Câmara dos Deputados

Zé Neto protesta contra fechamento de fábricas de licor artesanal do recôncavo baiano

Zé Neto reiterou que a atuação do Ministério da Agricultura foi desrespeitosa com as comunidades tradicionais do recôncavo baiano.

26/06/2022 10h30, Por Dilton e Feito

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Foto: Paulo Sérgio/ Câmara dos Deputados

Em ofício encaminhado ao ministro da Agricultura, Marcos Montes, na quinta-feira (23), o deputado Zé Neto (PT-BA) manifestou insatisfação com a atitude “truculenta” do ministério em relação aos produtores de licor de Cachoeira, no recôncavo baiano. “É inaceitável o fechamento de fábricas de bebidas em pleno São João por parte do governo federal, através do Ministério da Agricultura. Uma atitude brusca, sem mesmo ter feito qualquer notificação anterior ou sem ter feito qualquer pactuação”, protestou.

O correto, na avaliação do parlamentar, era ter sido aberto um diálogo com os produtores daquela cidade com uma antecedência adequada. “Da forma como foi feito, foi desrespeitado o licor, que é uma referência econômica, histórica e cultural do nosso estado”, afirmou.

Zé Neto reiterou que a atuação do Ministério da Agricultura foi desrespeitosa com as comunidades tradicionais do recôncavo baiano, com famílias centenárias produtoras de licores artesanais, uma vez que é cultural esta produção familiar, sem escala industrial, como um meio de manutenção da cultura local.

“É preciso dialogo e não agressividade e falta de sensibilidade social, sobretudo num momento de dificuldade onde as pessoas se programaram para tirar algum ganho pós-pandemia, com dois anos parados e agora, ao invés de garantir assistência técnica, proteger, fomentar e dialogar, preservando a tradição e a cultura, o governo federal prefere atacar”, criticou o deputado.

Ele ainda citou que os meios de comunicação e redes sociais estão informando que a ação do Ministério da Agricultura foi feita a pedido de cervejarias.

Leia também: Polícia Federal interdita dois tradicionais pontos de fabricação de licor em Cachoeira

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

image image image image image image
Categorias Dilton e Feito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Isaias Silva disse:

    O parlamentar desconhece o assunto, não foram fechadas as produções de pequenas fábricas artesanais, foram fechada indústria que a anos não cumpre as normas técnicas e que em dado momento poderia colocar em risco a saúde da população.
    Não sei qual o propósito mas a propagação de mentiras por parte de políticos ligados ao PT é algo sem precedentes!

  2. Murilo disse:

    Se o ministério não fiscalizasse e o povo passasse mal ele ia falar que foi omissão, foi isso e aquilo, tudo quer fazer polemicazinha

  3. Rafael disse:

    Que hipocrisia desse deputado, esses dois fabricantes já foram notificados anteriormente, sendo que na segunda visita técnica as mesmas irregularidades ainda continuavam. Só restou aos agentes do Ministério, a interdição.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade