Educação

Projeto Amigo Carroceiro atua no cuidado à saúde e bem-estar de trabalhadores e animais

Alunos da Unifacs desenvolveram o projeto de extensão com o objetivo de conscientizar os proprietários dos animais.

18/06/2024 às 08h14, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Carroceiro amigo - projeto
Foto: Divulgação/Unifacs

Carregar entulho originado de obras, realizar fretes, transportar materiais de construção, descartar material proveniente da limpeza de jardins. Estas e outras atividades são realizadas por trabalhadores que utilizam carroças como meio de transporte e instrumento de trabalho. Os carroceiros exercem uma jornada intensa de trabalho em busca do necessário para o seu sustento, e muita das vezes, não conseguem dar a atenção necessária à sua saúde e ao bem-estar do animal.

Pensando nisso, os alunos dos cursos de Ciências da Saúde da Universidade Salvador (Unifacs) desenvolveram o projeto de extensão Amigo Carroceiro com o objetivo de conscientizar os proprietários dos animais sobre a importância da saúde e bem-estar dos equídeos utilizados na tração animal, assim como os cuidados com a própria saúde.

O projeto atua com a coleta de dados do perfil socioeconômico, de modo que possa compreender as reais condições e necessidades de trabalho dos carroceiros. Com uma expectativa de atender aproximadamente oitenta animais, a etapa chave do projeto está atrelada a realização de uma triagem clínica veterinária para identificar sinais de doenças e informar sobre os cuidados com a saúde do animal. Fatores como clima, manejo, treinamento, tipo de arreamento, casqueamento, genética e nutrição do animal também são observados.

Carroceiro amigo - projeto
Foto: Divulgação/Unifacs

Dentro de uma mesma proposta, os condutores de veículos de tração animal são convidados a participar de ações educativas voltadas para manejo sanitário, nutricional e bem-estar animal. Os carroceiros também passam por uma avaliação clínica e atendimentos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atualização da caderneta de vacinação.

O coordenador do projeto Amigo Carroceiro, professor Lívio Freitas, aponta que a execução do projeto pelos alunos contribui para a formação de um profissional ético. “O projeto propicia o contato dos alunos com animais através de situações reais, de modo que possa reconhecer e proceder as abordagens corretivas para cada situação encontrada. Isso contribui para a formação de um profissional ético, humanista, crítico e consciente do seu papel como cidadão e profissional.”

A ação também tem como objetivo formalizar parcerias com cursos técnicos profissionalizantes, de modo a oportunizar e potencializar a inclusão dos condutores de veículos de tração animal no mercado de trabalho e fomentar o desenvolvimento econômico e social, através de novas oportunidades.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade