Educação

Seis escolas da rede estadual não retomam atividades nesta segunda (4) após recesso junino

Algumas das escolas que não retornaram estão passando por reformas e ainda esta semana retomam as aulas presenciais.

04/07/2022 às 15h35, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Das 51 escolas da rede estadual de ensino de Feira de Santana, apenas seis unidades não retomaram as suas atividades nesta segunda-feira (4), após o recesso junino iniciado no dia 20 de junho. Não retornaram às aulas hoje o Instituto Estadual Gastão Guimarães (IEGG), o colégio João Durval Carneiro, Luis Viana, Edith Machado, Padre Henrique, em Humildes, e o José Valdomiro.

De acordo com a diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE-19), Celinalva Paim, as escolas que não retornaram estão passando por reformas e ainda esta semana retomam as aulas presenciais, com exceção do Gastão Guimarães, que ainda levará cerca de 15 dias para ficar pronto, e por isso fornecerá as aulas em modelo híbrido (presencial e online) para os estudantes.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade | Diretora do NTE, Celinalva Paim

“Nesses dias de recesso as empresas que estão na reforma das escolas aproveitaram para adiantar esse processo e algumas não puderam retornar hoje, mas esta semana já estarão retornando. O Gastão Guimarães, por exemplo, além da reforma e por conta do adiantamento, o TRE também nos solicitou que agilizasse a reforma por conta da entrega em outubro, pois é uma instituição que tem um número de eleitores muito grande. Tivemos uma reunião com a juíza eleitoral para decidir, e o Gastão vai passar alguns dias com ensino remoto, para agilizar essa reforma, com colocação de novos pisos, para que em outubro possa receber os eleitores, mas isso é coisa de 15 dias, com alguns alunos no ensino remoto e outros em formato presencial. Então a gente vai ter o híbrido neste momento no Gastão. Mas as outras escolas que citei, elas voltam ainda essa semana”, informou Celinalva Paim.

A diretora do NTE explicou que o Padre Henrique, em Humildes, não está sendo reformado, mas passará por uma desinfecção contra o vírus da covid-19, retornando as atividades amanhã.

“O Padre Henrique, no caso, não é por conta da reforma, mas esta semana durante a festa de São Pedro em Humildes, como quartel general e hoje a escola está passando por um processo de desinfecção, retornando amanhã.”

Segundo a diretora, o NTE atende a 17 municípios, incluindo Feira de Santana, e hoje atende a 73 unidades escolares, sendo 51 em Feira de Santana. “Tivemos uma baixa por conta da última municipalização, com seis escolas municipalizadas”, disse.

Aumento da covid

A diretora do NTE declarou que apesar do aumento no número de casos de pessoas infectadas com a covid-19 em Feira, a expectativa é que as aulas aconteçam normalmente nos próximos dias, mantendo todos os protocolos de segurança e higienização, com o reforço do uso de máscaras.

“A expectativa é de retorno normal até porque os protocolos continuam com uso de máscaras, não mais com decreto, então não é um uso obrigatório, mas há uma conversa com a comunidade escolar sobre a importância de se usar a máscara ainda por conta do aumento dos casos. Além disso, há o álcool em gel, a lavagem das mãos, todos os cuidados a gente continua, porém o uso de máscaras, a gente pede que os alunos, pais, professores e funcionários tenham cuidado com sua vida e com a vida do outro. Isso a gente solicita que continue usando a máscara no ambiente escolar. Este ano o número de alunos da rede estadual foi o esperado, tivemos a matrícula normal, com o ingresso que quase 3 mil alunos, na rede coberta pelo NTE-19, então estamos com um número dentro da normalidade”, destacou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade