Feira de Santana

Mães pedem a abertura de turmas de 6º ano no Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Góes

Segundo a mãe Érica Lima, o colégio que possuía três turmas do 6º ano agora possui apenas uma.

20/01/2023 às 16h53, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta sexta-feira (20), mães relataram em entrevista ao Acorda Cidade que não estão conseguindo matricular os seus filhos no Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Góes, localizado no bairro São João, em Feira de Santana. As mães relataram que não há vagas para turmas do 6º ano.

Fabiana dos Santos Nogueira contou ao Acorda Cidade que não possui condições de colocar sua filha em um colégio particular e destacou que os colégios que foram recomendados para o ensino do 6º ano são distantes do bairro.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Minha filha tem 11 anos, estou agora recorrendo à rede estadual de Ensino de Feira de Santana. Toda problemática é só no 6º ano de ensino. Recorremos à Direc chegamos lá, mas não tiveram nem a decência de nos atender. A senhora diretora mandou intermediários e que não resolveram nada, pediram que a gente recorresse à Secretaria do Município, porque o município que é o responsável segundo ela, pela lei. Segundo o calendário escolar da rede estadual, o que nos informaram ontem lá na Direc, é que na rede possuem vagas, porém em colégios inviáveis para nós. Eles querem jogar os filhos da gente para uma localidade inviável que é o 35º BI, Jardim Acácia e Tomba, sendo que nós residimos no bairro São João e Mangabeira”, desabafou a mãe.

Fabiana disse que a situação é inviável e inflexível. “A partir do momento que os pais procuram a rede pública é porque não possuem condição de colocar os seus filhos em uma escola particular. Quem vai arcar o custo disso tudo? Não tem transporte escolar”, pontuou.

A mãe faz um apelo para o Governador do Estado e aos órgãos competentes.

“Eu vou deixar um apelo para os órgãos competentes da rede estadual de Feira de Santana, se possível para o Governador do Estado e para a Secretária de Educação, que revejam essa questão de passar a competência para o município. Porque o município não oferece estrutura, nós sabemos que a educação do município de Feira de Santana está deixando a desejar, não têm professores. Nós, pais e mães, que estamos aqui nesta unidade temos o direito de escolha, portanto, queremos outra turma nesta escola.”

Maria das Graças também contou que não está encontrando vagas para o seu filho no colégio Juiz Jorge.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Hoje eu queria saber o que vai ser resolvido, se vai ter vaga se não vai ter. Eles têm que abrir uma vaga para gente. As mães estão procurando vaga para o 6º ano que no caso é 5ª série e para o 7º ano, mas não encontramos vagas de jeito nenhum. Só tem vaga no Tomba e na João Durval e mesmo assim eu não quero, porque o meu filho tem 10 anos, ele não é grande para subir e descer por aí, eu não deixo de jeito nenhum. Eu vou querer vaga aqui no Juiz Jorge”, destacou Maria.

Érica Lima Machado ressaltou que precisa de uma vaga para o 6º ano. Segundo a mãe, não há possibilidade de colocar sua filha em um colégio distante do bairro.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Ano passado tinha três turmas do 6º ano, eles tiraram duas salas do 6º ano e agora só tem uma sala, com 39 alunos e eles não querem abrir outro 6º ano. Não tenho outra alternativa, não posso pagar uma escola particular, tenho que trabalhar e deixá-la aqui na escola mais próxima de casa”, expressou Érica.

Em entrevista ao Acorda Cidade a Professora Celinalva Paim, diretora do Núcleo Territorial De Educação (NTE), informou que o Colégio Juiz Jorge não está sendo municipalizado.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A escola municipalizada foi a João Durval. O que está acontecendo com o Colégio Estadual Juiz Jorge é a diminuição do Ensino Fundamental já que não é mais, há alguns anos, a obrigatoriedade do Estado o Fundamental II. Estamos diminuindo o número de alunos do Fundamental e aumentando o número de Ensino Médio. Temos apenas uma turma de 6º ano e que já foi preenchida, mas a Secretaria de Educação da cidade de Feira de Santana nos garante que tem vaga, e temos vagas na escola João Durval, que estamos municipalizando neste ano”, explicou.

