Feira de Santana

Reitor espera melhorias na infraestrutura e assistência estudantil da Uefs com posse de novo governo

Ele espera que o novo governo mantenha o compromisso de melhorar a infraestrutura das universidades estaduais.

04/01/2023 às 09h18, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Evandro Nascimento Reitor da Uefs_ Foto Ney Silva_Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Presente à solenidade de posse dos novos secretários de governo do estado da Bahia, nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Evandro Nascimento, falou sobre a expectativa em torno da gestão de Jerônimo Rodrigues, como novo governador.

Jerônimo Rodrigues é professor da Uefs e teve ampla participação em movimentos sociais e ações de educação no campo no estado da Bahia.

“Nós temos um governo que construiu um programa para a eleição ouvindo a sociedade, e isso é muito importante. O próprio governador Jerônimo Rodrigues vem de uma trajetória com origem nos movimentos sociais. Quem é de Feira de Santana conhece o Movimento de Organização Comunitária (MOC), e o professor Jerônimo foi educador popular em ações de educação no campo e organização de comunidades rurais, em vários municípios do Portal do Sertão, da região do Sisal, da Bacia do Jacuípe, e ele tem essa sensibilidade de saber das necessidades sociais do nosso povo. Na educação eu também tenho a expectativa de que ele continue o compromisso que trilhou enquanto secretário de Educação. Ele sabe das necessidades e deve estar comprometido em continuar as ações que foram iniciadas enquanto ele era secretário”, observou Evandro Nascimento.

Ele espera que o novo governo mantenha o compromisso de melhorar a infraestrutura das universidades estaduais, bem como da assistência estudantil.  

“Para as Universidades Estaduais eu tenho a expectativa de que possamos contar com o apoio do novo governo nas ações de assistência estudantil, já que hoje em torno de 60% dos alunos das universidades estaduais, como a Uefs, têm perfil familiar de vulnerabilidade econômica, e o programa de governo participativo prevê ações de fortalecimento da assistência estudantil das universidades estaduais, contamos com isso, e também na perspectiva de infraestrutura, que nós sabemos do interesse do governador Jerônimo Rodrigues de contribuir para a infraestrutura da Uefs, inclusive concluir obras que estavam inacabadas, estão em fase de retomada e neste ano de 2023 certamente inauguraremos essas obras”, destacou.

Conforme o reitor da Uefs, a instituição necessita também ampliar o quadro de servidores e professores para ofertar um ensino com mais qualidade e aumentar os serviços à população.

“Temos a necessidade de pessoal, concursos para professor, contratação de servidores técnicos- administrativos do concurso já vigente, para que possamos suprir a educação de qualidade com nosso professores, já que temos aposentadorias em um número significativo, e ampliar o quadro técnico para que possamos inclusive oferecer mais serviços à população, através dos programas de extensão, por exemplo. A Uefs atende mais de 200 mil pessoas por ano nas suas ações de extensão universitária e precisamos de suporte administrativo para os grandes eventos, as ações do Cuca [Centro Universitário de Cultura e Arte], da nova clínica de psicologia que vamos inaugurar neste ano de 2023, e a Uefs tem um potencial enorme para a região de Feira de Santana. Tenho certeza que receberemos o apoio do governo do estado”, salientou.

O professor Evandro Nascimento parabenizou ainda e comemorou a participação de feirenses no novo quadro do secretariado baiano.

“Quero destacar o caso de Felipe Freitas, que é secretário de Direitos Humanos e Cidadania, que ele é aluno formado no curso de Direito da Uefs, advogado formado pela Uefs, que sempre se constituiu na liderança de movimentos estudantis desde aluno e se preparou muito, tem mestrado, doutorado, é consultor da Organização das Nações Unidas, professor da Fundação Getúlio Vargas, então é um orgulho ver uma pessoa que saiu da Uefs ocupando hoje o cargo de secretário do estado. Parabenizo também o secretário Ângelo Almeida, que assume a secretaria de Desenvolvimento Econômico, e temos também a secretária Adélia Pinheiro, que veio da Universidade Estadual de Santa Cruz, assumindo a Secretaria de Educação”, elencou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais um que deve ter ficado chateado com a Faixa Fora Bolsonaro que colocamos na Entrada da UEFS, mostrando que aqui fascista não se cria.

  2. Ninguém contrata a qualidade do Governador Rui Costa em relação a melhoria da infraestrutura do estado. No entanto, em relação ao funcionalismo público, o governo deixou muito a desejar. Esperamos que, como professor da UEFS,Jerônimo avance muito mais em relação ao servidor público e a educação na Bahia.

  3. Uma piada, se o grupo do governador não fez em 16 anos, não será agora que irá fazer… Principalmente pq a UEFS era a menina dos olhos do ACM

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade