Feira de Santana

Centro de educação infantil é reinaugurado com computadores e espaços lúdicos no Parque Ipê

Com a reforma, o espaço que era de de 521m², passa a contar com cerca de 1.191m², atendendo 325 estudantes, de 2 a 5 anos.

20/11/2023 às 12h44, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Cmei
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Foi entregue na manhã desta segunda-feira (20) na comunidade do Parque Ipê, em Feira de Santana, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Serafim de Lima. A unidade escolar foi totalmente reconstruída e ampliada.

Com a reforma, o espaço que era de de 521m², passa a contar com cerca de 1.191m², atendendo 325 estudantes, de 2 a 5 anos.

Cmei
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O novo espaço tem nove salas de aula, brinquedoteca, sala de recursos, bloco administrativo (incluindo secretaria, diretoria e sala de professores), depósito, cozinha, refeitório e área de recreio com pátio coberto. Além disso, o projeto inclui sanitários infantis, um sanitário adaptado para pessoas com deficiência (PCD), sanitários para funcionários e vestiários.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins informou que foram investidos cerca de R$ 3 milhões no novo espaço.

Cmei
Colbert Martins | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Este é um investimento que ensinará crianças de dois até cinco anos, nós temos aqui todos os recursos necessários, temos computadores, salas de recursos para crianças especiais, principalmente nesta faixa etária, já que é uma fase extremamente importante para o conhecimento. Nós temos mais 204 escolas, são mais de 55 mil alunos na nossa rede municipal, e nós queremos mais qualidade de conhecimentos. Hoje estamos fazendo uma homenagem à João Serafim de Lima, que não terminou o ensino primário, justamente os anos iniciais, mas se Deus quiser, aqui teremos a possibilidade dos estudantes chegarem ao máximo do ensinos técnico e superior”, afirmou.

De acordo com o prefeito, cerca de 18 escolas ainda serão entregues neste ano de 2023.

“Nós temos se eu não me engano, mais 18 escolas até o final do ano para fazer as suas conclusões. Agora no ano que vem, nós teremos mais de 30 ou 40 escolas para serem entregues e todas neste mesmo padrão, um padrão de grande qualidade, com professores, e vou chamar a atenção porque nós temos computadores aqui, mas se não tiver professor para ensinar, o computador não ensina nada a ninguém, então é necessário que a gente tenha professores preparados porque aqui tem escola preparada, aqui tem equipamentos como ar condicionado, entre outros, e o que importa agora é que os pais possam trazer suas crianças sabendo que elas vão ser muito bem atendidas na nossa rede de escola”, pontuou.

Ao Acorda Cidade, a secretária municipal de Educação, Anaci Bispo Paim, informou que antes da reforma, apenas 125 crianças eram atendidas.

Cmei
Anaci Bispo Paim | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Sai de 125 crianças atendidas para 325, nós ampliamos a área quatro vezes mais e os espaços lúdicos, não existiam, passaram agora a compor este ambiente educacional. As salas equipadas com TV de 55 polegadas, com ar condicionado, todas elas com a criança tendo acesso ao chromebook, ambientes administrativos devidamente equipados com computadores, com materiais de última geração, material didático inovador, uma equipe de professores de forma excelente que faz um trabalho de grande qualidade”, disse.

Adriana França, diretora do Cmei destacou que após esta reforma, a unidade educacional poderá ofertar atendimento integral.

Cmei
Adriana França | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nossa escola agora foi ampliada, nós tínhamos quatro salas, passamos agora para nove e poderemos atender um número maior de crianças da comunidade e também atender em tempo integral, principalmente as escolas da creche que são as escolas de dois anos. Aqui nós atenderemos a Comunidade do Parque Ipê, Parque Sabiá e Renascer. Nós trabalhamos com etapa de educação infantil, creche e pré-escola, nós estamos agora com cinco salas de aula a mais, então nós estamos mais do que o dobro da capacidade de matrículas que tínhamos antes, além disso estamos com uma sala de recursos para ser montada para o público-alvo da educação especial. Havia uma grande demanda da comunidade, principalmente porque aqui na comunidade, nós tínhamos algumas associações que desenvolviam este trabalho, mas é uma função do município oferecer a educação infantil para a população”, explicou.

Genésio Serafim, ex-vereador de Feira de Santana e filho de João Serafim de Lima, esteve presente na reinauguração da unidade.

Cmei
Genésio Serafim | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, ele contou da felicidade em participar deste momento, no qual relembra o pai.

“É uma alegria muito grande, eu acho que Feira de Santana ganha muito, assim como esta região do Parque Ipê, Parque Sabiá, Parque Violeta, com um escola desta. É uma escola modelo, nós estamos vendo aqui com nossos olhos que esta escola aqui passa a ser uma referência em toda região, uma escola que no passado, quando o saudoso Colbert Martins construiu e que na época, eu era oficial de gabinete dele, no seu mandato eu me elegi como vereador e isso aqui tudo era abandonado. O prefeito teve a ideia de fazer uma pré-escola há mais de 30 anos atrás, e hoje o seu filho, o qual eu quero agradecer em nome da minha família, em nome da minha mãe e dos meus irmãos que aqui estão”, enfatizou.

Arlane Santos, foi estudante, estagiou e hoje trabalha como professora concursada no Cmei. Segundo ela, este é um momento ímpar na vida, por estar fazendo parte de mais uma história da educação de Feira de Santana.

Cmei
Arlane Santos | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Para mim este é um momento muito significante, poder ser professora da escola João Serafim no espaço onde eu estudei, onde eu fui estagiária, e agora eu sou professora efetiva concursada, então para mim isso é um orgulho, é um sonho”, afirmou.

Valdirene Vitória, é avó de Enzo Gabriel de apenas 5 anos de idade. Ela contou que o neto estuda na unidade desde os 2 anos.

Cmei
Valdirene Vitória | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Isso aqui é maravilhoso, porque a gente mora perto da escola e o espaço que agora está todo lindo e maravilhoso, eu amei está lindo, muito melhor do tínhamos antes”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estudei nesta escola a 32 anos atrás, e ver que ela cresceu, ampliou seu espaço e está desenvolvendo um bom trabalho é maravilhoso. Mesmo sendo uma escola pequena, sempre proporcionou um ensino bom e humano. Porém como moradora, próximo ao local, venho aqui parabenizar a direção atual, pois é perceptível que fazem um excelente trabalho. Continuem assim… nossas crianças precisam.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade