Educação

Professores da Uefs aprovam paralisação de 24 horas

A data foi proposta em assembleia, realizada na última quinta-feira (19).

21/05/2022 às 13h03, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Adufs

Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprovaram a paralisação das atividades acadêmicas por 24 horas no dia 31 de maio e outras mobilizações. A data foi proposta em assembleia, realizada na última quinta-feira (19).

Para a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), a categoria acredita que a mobilização pode forçar o governo estadual a estabelecer o diálogo. Os professores das universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e do Estado da Bahia (Uneb) também suspenderão as atividades.

Como o protesto será realizado de forma conjunta pelos educadores das quatro instituições, o Fórum das Associações de Docentes (ADs, entidade que reúne as diretorias das quatro associações docentes, irá definir uma data entre 30 de maio e 3 de junho para a interrupção do serviço. Nesta data haverá um ato público em Salvador.

A diretoria da Adufs encaminhou ao Fórum das ADs uma agenda de atividades, incluindo outras paralisações e até a previsão do indicativo de greve.

Os docentes reivindicam a garantia dos direitos trabalhistas; ampliação do orçamento destinado às universidades estaduais baianas de 5% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para 7% da RLI; respeito à autonomia universitária e reajuste salarial.

Segundo a Adufs, desde 2015, a categoria não recebe a reposição inflacionária aos servidores, impondo à categoria uma perda salarial de 47,1%. O cálculo considera o reajuste concedido pelo governo e a inflação acumulada entre janeiro de 2015 e maio deste ano, que soma 57,5%.

Semana de lutas

Além da agenda de atividades, os professores da Uefs integrarão a Semana de Lutas do Setor das Instituições Estaduais e Municipais (Iees/Imes) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Na pauta, a defesa do orçamento público estatal, com autonomia de gestão financeira, política e pedagógica das universidades; carreiras, com concursos públicos, recomposições salariais; e melhores condições de trabalho, contra a política de congelamento de progressões, promoções e gratificações e das diferentes estratégias de privatização.

Em Feira de Santana, como parte das atividades da Semana de Lutas, a diretoria da Adufs está organizando um ato público para a próxima terça (24), às 7h30, no pórtico da Uefs, com café da manhã e panfletagem.

Também haverá uma mesa sobre o tema: A autonomia e independência dos sindicatos frente à conjuntura das Eleições 2022, marcada para o dia 26 deste mês, às 16h30, no Anfiteatro do Módulo II. Os debatedores da mesa serão a ex-diretora da Adufs, professora Gracinete Bastos e o professor Milton Pinheiro, presidente em exercício do Andes-SN e durante algumas gestões diretor da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade