Economia

Com aumento de vendas, Volkswagen cancela layoff da fábrica de Taubaté

Trabalhadores terão férias coletivas de 10 dias.

25/07/2023 às 08h36, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/Volkswagen

Agência Brasil – A Volkswagen informou na última segunda-feira (24) que decidiu suspender o layoff (suspensão dos contratos de trabalho) de funcionários da fábrica de Taubaté (SP), programado para ter início no próximo dia 1º de agosto. A suspensão dos contratos teria duração de dois meses. De acordo com a empresa, a decisão se deu em razão do aumento das vendas.

“Em razão do desempenho positivo do modelo Polo, a Volkswagen do Brasil decidiu ajustar as medidas de flexibilidade para a fábrica de Taubaté (SP), cancelando o layoff previsto para iniciar em 1º de agosto, com duração de 2 meses para um turno de produção”, disse em nota, a Volkswagen.

Em vez do layoff, que iria atingir um turno dos trabalhadores da fábrica, a Volkswagen irá aplicar férias coletivas de 10 dias para os dois turnos da unidade, iniciando no próximo dia 31. A alteração está prevista no Acordo Coletivo dos trabalhadores.

A empresa informou ainda que a fábrica de São José dos Pinhais continua com um turno dos trabalhadores em layoff, iniciado em 5 de junho. Já as plantas de São Bernardo do Campo (SP) e São Carlos (SP) estão operando normalmente.

Sindicato

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), o layoff em Taubaté atingiria 800 trabalhadores, por um período que poderia chegar a até cinco meses. Inicialmente, a medida estava prevista para junho, mas foi reagendada para julho. Segundo a entidade, com o lançamento do programa de carros populares pelo governo federal, a montadora chegou a anunciar que não adotaria mais a suspensão dos contratos neste ano.

“Contudo, com a manutenção da taxa Selic, os planos foram novamente ajustados. Entre 26 de junho e 3 de julho, os trabalhadores ficaram fora da produção por meio de shutdown e dayoff, retornando no último dia 4 de julho. Logo depois, a montadora voltou a anunciar o layoff para agosto, medida que agora foi revertida em férias coletivas”, disse o sindicato, em nota.

De acordo com o Sindmetau, o acordo coletivo da fábrica de Taubaté prevê ainda estabilidade dos empregados até 2025. Atualmente, a planta conta com cerca de 3,1 mil funcionários e produz o Polo Track.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não bastasse isso, e ainda querendo destruir as reservas internacionais do país, terceirizando a gestão para fundos de investimento estrangeiros, dizendo que é pra “os técnicos do BC aprenderem a gerir bem estes recursos”… É a mesma coisa que você comprar uma casa legal pra morar com a sua família que, embora não seja exatamente uma mansão, é confortável, toda arrumadinha, etc, e aí resolver entregar uma cópia das chaves pra um estranho qualquer ter livre acesso a ela, só pra aprender como morar numa casa boa, já ele já vive numa mansão, e assim saberá organizar melhor as coisas…

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade