Educação

Colégio Assis Chateubriand, em Feira de Santana, é premiado em edital da Fapesb

O edital foi realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e visa fomentar a prática de pesquisa.

20/10/2023 às 06h50, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Ciência
Foto: Ilustrativa/ Pedro Moraes

Sete colégios da rede estadual de ensino foram premiados pelo edital de Apoio à Prática de Pesquisa e do Empreendedorismo em Escolas de Educação Básica da Bahia, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O edital foi realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e visa fomentar a prática de pesquisa de caráter interdisciplinar e de empreendedorismo.

Colégio Assis Chateaubriand
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No campo das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o Centro Integrado de Educação Assis Chateubriand, em Feira de Santana, foi premiado pelo projeto “Do despertar das emoções aos polinizadores (melipiníneos): a construção de um jardim sensorial para práticas etnobotânicas, socioambientais e emocionais em uma escola pública em Feira de Santana”.

Já o Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso foi premiado pelo projeto “Arduíno: uma tecnologia no ensino de ciências no Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso”, e o Colégio Estadual da Bahia (Central), em Salvador, pelo projeto “Steam Club Bahia: rede colaborativa de clubes de ciências”.

Para este edital, foram aceitas propostas em duas linhas de pesquisa: a Difusão de Práticas de Pesquisa, na qual os projetos devem estimular estudantes na difusão da ciência de caráter científico ou tecnológico, a partir do seu nível de formação; e a Difusão de Práticas Empreendedoras, que motiva o estudante à prática do empreendedorismo, de maneira lúdica, também a partir do seu nível de formação. Cada proposta selecionada receberá até R$ 19.800 mil para viabilizar a execução do projeto.

Também no campo das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o Colégio Estadual Helena Magalhães, em Salvador, foi premiado pelo projeto “Práticas sustentáveis na escola: captação e aproveitamento de água pluvial e gerenciamento de resíduos sólidos”; e o Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida, em Ibirapitanga, pelo projeto “Horta agroecológica: um incentivo à promoção de práticas sustentáveis em uma escola estadual no município de Ibirapitanga”.

Já no campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas foram premiados o Colégio Estadual São José, no município de Santa Bárbara, pelo projeto “Aplicativo da História, do Turismo e da Economia Solidaria do município de Santa Bárbara-Bahia”; e o Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, em Juazeiro, pelo projeto “Identidade, pertencimento e ancestralidade: a ciência como impulsionadora do empoderamento escolar”.

A coordenadora do projeto no Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida, Dayane Ferreira Santos, falou sobre a importância da iniciativa para a sua formação e aprendizagem dos estudantes. “Foi uma experiência riquíssima e única, tanto para mim quanto para meus alunos que participaram ativamente de todas as trilhas e até mesmo na produção do pitch. Eles, realmente, foram protagonistas durante todo o processo. Vê-los envolvidos e empolgados com cada etapa do edital não tem preço. Inclusive, será de suma importância que a Fapesb publique mais editais como este para que nós, professores da Educação Básica, possamos fazer pesquisas no chão da escola”, afirmou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade