Dom Itamar Vian

Somos todos aprendizes

Porém, o aprendizado, não é igual para todos.

27/11/2023 às 11h27, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

A pessoa humana, do nascer ao morrer, em seus atos e decisões, procura a felicidade. Isto vale para todos os povos e culturas, independente da idade, sabedoria ou qualquer outra circunstância. Nosso dia a dia está marcado por pequenos gestos que podem fazer nossa felicidade e dos demais.

NA VIDA, somos todos aprendizes. Porém, o aprendizado, não é igual para todos. Nosso sucesso e nossa realização passam pelo dia a dia. São as pequenas ações que mostram o caráter de uma pessoa. Por isso, interesse-se pelo bem estar de sua família, dos outros e de suas ocupações. Procure fazer as pessoas felizes e você, também, será feliz. São Paulo aconselhava: “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram” (Rm. 12-15).

CADA UM responde de acordo com o seu coração. A pessoa bondosa descobrirá bondade em toda a parte. A invejosa, em toda a parte, verá inveja. A pessoa otimista terá mil motivos para se alegrar, enquanto o pessimista perceberá apenas falhas, má vontade e erros. Para mudar o mundo, precisamos mudar nosso coração. O mundo será melhor quando nós formos melhores.

SEMPRE devemos colocar a serviço dos outros os dons que recebemos. Existe uma alegria infinita em fazer o bem. Especialmente, quando isso é feito de forma gratuita, sem esperar uma recompensa ou um simples agradecimento. A alegria de servir às pessoas é nossa melhor recompensa. O estadista inglês Benjamin Disraeli afirmou: “O segredo da vida é aproveitar as ocasiões e as oportunidades que se apresentam, para fazer o bem”.

DEUS NOS deu a extraordinária possibilidade de escolher. Nossa vida e nossa realização dependem das escolhas feitas. Algumas podem nos dar momentos mais ou menos felizes, outras, nos trazem felicidade. Em vez do ódio, devemos escolher o amor, em vez da agressividade, a ternura, em vez da vingança, o perdão, em vez da morte, a vida. A vida é curta demais para ser preenchida com amarguras. Saiba perdoar e perdoar-se. Todos somos humanos e podemos falhar.

NOSSA missão, nesta vida, é servir. Tudo o que semeamos acabaremos colhendo. Semear otimismo, bondade, esperança e perdão significa investir na própria realização. O apostolo Pedro afirma: “O dom que cada um recebeu, ponha-o a serviço dos outros, como bons administradores da diversificada graça de Deus” (1 Pd. 4,10). E Jesus nos ensina: “Eu vim para servir, não para ser servido” (Mc. 10-45). Portanto, escolha fazer sempre o bem e será feliz.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade