Dom Itamar Vian

Por que montar presépios?

É um tempo para refletir de onde viemos, quem somos, como devemos viver e para onde vamos depois da morte.

05/12/2023 às 11h37, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Estamos no Tempo do Advento, período que antecede o Natal. É um tempo de proclamar que Jesus está chegando e isso requer cuidadosa preparação. É um tempo para refletir de onde viemos, quem somos, como devemos viver e para onde vamos depois da morte. “Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti!” Essa é a nossa prece neste Advento.

DURANTE o Advento, seguindo uma bela e consolidada tradição, muitas famílias, comunidades, escolas, hospitais e empresas costumam montar o presépio para reviver, juntamente com Maria e José, os dias que precederam o nascimento do Salvador. O termo presépio vem do latim “praesaepe”, que significa: estrebaria, curral e estábulo, lugar onde os animais se refugiam. Foi num desses espaços que Jesus nasceu.

O PRESÉPIO nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento do Salvador da humanidade. A presença do menino Jesus naquele estábulo, ao lado de seus pais, tendo por testemunhas pastores e animais, e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela Estrela de Belém, mostra a grandeza de Jesus, representada na fragilidade de uma criança.

ESSA ENCENAÇÃO foi criada por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou em uma gruta, na floresta da região de Greccio, (Itália), a encenação do nascimento de Jesus. Convidou famílias para a missa e, ao chegarem à gruta, encontraram a cena do nascimento de Jesus vivenciada por pastores e animais. Iniciou-se, assim, uma longa tradição popular que ainda hoje conserva seu valor para a evangelização. Por isso, montar em casa, o presépio, pode ser um modo simples, mas eficaz, de evangelizar os filhos porque ele é um elemento significativo para o Natal dos cristãos.

NO BRASIL, por iniciativa do padre José de Anchieta, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552. E, se, passados tantos séculos, o presépio continua sendo, depois da missa, a celebração mais digna do Natal, é porque um gênio de poeta e santidade o imaginou para, de modo bem didático, relembrar a todos o grande gesto de amor de Jesus pela humanidade.

SÃO FRANCISCO organizou o presépio para visualizar, sensibilizar e facilitar a meditação da mensagem do nascimento de Jesus Cristo, que nasce na pobreza, na simplicidade, para fazer as pessoas mais humanas. O presépio pode ajudar-nos a compreender o grande segredo do Natal: a humanidade de Jesus. Com essa cena ele ajudou crianças, jovens e adultos a compreenderem melhor o anúncio do profeta Isaias: “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz…” (Is. 9,1-5).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade