Feira de Santana

NAF: universidade oferece serviços gratuitos de apoio contábil em feira de Santana

Atendimentos fiscais e jurídicos são realizados diariamente.

13/05/2022 às 08h43, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

A Unifacs Feira de Santana promove o atendimento de pessoas que precisam de auxílio em questões fiscais e jurídicas. Realizados por estudantes voluntários com supervisão dos professores, além de facilitar o acesso, os serviços proporcionam aos alunos a vivência das atividades práticas durante o curso.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), formado pelos cursos de Administração, Contábeis e Gestão Financeira, realiza atendimento gratuito para pessoas físicas de baixa renda, MEI’s e entidades sociais desde 2015, totalizando cerca de 4.500 atendimentos anuais.

Alguns serviços oferecidos pelo NAF

Elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do IRPF

Inscrição e Informações cadastrais de CPF e CNPJ

Auxílio à regularização de CPF Suspenso

Inscrição e Informações gerais sobre o Microempreendedor Individual

Informações e auxílio no eSocial do empregador doméstico

Orientações e auxílio ao cumprimento de obrigações tributárias acessórias para associações e demais organizações da sociedade civil

“Os atendimentos do NAF contribuem com o auxílio tributário as pessoas físicas e os MEI’s de forma ativa e acolhedora, onde nossos estudantes auxiliam nos preenchimentos das declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física e a Declaração do MEI, prestando consultorias para o desenvolvimento econômico e social destes contribuintes. Trata-se também da responsabilidade social que temos como parte das nossas atividades de extensão, de levar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto Universitário”, ressalta a professora Ana Paula Borges, responsável pelas ações do NAF.

O agendamento do atendimento no NAF pode ser feito diretamente na sede Campus da UNIFACS, na Rua Santos, 380, Caseb, em frente ao Boulevard Shopping, as Terça feira das 9h às 12h e quinta feira das 14h às 17h. Outra opção de agendamento é através do Instagram – @nafunifacsfsa.

Assessoria Jurídica

Já o Núcleo de Prática Jurídica (NJP) presta assessoria jurídica com atendimento gratuito para pessoas e comunidades com baixa renda, feita por alunos do curso de Direito do 7º e 8º semestres, além de voluntários de outros semestres, que participam das ações comunitárias.

Para obter os serviços é preciso comprovar baixa renda e hipossuficiência econômica, com renda familiar de até dois salários mínimos. É necessário fazer o agendamento prévio, passar pela triagem de documentos para averiguação da hipossuficiência e baixa renda para a realização do atendimento.

Os atendimentos geralmente são de casos das áreas Famílias, Trabalhista e Cíveis, Responsabilidade Civil, Defesa do Consumidor, medidas de proteção jurídica à mulher e casos da área penal encaminhados através de parcerias.

“A atuação do NPJ representa para a comunidade um importante serviço de natureza gratuita e contribui para o acesso aos sistemas de justiça. Além disso, a comunidade é beneficiada com ações externas realizadas pelos alunos e objetivam educar, esclarecer, informar sobre direitos e deveres nas mais diversas áreas do Direito. Através do NPJ, a UNIFACS também cumpre seu papel de ser universidade, permitindo aos alunos e a comunidade a participação em projetos de extensão vinculados as ações do núcleo”, destaca Kesia Magalhães, professora coordenadora do NPJ.

Além do cumprimento de realização da prática profissional com os estudantes, o NPJ busca incentivar os meios adequados de solução dos conflitos, como negociação, conciliação, mediação e arbitragem, perfil indispensável nos dias atuais ao profissional da área jurídica.

O agendamento para os serviços jurídicos no NPJ DA UNIFACS pode ser feito diretamente na sede Campus Boulevard, na Rua Santos, 380, Caseb, em frente ao Boulevard Shopping às segundas, terças e quinta das 08h30 às 15h30, pelo Whatssap (31) 9755-0590 ou pelo email [email protected].

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade