Enem 2023

Estudantes relatam como foi segundo dia de provas do Enem

Segundo dia do Enem encerra com questões de Matemática e Ciências da Natureza.

12/11/2023 às 17h37, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Unex segundo dia do enem ft Ed Santos acorda cidade1
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A reta final do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) se encerra hoje (12), com o segundo ciclo de provas. Os estudantes deverão responder 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza em cinco horas. Assim como no primeiro dia, no último domingo (5), os portões das instituições que sediam as avaliações abriram às 12h e fecharam pontualmente às 13h. 

Unex segundo dia do enem ft Ed Santos acorda cidade1
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A aplicação do exame começou por volta de 13h30 e deve se encerrar às 18h30. Em Feira de Santana, no Centro Universitário de Excelência (Unex), no bairro Sim, por volta das 16h estudantes já haviam finalizado as avaliações. 

Para o estudante Anderson Nunes Reis, de 21 anos, contou ao Acorda Cidade que teve dificuldades para se preparar porque teve que gerenciar o trabalho e os estudos. Mas ele acredita que hoje foi melhor que na semana anterior. 

Unex segundo dia do enem ft Ed Santos acorda cidade1
Anderson Nunes / Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Foi bem mais tranquilo do que o primeiro, foi bem mais confortável também, não foi tão difícil a prova. A de matemática foi mais difícil porque eu não sou muito bom em matemática. Não deu muito para me preparar porque o comércio estava muito agitado”, disse. 

Anderson demonstrou muito cansaço que ele já havia acumulado do dia anterior. Ele explicou que trabalha em um estacionamento da cidade e que ontem atendeu em torno de 500 veículos. O relato do participante se assemelha a de tantos outros alunos que tentam dividir a ideia de um futuro melhor, através de uma graduação no ensino superior e a necessidade do trabalho. 

“Eu gerencio um estacionamento e é muito desgastante, porque lá é muito grande entra de 500, 600, às vezes 800 carros. À noite eu reservo um tempo para Deus, para o estudo, leitura e para oração também”, contou.

O estudante disse que pretende cursar psicologia, não para exercer a profissão, mas para contribuir com a evangelização na igreja em que faz parte, a Congregação Cristã do Brasil. 

Ao Acorda Cidade, o estudante Igor Carmo Couto, de 20 anos, avaliou o nível de questões do último dia. Ele temia pela dificuldade da prova de matemática. 

Unex segundo dia do enem ft Ed Santos acorda cidade1
Igor Carmo Couto / Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O segundo dia foi bem mais tranquilo que o primeiro dia. Eu esperava que iria ser bem mais difícil. Se fosse uma nota de 0 a 10, daria uns 8. Pelo fato de ser matemática, questões exatas é bem mais complicado para mim. Não é meu forte de jeito nenhum. Mas eu estudei bastante, principalmente essas partes de somas, que foi bem mais o que caiu, somas e multiplicações”, contou.

Para Igor, não houve tantas surpresas em relação a sua preparação, mas as questões de biologia e química foram mais desafiadoras do que ele esperava. 

“Teve umas surpresas pelo o que estudei, questões de biologia e química que eu não esperava, mas de resto, matemática foi bem o que eu esperava. Foi bem tranquilo, de boa esse segundo dia de prova. O tempo foi bem suficiente, dava para ter feito em bem menos tempo ou até em mais tempo se eu tivesse precisando, mas foi bem tranquilo o tempo que teve. 

Igor também divide os estudos com a necessidade do trabalho. Ele contou que trabalha em um supermercado e que pretende cursar Desenvolvimento de Sistemas. 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade