Aniversário da Uefs

25 mil alunos já se formaram pela Uefs em 46 anos

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) comemora 46 anos de existência, neste 31 de maio.

01/06/2022 às 00h15, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Estar à altura do seu tempo. O filósofo Ortega y Gasset, no ensaio Misión de la Universidad, destacava que cada vez mais as universidades necessitam estar imbuídas do compromisso social. Atuar sob os signos da ética, integridade, transparência, excelência institucional e responsabilidade social.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que neste 31 de maio completa 46 anos de existência, tem buscado promover, de forma integrada, a produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, e a formação de profissionais com valores éticos e pensamento crítico.

Nos últimos 46 anos, a universidade formou 25 mil estudantes em diversas áreas. São profissionais que hoje atuam em setores como educação, saúde, indústria e serviços.

O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, lembra que muitos dos ex-alunos ocupam espaços importantes na própria academia, como professores e técnicos, no campo da política, em secretarias de estado e em ministérios, e que já atuaram como consultores da Organização das Nações Unidas.

“A Uefs tem uma enorme contribuição propiciando que Feira e região tenham recursos humanos qualificados e com capacidade de liderança e de promover transformações na dinâmica social, cultural e econômica”, afirmou.

A Uefs tem 31 cursos de graduação e 37 de pós-graduação, mais de 10 mil estudantes matriculados e quase dois mil servidores. Para o reitor, o desafio da comunidade universitária é permanecer coesa, motivada e comprometida em um cenário adverso e com ataques à universidade pública e à ciência.

“Nós precisamos estar mais do que nunca conscientes da necessidade de defender uma universidade pública, gratuita e inclusiva. Isso implica transformar vidas e consequentemente a realidade social. A universidade não pode perder de vista nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas de maneiras indissociáveis, o compromisso único e permanente das condições da nossa sociedade”.

A celebração do aniversário da Uefs segue até esta terça-feira (31) com atendimento ao microempreendedor individual, atividades terapêuticas, venda de livros através de sebo e da Uefs Editora, aplicação de vacinas contra a covid-19 e a gripe, para grupos específicos, testagem de covid-19, contação de histórias, orientações para servidores e comercialização de alimentos e artesanatos de agricultores que fazem parte da Feira Saberes e Sabores, que é promovida pela Incubadora de Iniciativas de Economia Solidária da Uefs.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade