Brasil

Economia altera estilo de vida dos brasileiros e planejamento de final de ano

Veja a seguir como a falta de planejamento pode alterar o estilo de vida dos brasileiros, principalmente no final de ano.

23/11/2021 08h06, Por Gabriel Gonçalves

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Acorda Cidade

Com a chegada do final do ano, muitas comemorações começam a aparecer, mas, você sabia que a economia pode alterar o estilo de vida dos brasileiros e o planejamento de final de ano?

Com muitas datas comemorativas, o fim de ano pode ser uma época bem aguardada pelas pessoas. Mas, além de se preparar para os feriados, é importante se planejar financeiramente para passar por ele sem levar prejuízos.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e como devemos ter esse cuidado com o dinheiro na época de final de ano. Confira a seguir!

Planejamento de final de ano: estilo de vida alterado

Segundo especialistas do assunto, os últimos meses do ano podem ser bem desafiadores para quem não consegue ter um bom planejamento financeiro.

Se não for cuidadoso com o seu dinheiro, os gastos adicionais que terá durante essa época podem acabar prejudicando não só você, mas a sua família.

O ideal é que cada família tenha consciência de qual o limite de gastos poderá ter durante essa época do ano, contando com os gastos adicionais das festas que normalmente temos.

Se a sua família gosta de confraternizar, é importante colocar todos os custos na ponta do lápis. Ver o que gostaria de comprar, quais pessoas deseja presentear e ainda assim lembrar de sempre ter uma reserva de dinheiro.

Outra questão importante é que normalmente as pessoas se preocupam somente com os gastos de presentes e lazer e esquecem de despesas que terão no início do ano, por exemplo.

Matricular o filho na escola, renovar o seguro de carro, pagar IPTU ou IPVA são gastos pontuais que muitas pessoas esquecem. Esses gastos acontecem praticamente nos mesmos períodos das festas de final de ano.

Como lidar com a falta de planejamento

Segundo dados da Febraban, mais de 58% dos brasileiros possuem uma situação financeira baixa, fazendo com que toda a família seja afetada por isso.

Além de estarmos passando por um momento onde a economia altera o estilo de vida dos brasileiros, essas questões geram muito estresse e isso também reflete na qualidade de vida.

Ter um bom planejamento ou então contar com um educador financeiro é uma das melhores opções para que as festas e o período de final de ano não afetem tanto a questão financeira da sua família.

Não espere ser pego de surpresa para começar a se planejar. Entender a necessidade de ter um bom orçamento no final de ano é importante para planejar seus meses seguintes.

Não adianta, também, se planejar apenas para os meses do final do ano. É necessário que esse planejamento seja contínuo, assim, você não precisa lidar com imprevistos ou emergências financeiras e sempre está preparado para o que vier.

Proteger a sua família em questões financeiras é uma das melhores maneiras de não se afetar com a economia do momento. É claro que devemos nos adaptar à situação em que estamos, mas ter segurança financeira é uma das melhores maneiras de se resguardar.

Procure sempre se manter atualizado sobre como a economia pode alterar o estilo de vida dos brasileiros e o planejamento de final de ano, para que sua família esteja amparada.

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Captcha

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade