Bahia

Clube do Leitor lança catálogo com indicação de livros de autores brasileiros

Às vésperas da Bienal do Livro da Bahia, conheça projeto da professora do sul do estado que incentiva a leitura e valoriza a literatura nacional.

16/04/2024 às 08h12, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Catálogo Clube do Leitor
Foto: Divulgação

Quem ama ler não se contenta em ter os livros só para si. Na maioria das vezes, quer presentear os amigos com livros, incentivar a leitura dos filhos, alunos e de quem está por perto e até se tornar escritor. Tem gente que não quer só escrever livros, mas também uma história que aproxima o livro de muitas outras mãos. É o caso da professora baiana Neila Bruno.

A educadora não se contentou com o lançamento do seu primeiro livro Maricotas Formigas (2012) e resolveu criar um Clube do Leitor. “Sempre fui apaixonada pela literatura, então tive a ideia de criar meu próprio projeto, com o intuito de trazer pra perto pessoas que também apreciam e valorizam o hábito da leitura”, conta Neila Bruno, que é doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Clube do Leitor surgiu como uma iniciativa para tornar a leitura mais acessível e mais atrativa para crianças e jovens. O sucesso foi tanto que acabou atraindo o interesse do público adulto também. Por meio de encontros periódicos, debates, oficinas, gincanas literárias e outras atividades culturais, algumas remotas outras presenciais, o Clube do Leitor estabelece um diálogo vivo e dinâmico entre os leitores e escritores. E o que é melhor: com todas as atividades gratuitas para leitores. Os estímulos positivos para a leitura são tantos que, em menos de dois anos de conta criada no Instagram, a comunidade tem mais de 17 mil seguidores e um público super engajado atento aos às atividades, eventos, sorteios e sorteios de livros.

A mais nova novidade do Clube é o Catálogo com indicações de Livros 2024. Com 137 páginas, o catálogo foi preparado para promover autores nacionais e divulgar novas obras no país. O apanhado generoso reúne dicas de livros de vários estilos, a imagem das capas dos livros, biografia e foto dos escritores, além dos principais detalhes técnicos das obras. “Nossa intenção é que as pessoas conheçam melhor alguns autores nacionais, autores excepcionais, com conteúdo diverso, rico e abrangente, para apresentá-los nas escolas, feiras, bienais, festas literárias. Esta é mais uma ação importante do Clube do Leitor para divulgar a literatura e estimular a cultura da leitura no país”, destaca a fundadora do Clube do Leitor.

Romances, biografias, livros infantis e de não ficção ou poesia, a seleção de títulos do tem opções para agradar leitores de todos os gostos. O Catálogo pode ser baixado gratuitamente através do link https://clubedoleitor.net.br/catalogo. Incentivar o hábito da leitura, promover a literatura brasileira, aproximar leitores e escritores e abri espaço para debates e reflexões são alguns dos objetivos do Clube do Leitor. “Acabamos de lançar também a nossa primeira gincana, que já está em curso e termina 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil. O vencedor será premiado com um kit de livros e um Kindle 11ª Geração”, conta Bruno.

Atualmente, 17 autores participam do Clube do Leitor. Com três livros publicados, o escritor cearense Alipio Rangel, que hoje mora em Jundiaí, começou a seguir o instagram do Clube e fazer ações pontuais. “Fui aos poucos para observar e gostei muito do comprometimento dos organizadores do projeto. A organização é muito dedicada”, avalia Alipio, contanto que resolveu aderir ao Catálogo de Autores do Clube como uma forma de contribuir com o propósito e também fortalecer sua carreira literária. “Em março, disponibilizei um livro meu para o sorteio e tive uma resposta muito boa da ganhadora, que passou a me acompanhar no instagram. Criamos um vínculo bacana”, celebra o escritor.

Como participar do Clube do Leitor?


Leitores precisam apenas acessar o site do Clube do Leitor, seguir o instagram para ficar por dentro das atividades e sorteios e participar do Círculo de Leitores do Clube. Autores interessados em participar do Clube do Leitor podem entrar em contato para ter suas obras analisadas. “Já vivemos o nosso propósito, que é incentivar a leitura. Essa missão faz parte da minha vida. A minha bandeira é a leitura”, conclui Neila Bruno.

Quem é a baiana que fundou o Clube do Leitor?


Neila Bruno nasceu em Gandu, em 1982, mora em Itamari, no sul da Bahia. É autora de Maricota e as Formigas e O Jabuti Encantado e coautora do romance juvenil O Coração de Dragão, juntamente com Antônio Roque Júnior. É professora do Ensino Médio e ministra oficinas de escrita criativa, palestras e contação de histórias. Organizou a coletânea Contos: Novos Autores (ed. Canal 6). É graduada em Letras (UESB), mestre em Letras, Linguagens e Representações (UESC) e doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade