível engano. “Existem diferenças entre os produtos. Muitos profissionais da área da saúde que não acreditam que existam diferença entre os produtos, mas existem sim. E são essas diferenças que fazem produtos melhores ou piores para alguns tipos específicos de cabelo”.

O profissional ainda é categórico ao salientar as necessidades dos fios. “A falta de cuidados e do uso de produtos de hidratação, reconstrução e relipidização (reposição dos lipídios) durante o transcorrer do programa é a grande vilã por causar tamanho dano. Certamente, fora do programa, Jade teria acesso aos tratamentos e conseguiria manter o cabelo com um visual muito mais bonito, saudável e com sensorial agradável”.

Com todas essas informações, dá para “sentir” o desafio que Jade tem pela frente – e que é o mesmo desafio de muitas brasileiras que realizam processos químicos nos cabelos também. O cabelo com química precisa ser muito bem cuidado, e precisa de uma atenção muito mais especial se a química vem acompanhada de descoloração, alisamento, uso de prancha e secador.

É por isso que um aconselhamento profissional sobre uma mudança nos cabelos é muito mais importante do que simplesmente escolher um produto em uma gôndola de um supermercado ou de uma farmácia e “arriscar” um novo look.

Como profissional especializado, Dr Ademir deixa um conselho para Jade (e que pode servir para inúmeras mulheres – e fãs! – da influencer digital): “Ao sair do programa, ela deve procurar uma clínica especializada em cabelo para fazer um programa de cronograma capilar. Só ele vai ajudar a recuperar as características sensoriais que o cabelo da Jade tinha antes, como brilho, hidratação, maciez. A outra sugestão, mais radical, é o corte do cabelo. Com os fios curtos, é mais fácil começar a cuidar corretamente”, finaliza.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade