Educação

Alunos da Escola Cívico Militar, em Jaíba, lamentam encerramento do Programa

o Prefeito de Feira informou que vai dar continuidade ao projeto, mesmo sem os recursos do MEC.

15/07/2023 às 18h25, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na última quarta-feira (12) o Prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, foi informado pelo Ministério da Educação (MEC), sobre o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico Militares, que vai afetar a Escola Cívico Militar Municipal Quinze de Novembro, no distrito de Jaíba, em Feira de Santana.

O programa do governo federal, liderado pelo MEC, a Secretaria de Educação Básica e o Ministério da Defesa, estão desmobilizando o trabalho da educação em conjunto com as Forças Armadas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Escola Cívico Militar Municipal Quinze de Novembro é a única do estado a fazer parte do programa. A escola foi reconhecida pelo MEC, em 2021, como destaque no ensino pela organização e desenvolvimento das atividades entre professores e alunos.

A estudante do 9º ano, Aiana Santos Brito, de 14 anos, estuda na escola muito antes da implementação do programa. Entrevista ao Acorda Cidade, ela lamenta o encerramento e falou sobre o aprendizado obtido.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu fiquei triste, porque a escola nos ajuda a ter respeito pela nossa nação, nos forma patriotas, seres civis, nos ensina a ter respeito. Às vezes os alunos reclamam porque passam muitas atividades, mas temos que dar valor. Aprendi muito. Realmente comecei a dar valor às coisas pequenas, porque reclamamos do que a gente tem, falamos coisas que não devíamos falar e a escola vem nos ensinando a ter respeito pela nossa pátria. A tomar decisões corretas em nossa vida”, disse a aluna. 

Mikaele Santos Cardoso, de 14 anos, está no 8º ano e estuda na escola desde o 1º ano. Ela contou ao Acorda Cidade como foi o processo de adaptação ao programa.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“No começo quando falou que iria colocar a escola, eu pensei que não iria gostar. Mas com o tempo, quando fomos conhecendo mais os monitores, a gente sabe que o que eles estão falando é para o nosso bem. Eles não querem ver a gente lá na frente cometendo algum erro, sendo que aqui, eles nos ajudaram a melhorar esses erros”, informou a estudante. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com a vice-diretora, Edna Cirino, a escola bateu o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com uma nota de 4.6. No início do programa, o local foi escolhido por ter baixo rendimento no Ideb.

Ao Acorda Cidade, ela contou como o programa da escola atua e impacta no cotidiano dos alunos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“As pessoas confundem muito que a escola tem uma gestão militar, aquela coisa dura. Mas lembrando que temos uma gestão civil, temos uma rede de apoio pedagógico que acompanha o aluno durante todo o seu período escolar. O acompanhamento é feito por psicólogo e psicopedagogo. Temos uma supervisão de ensino que garante todo o andar pedagógico e temos a gestão militar que nos apoia na questão disciplinar e em outras questões”, explica a vice-diretora.

Foto: Reprodução

Em entrevista ao Acorda Cidade, o Prefeito de Feira informou que vai dar continuidade ao programa, mesmo sem os recursos do MEC. Sabendo disso, Edna tranquiliza a comunidade, pais e alunos sobre a continuidade da qualidade do ensino e da organização da escola. Ela confirmou que a Secretaria de Educação do município informou o apoio ao programa. 

“Os pais ficaram confusos, achavam que o programa iria acabar, que os filhos não teriam a rede de apoio, a qualidade do ensino. Mas estamos muito tranquilos quanto a isso, nós temos uma organização estrutural muito boa na escola, estamos para ir para uma prédio novo, onde a infraestrutura será bem melhor e continuaremos mantendo a mesma ordem e a mesma organização que a escola já possui”, disse.  

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda de acordo com Edna, a escola tem mais de 500 alunos e funciona com aulas integrais, nos dois turnos, a partir do 6º ano.

‘’Os 6º anos que são os anos iniciais aqui, eles [alunos] já entram e passam o dia todo na escola e tem atividades diferentes. Temos mais de 500 alunos. Peço que os pais se tranquilizem porque a escola vai continuar mantendo a qualidade. Se Deus quiser, estaremos no prédio novo e vamos mostrar que a escola cívico militar, funciona sim”, finalizou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Leia também:

MEC comunica encerramento da Escola Cívico-Militar em Jaíba; prefeitura diz que vai manter

Escola Cívico-Militar recebe premiação nacional de meio ambiente

Escola Cívico-Militar de Feira é destaque em evento do Ministério da Educação

Comunidade de Jaíba aprova adesão ao modelo cívico-militar para a Escola Municipal Quinze de Novembro

MEC pretende implantar no país 108 escolas cívico-militares até 2023

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não votei nem no **** eleitoral chamado Bolsonaro nem neste *** deste lula , pior que estes 2 é ver idiotas falando mal da escola cívico militar, são pais otários que preferem seus filhos na mãos de traficantes ao invés de uma escola estilo particular . não sei qual gado é pior se do lado de Bolsonaro ou lula!!! Parabéns ao prefeito, tem meu respeito…

  2. Não tem uma ação desse desgosto que vc fale algo bom, é uma zona total,a escola cívico militar que tem uma educação de qualidade, respeita aos professores e disciplina esses vagabundos do governo federal querem acabar,agora a balbúrdia,drogas e violência nos colégios estaduais pelo Brasil a fora eles deixam a vontade.
    Quanto mais ignorantes melhor para a ptzada,faz o L.