Este é o último ano que o colégio Juiz Jorge terá o 6º ano.

“Os alunos que passarem de ano, vão fazer o 7º ano lá. Mas, infelizmente, ano que vem não vai mais ser ofertado o 6º ano. Este é o último ano do 6º ano no Juiz Jorge já que nós municipalizamos, entregamos, um prédio inteiro ao município que é o João Durval Carneiro”.

Conforme informou a diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Celinalva Paim, quatro unidades escolares serão municipalizadas em Feira de Santana. “O Colégio Estadual João Barbosa de Carvalho, o Colégio João Durval Carneiro, o Colégio Estadual Reitor Edgard Santos e o Colégio Estadual Coriolano Carvalho”,

Vagas no município

Por conta da municipalização do Colégio Estadual Coriolano Carvalho as vagas do 6º ano diminuíram no Colégio Estadual Assis Chateaubriand e no Colégio Estadual Carmen Andrade Lima.

“Eu tive reunião com a professora Anaci, juntamento ao Ministério Público e nós acordamos que vamos ter vagas sim para esses alunos. Eles não vão ficar de fora da escola, de jeito nenhum”, disse.

As escolas do estado, que estão sendo liberadas para o município, estão com boa estrutura, destacou Celinalva Paim.

“O que a gente está entregando hoje ao município são essas quatro escolas e as seis que entregamos no ano passado, todas estão com uma boa estrutura”.

A diretora do NTE informou que a tendência é de que as vagas do 6º ano continuem diminuindo no município.

“Tive conversa com os pais, a gente tem que ter paciência com a comunidade, a gente sabe sobre a demanda que eles procuram, mas a gente tem que acolher, conversar e explicar a real situação que aconteceu neste ano e que vem acontecendo”, concluiu Celinalva.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Leia também: Mais quatro escolas serão municipalizadas em Feira de Santana neste ano.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Criaram a lei que muda a competência do fundamental do estado para o município, que não se preparou para oferecer as vagas necessária e, como sempre, quem sofre é o povo. O prefeito deveria resolver o problema, mas a especialidade dele é resolver nada.

Mais Notícias

Card paralisação

Educação

Professores da Rede Estadual paralisam atividades por 48h a partir desta segunda-feira (29) em Feira de Santana

Nesta segunda-feira (29) também haverá uma manifestação, em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE-19).

28/04/2024 às 14h45

Escola Municipal Diva Matos Portela

Feira de Santana

Dia da Educação: saiba como a tecnologia influencia na formação dos estudantes da rede municipal de Feira de Santana

Segundo a secretária de Educação, a presença da tecnologia, fez com que a frequência de estudantes se tornasse maior nas...

28/04/2024 às 13h46

Criança estudando

Educação

Estados e municípios terão R$ 579 milhões extras no Fundeb

Complementação da União ao Fundeb teve ajuste de contas referente a 2023. Valor a mais será repassado ainda em abril....

27/04/2024 às 07h48

Rede Municipal de Ensino

Educação

Com quadra esportiva, laboratórios e salas climatizadas, Escola Municipal é inaugurada no bairro Papagaio em Feira de Santana

O investimento feito pela prefeitura municipal é focado em garantir o desenvolvimento infantil além do ensino-aprendizagem de alunos.

26/04/2024 às 12h40

Programa Pé de meia

Educação

Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

MEC começou a pagar na quinta (25), a parcela de R$ 200 relativa à frequência às aulas no mês de fevereiro.

26/04/2024 às 07h13

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

Educação

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

O docente da rede estadual, que ficou entre os 35 finalistas provenientes de todas as regiões do país, concorreu com...

25/04/2024 às 17h09

image

Rádio acorda cidade