Bolsonaro defende investigação sobre diretoria e conselho da empresa.
17/06/2022 20h09, Por Acorda Cidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agência Brasil – O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (17) que pretende propor ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a diretoria e o conselho da Petrobras. A afirmação foi feita após a estatal anunciar hoje um reajuste nos preços da gasolina e do diesel, em vigor a partir de amanhã (18).
“Conversei agora há pouco, há poucos minutos, com Arthur Lira. Ele está neste momento se reunindo com líderes partidários. E a ideia nossa é propor uma CPI para investigarmos o presidente da Petrobras, seus diretores e também os seus conselhos administrativos e fiscal”, disse o presidente, durante uma entrevista ao programa Meio-Dia RN, transmitida ao vivo em suas redes sociais. “Nós queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles. Porque é inconcebível se conceder um reajuste com o combustível lá em cima e com os lucros exorbitantes que a Petrobras está tendo.”
Para o presidente, a cúpula da Petrobras traiu o povo brasileiro, e o lucro da estatal é uma “coisa que ninguém consegue entender”. “Ela lucra seis vezes mais do que a média das petrolíferas do mundo. As petroleiras fora do Brasil reduziram sua margem de lucro, continuam tendo lucro, para exatamente atender os anseios da sua população no momento de crise, porque isso tudo é fruto de uma guerra longe do Brasil”, disse. “A Petrobras só no primeiro trimestre deste ano lucrou R$ 44 bilhões e você tem como reduzir essa margem de lucro, porque está previsto na Lei das Estatais que ela tem que ter um fim social.”
Nesta sexta-feira, a Petrobras anunciou o reajuste de 5,2% no preço da gasolina e de 14,2% no preço do diesel a partir de sábado. Segundo a empresa, o último reajuste da gasolina havia ocorrido há 99 dias e o do diesel, há 39 dias. O preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, não sofreu reajuste. Em nota para divulgar os aumentos, a Petrobras afirmou que tem buscado o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem repasse imediato para os preços internos da volatilidade das cotações internacionais e da taxa de câmbio.
Também nesta sexta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça determinou que a Petrobras deverá enviar ao Supremo documentos internos que justificaram a formação de preços dos combustíveis. Ele também decidiu que as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devem ser cobradas de forma uniforme pelos estados. A decisão começará a valer em 1º de julho.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia
Receita alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix
Os fraudadores fornecem documentos falsos de arrecadação que induzem o cidadão a recolher taxas inexistentes para a liberação do dinheiro.
02/07/2022 às 20h17Política
'No Brasil dos que cultivam o ódio, o 2 de julho é todo dia', diz Lula
Entre as propostas citadas por Lula estavam ainda a revogação do teto de gastos, a defesa de estatais e da Amazônia.
02/07/2022 às 20h05Política
2 de Julho: governador destaca a luta dos baianos na consolidação da Independência do Brasil
Nas ruas, as casas enfeitadas, personagens históricos como Maria Quitéria e, claro, a população baiana, fazendo uma festa democrática.
02/07/2022 às 15h55Política
Simone Tebet minimiza apoio de colegas baianos à chapa de Jerônimo
Ela fez questão de frisar que estava no evento deste sábado pelas mãos do Cidadania.
02/07/2022 às 15h11Política
Ciro Gomes exalta o 2 de Julho como a 'verdadeira independência do Brasil'
Para Ciro, o 2 de Julho precisa ser mais divulgado pelo Brasil.
02/07/2022 às 15h01Política
Lula participa do cortejo do 2 de Julho
O petista caminhou ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT), pré-candidato do partido ao governo da Bahia.
02/07/2022 às 13h45PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Acho mais que justo é um absurdo uma estatal se aproveitar de um momento crítico para se favore se favorecer já estão com suas contas robustas e ainda continuam olhando para seus umbigo CPI neles.
Kkkkkkkkkkk. Façam me uma garapa.