Educação

Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana dá início às atividades educacionais com Jornada Pedagógica 2024

Todas as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Feira de Santana também estão realizando a jornada pedagógica.

01/02/2024 às 14h44, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Jornada Pedagógica 2024
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com a finalidade de preparar e planejar o ano letivo que se inicia, o Colégio Estadual em Tempo Integral, localizado no bairro Aviário em Feira de Santana, iniciou, na manhã desta quinta-feira (1º), a Jornada Pedagógica 2024.

O evento, que contou com a presença da diretora do Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana (NTE-19), Celinalva Paim, e todo o corpo docente, além de profissionais da parte administrativa da unidade escolar, ainda proporcionou no início de sua programação, uma apresentação musical com estudantes da unidade escolar.

Jornada Pedagógica 2024
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Celinalva Paim contou o que será trabalhado na jornada pedagógica deste ano, além de destacar a importância do planejamento para desenvolver a aprendizagem do estudante ao longo do ano letivo.

“Nós estamos dando início hoje a nossa jornada pedagógica. Primeiro será trabalhada a parte administrativa, e depois a parte pedagógica. Nós temos, esse ano, uma jornada muito bem preparada, muito bem elaborada, porque os professores, antes de planejar, eles irão estudar a situação de sua unidade escolar, ver os gráficos, o que foi que o aluno conseguiu crescer, o que foi que desenvolveu. A gente vai, a partir de gráficos do ano anterior, trabalhar em cima desse material que nós temos para planejar o ano de 2024”, disse.

Jornada Pedagógica 2024
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com o tema “Aprendizagem para a Cidadania, Liberdade e Democracia”, a jornada pedagógica deste ano, segundo Celinalva Paim, abordará aos alunos não somente o processo educacional, mas também a formação de cidadãos que possuem direitos e deveres.

“É um tema maravilhoso para a nossa jornada, que é a questão da aprendizagem para cidadania, liberdade e democracia, que é o que a gente mais deseja para o nosso aluno, para o nosso estudante, é que ele tenha essa capacidade de pensar, de analisar, de estudar e de ver o mundo diferente, como um cidadão, com liberdade, mas também aprender e saber o que é a democracia dos seus direitos e também dos seus deveres. essa temática vai ser toda trabalhada, ou seja, o planejamento do ano letivo de 2024 vai ser todo montado, as atividades desenvolvidas em sala de aula, o planejamento, o plano de aula todo desenvolvido dentro dessa temática que abre um leque de tantas outras coisas que a gente pode trabalhar dentro desse tema”, explicou.

Jornada Pedagógica 2024
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Questionada sobre a expectativa em relação a participação dos estudantes na construção de um bom ambiente escolar, a diretora do NTE-19 pontuou que toda a estrutura do Colégio de Tempo Integral contribuirá para uma boa aprendizagem, visto que diversas atividades são desenvolvidas na unidade.

“Bom, a nossa expectativa, primeiro, é que tenha realmente uma quantidade boa de alunos. A gente espera, pela nossa matrícula, que a gente tenha uma frequência boa, porque a gente preparou esse ambiente maravilhoso, como é a Escola de Tempo Integral de Feira de Santana, com quadra coberta, com piscina, restaurante estudantil, com teatro, então, a gente espera um público grande, e a nossa perspectiva é que esses alunos desenvolvam todas essas atividades e todas as suas habilidades. Na educação integral, o aluno chega, pela manhã, toma um café, tem o lanche, tem o almoço, e à tarde, ele tem novamente um lanche, ele passa o dia na escola. Então, nós temos duas modalidades de integral, de 7h e o de 9h. Então, o aluno, ele tem um reforço nas disciplinas em que ele tem dificuldade e ele também tem outras atividades, como teatro, esporte, lazer, cultura, computação, são diversas áreas do conhecimento que é oferecido a esses alunos. Além das disciplinas nucleares que ele tem que estudar”, destacou.

Jornada em toda a rede estadual

Além do Colégio Estadual de Tempo Integral, todas as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Feira de Santana e da Bahia também estão realizando a jornada pedagógica.

“Nesse exato momento todas as unidades escolares do Estado da Bahia e o nosso NTE-19 não iria ficar de fora. Então, todas as nossas unidades estão acolhendo os nossos professores. Cada unidade escolar que você for hoje vai estar tendo esse mesmo acontecimento, que é a abertura da jornada” concluiu Celinalva Paim.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A estrutura parece ser boa, o que precisamos ficar atento é quais as atividades esses alunos terão acesso, porque quem transmite conhecimento é bons professores, comprometidos com a qualidade da educação, mesa e cadeira nova é essencial, mas professores qualificados fazem toda a diferença.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade