Dom Itamar Vian

Amizade social

Tem como grande objetivo despertar a solidariedade em relação a temas concretos, diretamente ligados à vida das pessoas.

14/02/2024 às 10h35, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Ilustração/Freepik

Desde 1964, todos os anos, durante a Quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão pessoal e comunitária. Tem como grande objetivo despertar a solidariedade em relação a temas concretos, diretamente ligados à vida das pessoas, das comunidades e de toda a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja.

CADA ANO é escolhido um tema e um lema. Neste ano, o tema é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Deus criou os seres humanos iguais nos direitos, nos deveres e na dignidade e os chamou a conviver como irmãos. Por isso, a Campanha da Fraternidade nos convoca a viver a solidariedade, o diálogo, aceitação das diferenças e o compromisso comunitário.

A AMIZADE é um grande bem para os seres humanos. Os amigos devem encorajar-se reciprocamente no desenvolvimento de seus dons e talentos. E hoje, é gratificante observar como as redes sociais procuram promover a vida, a paz, a justiça e os direitos humanos. Elas podem facilitar formas de amizade, de cooperação entre pessoas, famílias e comunidades. A internet oferece maiores possibilidades de solidariedade humana entre todos e para o bem de todos.

MAS, O QUE é amizade social? Deixemos que o Papa Francisco responda: “Amizade social é uma fraternidade aberta que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independentemente, de sua proximidade física. É viver livre do desejo de domínio sobre os outros. É o amor que se estende além das fronteiras e nos permite construir uma grande família na qual todos podemos nos sentir em casa. Amizade social é nossa vocação de formar uma comunidade feita de irmãos e irmãs que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros…”.

O OUTRO é sempre um irmão, uma irmã, que precisamos acolher, conhecer, respeitar e valorizar. Aquele que diverge de mim é alguém que, tanto quanto eu tem direito de existir, de pensar, de ser e agir diferente. Nossas diferenças são valores e oportunidades de colocar em prática a Regra de Ouro do Evangelho: “O que vós quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles” (Lc 6,31).

SEJAMOS, portanto, construtores da cultura do diálogo e do encontro, fortalecendo vínculos de fraternidade e amizade social entre todos. Construamos pontes e não muros. Caminhando juntos, motivaremos nossas comunidades a viver o ensinamento de Jesus: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5,44) ou ainda, “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”. (Jo 13,34).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade