Brasil

Buscas pelo preço do euro no Brasil crescem 102% em um ano; veja como economizar na compra da moeda

Levantamento realizado pela B2Gether, com base na plataforma Google Trends, considera as semanas de 18 a 24 de julho de 2021 e de 10 a 16 de julho de 2022.

21/07/2022 às 12h06, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: By Roman Wimmers On Unsplash

O volume de buscas feitas por brasileiros na internet sobre a cotação do euro teve alta de 102,3% em julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. É o que revela um levantamento realizado pela B2Gether, empresa especializada em operações de câmbio, com base na plataforma Google Trends. Os dados comparativos consideram as semanas de 18 a 24 de julho de 2021 e de 10 a 16 de julho de 2022.

Segundo os índices de buscas online da ferramenta, o volume registrado em julho do ano passado apresentou a pontuação 43. Doze meses depois, as consultas saltaram para o patamar 87. Os números computados pelo Google representam o interesse de pesquisa dos internautas, que é aferido nos valores de zero a 100 em um determinado período.

Enquanto o valor 100 indica o pico de popularidade do termo de pesquisa, a pontuação 50 representa a metade da popularidade e o zero significa que a expressão pesquisada não reuniu dados suficientes para a amostra.

Dados do Google Trends | Sobre buscas pela cotação do euro

Motivos para o aumento do interesse no euro

De acordo com Diego Zia, CEO da B2Gether, o aumento das pesquisas pelo preço da moeda europeia no Brasil é reflexo da retomada do turismo após um longo período de restrições sanitárias e o avanço da vacinação contra a Covid-19.

“O turismo está crescendo e já existem dados no mercado que indicam um aumento nas viagens internacionais. Esse movimento é resultado da estabilização do cenário epidemiológico”, pontua o especialista em câmbio.

Ele também destaca que a desvalorização do euro frente ao dólar é outro fator que influencia no crescimento do interesse dos brasileiros. Na última semana, a cotação de ambas as moedas ficou em paridade, fato que não ocorria desde 2002.

“As diversas notícias sobre a queda da moeda europeia colocam o assunto em evidência, despertam a curiosidade e deixam muitas pessoas em dúvida se esse é o momento de adquirir euro”, complementa Zia.

Maneiras de economizar na compra do euro

Em um artigo sobre como economizar na compra do euro, Diego Zia elenca um passo a passo aos turistas que têm viagem marcada para a Europa. Mas ele faz um alerta.

“A desvalorização do euro em relação ao dólar não é sinal de que se deve comprar a moeda europeia de uma vez só. Até porque no Brasil o câmbio é realizado em reais. Portanto, na nossa moeda, o euro continua muito caro”, explica.

Mas como conseguir cotações melhores e maximizar a economia na conversão das moedas? O CEO recomenda que se faça um bom planejamento. “Para economizar, é necessário planejar bem a viagem, saber uma média do quanto se vai gastar e o valor que será necessário levar”, observa.

Só o fato de não comprar muito dinheiro a mais ou a menos já é uma forma de não ter prejuízo. Isso porque o valor da venda de moeda estrangeira geralmente é menor do que o da compra. Mas os benefícios do planejamento vão além disso.

Conforme explica o especialista, quando o turista investe no planejamento da viagem, ele consegue pesquisar as melhores taxas, comparar os custos em diferentes instituições financeiras, negociar a aquisição da moeda e comprar aos poucos.

“Com tempo, é possível consultar as taxas de câmbio, que variam diariamente, além de conseguir comparar o Valor Efetivo Total em diferentes empresas e comprar euros aos poucos, buscando um preço médio e se protegendo contra as variações do mercado”, afirma.

Zia também pondera que não vale a pena negociar euro no mercado paralelo. Embora as taxas sejam menores, a prática é ilegal e as chances de cair em golpes é grande, como o recebimento de notas falsas. É importante negociar apenas com instituições supervisionadas pelo Banco Central.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade