Educação
Unex aborda autismo, suas diferenças e múltiplos saberes em palestra
O momento faz parte das ações de conscientização ao Abril Azul.
27/04/2023 às 07h39, Por Acorda Cidade

“Compreendendo as diferenças e dialogando com múltiplos saberes”, este é o tema de mais um encontro organizado pela coordenação do curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana, que ocorre nesta sexta-feira (28), a partir das 19h, no auditório da instituição para estudantes, profissionais da saúde e todos que se interessem em discutir e saber mais sobre o autismo. Para se inscrever, gratuitamente, basta acessar o link https://unif.tc/PalestraAutismo.
O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento que causa comportamentos atípicos, atraso no desenvolvimento, dificuldade na interação social, movimentos repetitivos, seletividade alimentar, dentre outros. Essas ações do espectro podem variar indo desde sintomas mais leves como a Síndrome de Asperger até os mais graves.
Segundo o Ministério da Saúde, o sexo masculino ainda é o mais atingido por essa doença. Diante do difícil diagnóstico, a família pode ter dificuldade em perceber precocemente e necessita de avaliação multidisciplinar, assim como o tratamento que pode variar dependendo da necessidade de cada um.
A palestra reunirá autoridades no assunto como a psiquiatra e professora da Unex, Dra. Camille Batista; da fisioterapeuta, Allana Souza; da psicóloga, Cimare Santos; do profissional de educação física, Diego William; e para trazer uma experiência sobre o que é viver com uma criança com autismo, a administradora Nayana Leal. A mediação do encontro ficará por conta da também professora do curso de Medicina, Dra. Maria Rosália Correia.
Responsável pelos atendimentos no Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP do curso de Medicina na unidade de Feira de Santana, Dra. Maria Rosália diz que o momento será de informação, aprendizado e quebra de preconceitos para todos. “Nós temos uma ideia de que pessoas autistas são infantilizadas e, por muitas vezes, subjugamos o intelectual deles. Este é um assunto delicado para conscientização da própria família, dos educadores e da sociedade em geral que precisa reconhecer que são pessoas que podem interagir na sociedade e fazer tudo dentro dos seus limites e possibilidades”, informa Correia.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Educação
Cuidadoras que trabalham em escolas municipais reclamam de atraso no pagamento dos salários
Elas relataram que estão com dívidas acumuladas e sem o dinheiro para a locomoção ao trabalho.
27/11/2023 às 20h33

UFRB
Evento marca os 10 anos da Educação do Campo no Cetens
A celebração dos 10 anos do Ledoc acontece na próxima segunda-feira, dia 27, em programação que se inicia às 8h30min...
27/11/2023 às 09h07

Agenda Cultural
VIII Seminário Corpo, Moda e Performance é realizado na UFRB
Será dia 28 de novembro e fomentará as reflexões sobre o corpo e a beleza, através dos intercâmbios da relação...
27/11/2023 às 08h44

Bahia
UFSB e UESC estão entre as universidades mais empreendedoras do Brasil
Realizado pela Brasil Júnior, ranking avaliou mais de 100 instituições de ensino superior no país; Veja avaliação das colocadas na...
27/11/2023 às 08h26

Bahia
Estado publica lista de deferimento do prazo para nomeação do concurso público da Educação
Até o momento, foram nomeados 1.199 educadores para os cargos de professor e coordenador pedagógico relacionados a este certame.
25/11/2023 às 17h21

Brasil
Prazo para preencher questionário do Enade termina neste sábado
Prova será aplicada neste domingo (26).
25/11/2023 às 17h01