Acorda Cidade
Centrais de Abastecimento de todo Brasil se reuniram na última sexta-feira (18) para discutir o Plano nacional de Abastecimento. O encontro contou com a presença de Mário Gadioli, Diretor Executivo da Ceasa Feira de Santana. O novo centro de distribuição ainda não foi inaugurado, mas já marca presença no cenário brasileiro.
A reunião, promovida pela Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece), também contou com a presença de representantes e Presidentes das Ceasas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco.
Os executivos de São Paulo participaram através da Ceagesp e da Ceasa Campinas, que foi a anfitriã. Mário Gadioli lembrou que as Ceasas são responsáveis pela logística de abastecimento do país e possuem um papel fundamental para a segurança alimentar do Brasil.
"As Ceasas são fundamentais para o desenvolvimento do país, com 81% de toda produção hortifrutigranjeira passando pelas centrais de abastecimento, ter uma estrutura moderna e com transparência na formação de preços é essencial para o Brasil", explicou o Diretor.
A grande maioria de produtores rurais dependem das Ceasas para distribuição de sua produção, já que são 5,7 milhões de estabelecimentos rurais, com área ocupada de 351,289 milhões de hectares. Isso equivale a 41% da área total do país, segundo dados do Censo Agropecuário.
Ceasa de Feira
Projetada para ser uma das 10 maiores do Brasil, com uma área equivalente a 82 campos oficiais de futebol, a nova Ceasa Feira de Santana representará um investimento privado superior a R$ 330 milhões, e a previsão é que venha a gerar mais de 12 mil empregos diretos na região.
A nova Ceasa será construída numa área às margens da BR-101, no trecho do distrito de Humildes. Ela foi escolhida pela Trade Invest Holding porque é próxima da BR 324, está a 21 km do aeroporto de Feira, 95 km do aeroporto de Salvador, 75 km do porto de Aratu e 100 km do porto de Salvador.
Uma UPA e uma unidade policial também serão construídas no espaço. A previsão de entrega do equipamento é de 18 meses, a partir do início das obras.
Leia também:
Com nova Ceasa apresentada, prefeito afirma que este é um grande salto no investimento da cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.