Feira de Santana

Escola desenvolve projeto em parceria com Secretaria do Meio Ambiente e Bombeiros

O projeto é desenvolvido sob  orientação da coordenadora pedagógica Eide Cairo.

07/06/2022 às 16h12, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/JPI

‘Você Também faz Parte do Meio’. Esse é o projeto desenvolvido pela Escola João Paulo I (JPI) junto aos estudantes do 4º ano e em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e o Corpo de Bombeiros. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado neste domingo (5), mas na JPI, durante o ano, alunos tornam-se agentes ambientais e são mais conscientizados em sala de aula e em eventos como o realizado no auditório JPI com representantes dos órgãos citados e do Movimento Água é Vida (MAV), além do presidente da Comissão do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual José de Arimateia, na sexta-feira (4).

A agente ambiental Lara Melo já está praticando os novos conhecimentos. “Não demoro no banho como antes, falo para a minha mãe lavar o carro usando balde e quando minha avó lava roupa eu reutilizo a água para lavar a varanda de casa”, declarou. Guilherme Suzart também já sabe que é possível colaborar com o meio ambiente através de ações como a reciclagem.

Representante da Semmam, João Dias falou, entre outros assuntos, sobre o histórico de Feira de Santana. “Os primeiros habitantes  do território onde hoje está nossa cidade foram indígenas, porém não houve a preservação, por exemplo, das suas ocas, que eram integradas à natureza”, disse. Também do órgão público, Horário Amorim destacou que sem água não existe vida, o quanto deseja que a sociedade feirense seja capaz de repensar a forma como lida com as lagoas locais e que as questões relacionadas ao meio ambiente devem ser pensadas de forma ampla. O secretário da Semmam, Antônio Carlos Coelho, não pode participar do evento na JPI, mas foi representado pela chefe de gabinete do órgão, Jane Brandão.

Foto: Divulgação/JPI

Considerando o período junino oportuno, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Robson Garcia fez alertas importantes. “Soltar balão é crime, pois ele pode causar grandes danos, como incêndios e acidentes aéreos. Se suas famílias forem comprar fogueiras e fogos, falem para comprá-los em locais autorizados pelo poder público e que fogos devem ser adequados à faixa etária de quem vai soltá-los. E se vocês, crianças, forem soltar fogos, façam isso numa distância segura da fogueira e acompanhada por um adulto”, declarou.

Carlos Souza, do Movimento Água é Vida (MAV), lembrou que “água é dom de Deus e responsabilidade humana”. Deputado José de Arimateia declarou a importância de falar sobre o meio ambiente para crianças. “Vocês são o futuro do nosso país. Dessas turmas que estão aqui, no futuro pode sair um político que lute também pelas questões ambientais. Vocês estão parabéns”, disse, além de apresentar o desejo de levar para a Alba, em Salvador, o ‘Você Também faz Parte do Meio’.

O projeto é desenvolvido sob  orientação da coordenadora pedagógica Eide Cairo. “São 15 anos com essa ação, pois acreditamos que precisamos formar cidadãos mais conscientes, que desenvolvam ações sustentáveis. Nós já temos muita informação, como por exemplo a de jogar lixo no lixo. Agora precisamos agir de fato conforme os saberes que já temos”, disse. A diretora do Ensino Fundamental, Cassia Braz, destacou que o ‘Você Também faz Parte do Meio’ “é projeto de vida”. A diretora geral Enedite Braz salientou que o chapéu verde dos estudantes confirma que eles são agentes ambientais. Também no evento da JPI, convidados colocaram, no chapéu de algumas crianças, botons contendo a marca do projeto e confirmando que elas são agentes ambientais. Todos estudantes receberam os botons. Os convidados receberam ecobags (sacolas retornáveis) como brinde, que foram entregues também às famílias durante a matrícula. O evento integrou a ‘Semana Mundial do Meio Ambiente’, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Semmam, de 1º a 5 de junho.

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade