Zé Neto reiterou que a atuação do Ministério da Agricultura foi desrespeitosa com as comunidades tradicionais do recôncavo baiano.
26/06/2022 10h30, Por Dilton e Feito
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Em ofício encaminhado ao ministro da Agricultura, Marcos Montes, na quinta-feira (23), o deputado Zé Neto (PT-BA) manifestou insatisfação com a atitude “truculenta” do ministério em relação aos produtores de licor de Cachoeira, no recôncavo baiano. “É inaceitável o fechamento de fábricas de bebidas em pleno São João por parte do governo federal, através do Ministério da Agricultura. Uma atitude brusca, sem mesmo ter feito qualquer notificação anterior ou sem ter feito qualquer pactuação”, protestou.
O correto, na avaliação do parlamentar, era ter sido aberto um diálogo com os produtores daquela cidade com uma antecedência adequada. “Da forma como foi feito, foi desrespeitado o licor, que é uma referência econômica, histórica e cultural do nosso estado”, afirmou.
Zé Neto reiterou que a atuação do Ministério da Agricultura foi desrespeitosa com as comunidades tradicionais do recôncavo baiano, com famílias centenárias produtoras de licores artesanais, uma vez que é cultural esta produção familiar, sem escala industrial, como um meio de manutenção da cultura local.
“É preciso dialogo e não agressividade e falta de sensibilidade social, sobretudo num momento de dificuldade onde as pessoas se programaram para tirar algum ganho pós-pandemia, com dois anos parados e agora, ao invés de garantir assistência técnica, proteger, fomentar e dialogar, preservando a tradição e a cultura, o governo federal prefere atacar”, criticou o deputado.
Ele ainda citou que os meios de comunicação e redes sociais estão informando que a ação do Ministério da Agricultura foi feita a pedido de cervejarias.
Leia também: Polícia Federal interdita dois tradicionais pontos de fabricação de licor em Cachoeira
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Eleições 2022
TSE recebe sete registros de candidatura à presidência da República
Quatro candidatos não apresentaram registro. Prazo vai até dia 15.
08/08/2022 às 22h50Eleições 2022
ACM Neto defende apoio do governo do estado para ampliar geração de empregos em comércio e serviços no interior
Em encontro com representantes do setor produtivo, candidato diz que gestão estadual não possui planejamento claro para a área.
08/08/2022 às 22h16Eleições
'A vaga era para o partido Republicanos', diz secretário sobre escolha da vice de ACM Neto
Ainda de acordo com o secretário municipal, voto não é 'capim', e será necessário trabalhar para conquistar todo apoio da sociedade.
08/08/2022 às 17h59Operação
Prefeito se articula e busca assessoria jurídica diante de Operação da PF e possível afastamento do cargo
A operação aconteceu na última quinta-feira (4).
08/08/2022 às 16h49Eleições
Vereadores de Feira de Santana homologam candidaturas para as eleições de 2022
Galeguinho SPA e Lulinha oficializaram a candidatura na última semana.
08/08/2022 às 14h42Eleições
José Ronaldo é visto em restaurante; pronunciamento deve ser feito ainda nesta semana
O Acorda Cidade entrou em contato com o ex-prefeito na manhã desta segunda-feira (8).
08/08/2022 às 10h44PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O parlamentar desconhece o assunto, não foram fechadas as produções de pequenas fábricas artesanais, foram fechada indústria que a anos não cumpre as normas técnicas e que em dado momento poderia colocar em risco a saúde da população.
Não sei qual o propósito mas a propagação de mentiras por parte de políticos ligados ao PT é algo sem precedentes!
Se o ministério não fiscalizasse e o povo passasse mal ele ia falar que foi omissão, foi isso e aquilo, tudo quer fazer polemicazinha
Que hipocrisia desse deputado, esses dois fabricantes já foram notificados anteriormente, sendo que na segunda visita técnica as mesmas irregularidades ainda continuavam. Só restou aos agentes do Ministério, a interdição.