Economia

BC recebe mais de 5 milhões de consultas sobre dinheiro esquecido; Veja se você tem valores a receber

Nova fase tem recursos que não estavam nos lotes de 2022.

01/03/2023 às 18h00, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Dinheiro, Real Moeda brasileira
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Agência Brasil – Mais de 5 milhões de consultas foram feitas no primeiro dia de reabertura do sistema de valores esquecidos em bancos, informou nesta quarta-feira (1º) o Banco Central. Mas a maioria, 73,4%, não encontrou dinheiro esquecido.

O site Valores a Receber (SVR), administrado pelo BC, registrou 5.067.914 consultas, e dessas, 26,6% foram positivas, ou seja, havia recursos a serem resgatados. O sistema foi reaberto nesta terça-feira (28). Os saques ocorrerão a partir de 7 de março.

VEJA AQUI SE VOCÊ TEM DINHEIRO ESQUECIDO

De acordo com o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber.

Melhorias
O sistema tem novidades, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também haverá uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Há possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.

O sistema informa a instituição responsável e a faixa de valor. Também haverá mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações como valor, data e CPF de quem fez o pedido.

Fontes de recursos
A nova fase do SVR incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado: contas corrente ou poupança encerradas; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.

Golpes
Nesta fase do programa, o Banco Central aconselha o correntista a ter cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. O órgão esclarece que todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos, que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

O BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contactar o cidadão. O órgão pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer esse tipo de pedido.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse povo complica tudo,eu tenho valores a receber,só q minha conta é bronze estou com medo de aceitar os termos para subir os níveis prata e ouro,afinal são meus dados q eu vou estar passando para o aplicativo, não seria mais fácil ir a agência pagadora,pq partir do dia 07 eu vou lá onde era minha agência,se querem devolver façam isso da forma simples.deixem de complicar a vida das pessoas tem casos q o indivíduo não tem nem o celular como faz deixa oq tem a receber la,vamos melhorar essa questão aí pq vai acabar em problema pra alguma das partes.dadoa pessoas e bancários previdenciário assim sendo colocadas em um aplicativo é complicado e quem mais perde somos nós,tem o risco de colpe fraudes e quando formos percer estamos num abismo onde cada vez vai aumentar.vou procurar a agência oq mandarem fazer eu faço pq caso aconteça algo com meus dados ela será a responsabilizada ,pq uma vez estando lá ela pode me informar oq fazer onde receber.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade