Feira de Santana

Redução no preço de carros novos pode não influenciar nas vendas dos carros usados, afirmam empresários

A redução de alíquotas de impostos possibilitará queda de preços.

26/05/2023 às 18h14, Por Gabriel Gonçalves

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Vendas de veículos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O governo federal anunciou na última quinta-feira (25) a redução de impostos com o objetivo de diminuir o valor final de carros novos no Brasil. A medida será possível com a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) para a indústria automotiva.

Embora esta seja uma ótima informação para quem deseja adquirir um carro 0km, poderá não influenciar para quem quer trocar por um veículo seminovo. Segundo Luiz Cláudio, proprietário de uma loja localizada na Avenida Maria Quitéria em Feira de Santana, mesmo com a redução do IPI, as taxas de juros dos financiamentos continuam altas.

Vendas de veículos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Atualmente as vendas estão oscilando, posso dizer que não estão aquecidas, não melhorou como a gente gostaria por conta dessa taxa de juros que ainda está muito alta. Estou estou no mercado aqui desde o ano de 1990 e esta parte de financiamento começou em 95 depois do Plano Real e as taxas eram melhores. Hoje, o que a gente consegue fazer, é uma venda à vista ou através da carta de crédito”, afirmou o empresário ao Acorda Cidade.

Segundo Luiz Cláudio, a redução de 10% ainda é considerada pouca.

“Aquecendo as vendas dos veículos novos, aquece também um pouco a venda dos seminovos, porém o governo tem que entrar com a redução do IPI que ainda acho pouco estes 10% e entrar na linha branca. Mas afinal, o que é linha branca? É o carro do mercado antigamente, até porque o carro usado sempre vendeu bem, e a gente sabe que todo brasileiro tem o sonho de ter um carro em sua garagem, seja usado ou novo, agora com essas taxas que estão cobrando, fica um pouco difícil, as financeiras até querem ajudar mas por conta do Banco Central com a taxa Selic acima de 13,5%, não consegue reduzir as taxas de juros”, afirmou.

Ainda segundo Luiz Cláudio, os carros mais vendidos em sua loja, são os veículos considerados como mais econômicos.

“Aqui nós temos o Ônix, o HB20, o Palio Attractive, um Palio bolha, Uno quadrado, o Uno Vivace, o Gol, Voyage, são os carros mais vendidos aqui e que são econômicos, carros da linha popular e que se as pessoas observarem, são carros completos com vidro, trava, direção, airbag duplo, freio ABS na dianteira, são carros bons”, disse ao Acorda Cidade.

Cícero Gondim também trabalha com venda de seminovos na Avenida Maria Quitéria. Segundo ele, por conta da taxa de juros, os clientes estão optando por consórcios ao invés de contratar financiamentos.

Vendas de veículos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Devido a este aumento da taxa de juros, a gente está tendo uma certa dificuldade hoje com o mercado pra venda dos veículos financiados. O que teve um aumento mesmo, foram os consórcios que melhorou para a gente, mas o pessoal está fugindo da taxa de juros. Eu acredito que esta redução vai beneficiar diretamente para quem vai comprar carro novo e lá no futuro mais próximo, isso pode prevalecer também para quem trabalha com o setor de seminovos”, apontou.

Ainda segundo Cícero, os carros mais procurados são aqueles que custam o valor de R$ 45 mil para baixo.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

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  1. Esses empresarios so esqueceram de uma coisa.
    Os juros dos seminovos estão bem mais altos que dos novos, então hoje é muito mais vantagem financiar um 0km do que o seminovo.
    As taxas do Seminovo variam entre 1,8% ate 3,25%. Ja as do 0km tem algumas opções com taxa 0% inclusive.
    Comprando um Seminovo hoje com entrada de 50% do valor do veiculo no final você paga o equivalente a quase dois veículos.
    Essa informação desse empresario ai é para iludir o consumidor , os preços ja caíram. Estou no mercado a anos e vendo acontecer aqui na pratica.

    1. Mas oque você falou é a mesma coisa que o empresário falou, o problema do carro semi-novo ou o usado é o financiamento caro e o empresário não tem poder sobre o valor dos juros cobrados pelos bancos, e o valor dos usados não está alto só nas lojas não, se tu for comprar um carro 2018 por exemplo na mão de qualquer pessoa o valor cobrado é praticamente igual ao das lojas de carro então se quem está vendendo seu usado baixar o valor aí sim teremos um efeito em cadeia.

  2. O governo federal tem que implementar uma política de redução específica para carros seminovos pois da maneira da qual está fazendo com certeza não vai ter impacto no carros usados estes assessores do presidente precisa pensar e ser mais eficiente

  3. Se carro novo ficar barato, quem vai querer carro usado com preço absurdo que se prática hoje por essas lojas de veículos?. Ok

  4. Pois e… Carro novo quando sobe de preço, carro usado também sobe; da msm forma que se o preço do 0km diminuir, consequentemente o preço do usado TB irá baixar. Se não baixar, não venderá rs

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