  3. Um acerto do governo… esses mentecaptos que lamentam o encerramento desse modelo falido de educação nada entendem de educação, sequer pisaram em uma aula do curso de pedagogia ou das licenciaturas e não gostam de professores. Curiosamente, eles não enxergam os problemas das outras escolas (falta de professores, infraestrutura péssima, falta de merenda, que aliás, é uma marca do governo Colbert.

    Vocês que lamentam ou são aloprados ou puxa saco de milicos.

    Podem chorar, viúvas da ditadura rsrsrs

  4. Que pena que não deu nem tempo os militares contarem a verdeira estória do Almirante Tamandaré, o qual gastaram dinheiro público para erguer uma estátua aqui em Feira com a ajuda do prefeito sem noção que temos.

  5. Escola Cívico Militar é uma grande piada. Qual a qualificação diferenciada delas? Aprender cantar o Hino? Hastear a Bandeira? Sei que ela é boa mesmo é para os milicos, pois com isso eles estão acumulando outro salário. Uma forma que o Governo anterior tinha para seduzir esses milicos para tentar um golpe. Felizmente não deu certo. Se quer escolas de qualidade investe-se em qualificação de professores, remunera bem esses, para que não precisem trabalhar em dois ou três empregos diferentes para sobreviverem e possam dedicar-se mais a seus alunos

  6. Na verdade o governo cortou o bônus que os militares recebiam além do salário, e por isso eles não tiveram interesse em manter o projeto. Além disso disciplina nunca teve nada haver com militarismo, nunca frequentei escola militar, meus pais nunca foram militares, os meus filhos também não, e ninguém nunca cometeu ato inlicito nenhum.

  7. Bom dia. O país já está de cabeça pra baixo. Na educação. E agora acabando com está escola militares que ensina ser um cidadão de verdade. Que seremos no futuro?

  8. PATRIOTARIOS deixem de presepadas,aceitem de uma vez a derrota,nosso presidente pela terceira vez é Luiz Inácio Lula da Silva!

  9. Não paga ao pessoal da saúde,não paga aos professores,não cuida da cidade e ainda quer manter uma escola na tora? Quero vê se é esse prefeito todo, péssimo gestor e incompetente já mostrou que é!

  10. Disciplina é tão importante quanto aprendizado, essas noções que esses alunos recebem os tornam cidadãos conscientes dos seu deveres e menos propensos ao crime, mas o Lula venceu as eleições em todos os presídios do Brasil, ele os quer sempre cheios, isso o o PT no governo.

  11. Os jovens q vão perder muito , agora teremos traficantes na porta da escola , professores sendo ameaçados , tudo culpa dos pais q votaram sabe em quem .
    Pobre Brasil.

  12. Ohhhhh a mamata acabou… A mamata acabou!!!! Caboooooouuu kkkkkkkkkkkkkk Petralha comunista, parabéns!!!! Faz o L, bb! Falta a petralha acabar com esse ensino mérdio kkkkkk Cabooooooooou

    1. “Cabô a chupeta militar kkk” Pelo seu comentário Percebe-se que você tem um alto grau de deficiência intelectual nunca é tarde pra se tratar

  13. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O erro já começa com o tipo de escola… Escola não tem nada a ver com militarismo! Só falta agora a petralha esquerdista comunista acabar com esse ensino médio do caos inventado pelo vampirão! Fora Cobé, bozonauro já caiu!!!!! Kkkkkkkk

  14. Se você comparar os alunos dessas instituições cívico-militares com os da rede estadual modelo tradicional, vai notar uma grande diferença na educação, postura dos jovens. É triste o que estamos vivendo, jovens perdidos em festas, drogas, sexualização precoce, aí vem um governo que incentiva mais a isso.

  15. À ditadura lulo-petista para perpetuar-se no poder, lhe interessa o doutrinamento da ideologia bolivariana/marxista nas escolas, o aparelhamento das instituições e a cooptação dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

  16. O nove dedos não tem interesse algum na formação de jovens inteligentes e disciplinados. Tem que banalizar tudo, incentivar droga, prostituição, assim é mais fácil doutrina-los, os tornando idiotas inúteis.

  17. Lamentável, só ladeira abaixo a educação no nosso país. Uma instituição modelo que forma cidadãos de respeito sendo fechada assim. Tenho medo do futuro do nosso país, pra onde estamos caminhando.

  18. Parabéns Petralha,Qu@drilha do 9 dedos.
    Agora vão criar a escola da frescura,onde as crianças terão que aceitar e aprender as palhaçadas de vcs!!!
    Fim dos tempos

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade