Feira de Santana

Vereadores fazem visita de surpresa a unidades municipais de saúde e constata denúncias

A proposta partiu do vereador Luiz da Feira, membro da Comissão de Saúde da Casa, acatada pela presidente do Legislativo, Eremita Mota.

12/04/2023 às 22h45, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Ascom/CMFS

Do plenário para os bairros, uma comissão da Câmara de Feira de Santana visitou de surpresa, na manhã de hoje (12), a policlínica e ao PSF do conjunto Feira X e também ao Centro de Saúde do Viveiros, para apurar denúncias da comunidade, de precariedade no atendimento e estrutura dessas unidades.

A proposta partiu do vereador Luiz da Feira (Avante), membro da Comissão de Saúde da Casa, acatada pela presidente do Legislativo, Eremita Mota (PSDB). Ao retornar ao plenário, o grupo anunciou ter constatado a ausência de médicos, por conta de atraso salarial, falta de medicamentos e condições gerais inadequada desses locais.

A visita começou pela Policlínica do conjunto Feira X. Recebidos por uma representante do Imaps, instituto responsável pela contratação de servidores para a unidade saúde, eles não obtiveram ali dados precisos ou mesmo a identificação da informante, que não se identificou.

A vereadora Lu de Ronny, que é enfermeira e tem experiência em gestão na saúde, questionou as quantidades de medicamentos, que segundo avaliou são insuficientes para o funcionamento e fluxo do local.

Os vereadores pediram para ver a situação da farmácia, mas o acesso não foi liberado. Eles também conversaram com alguns pacientes. O PSF-2 do Feira X, que recebe cerca de 40 pacientes por dia, estava vazia, pois não havia médicos no local.

Os salários dos colaboradores estão atrasados. Já no Centro de Saúde Dr. José Luciano Vital, no bairro Viveiros, funcionários relataram que existem medicamentos, porém ficaram receosos de falar sobre o atraso de salário. Na unidade, o problema maior é a questão estrutural e de manutenção do equipamento, como salas pequenas e aparelhos de ar condicionado quebrados.

“A visita foi de grande valia, os pacientes pediram ajuda, porque realmente está faltando medicamentos”, avaliou Lu de Ronny, destacando que a comissão não teve acesso às informações solicitadas. Pedro Cícero, por sua vez, citou o impedimento do acesso deles à farmácia e atestou o nervosismo das pessoas que os atenderam, o que, em sua opinião, indica a veracidade das denúncias. Para Luiz da Feira, essa é a função do vereador. “Nossa saúde está em colapso e nosso papel é fiscalizar”, afirmou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. RIDÍCULO!!! Para não dizer outras palavras, os excelentíssimo vereadores depois de 2 anos e 3 meses eleitos, resolvem visitar PSF nas comunidades, eleições chegando daí começam a se movimentar…

  2. Se os nobres vereadores estivesse disponibilidade de dar uma passadinha na unidade de saúde do Santo Antônio dos Prazeres I e II,ficariam chocados com a situação,pois falta tudo de estrutura a medicamentos .Quando falo tudo e tudo mesmo.

  3. Uma cidade onde o Prefeito é um Profissional da Área de Saúde estes fatos constatados são inadmissíveis.
    Com a palavra, o Ministério Público.

  4. Pois é mais uma pra esse prefeito inútil, o povo de feira não acordou pra e colocou esse cara pra governar nossa cidade, são 23 anos desse grupinho fazendo o que bem quer com nossa cidade, feira tem que mudar.

  5. Tudo pronto pra micareta, enquanto isso as escolas municipais sem funcionários, sem merenda,sem aula, sem professores e o pior , feira sem eleitores conscientes que trocam o seus votos e coloca prefeito totalmente despreparado e vereadores desocupados incapazes de fiscalizar e denunciar, não sobra um vereador capaz de ser a voz do povo . O povo é que é o responsável

  6. E o vereadores da rua nova, feira 9, morada tropical, vcs ainda trabalham? Ou só cumprem horário, porque a policlínica da rua nova tá abandonada, médicos na casa mas muitas vezes fora do consultório, falta de medicamentos, e vcs onde estão que foram eleitos pra fiscalizar KD vcs?

    1. Verdade. E o Ministério Público calado com tanta irresponsabilidade desse (des)governo.
      A saúde em Feira de Santana é caso de policia !

Mais Notícias

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da ADEFS

Política

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da Assembléia de Deus

O ex-prefeito José Ronaldo esteve acompanhado do vereador Edvaldo Lima e do ex-vereador Cadmiel Pereira, ambos membros da Adefs e...

28/04/2024 às 21h22

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo

Bahia

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo passa mal em evento e morre aos 85 anos

O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento.

28/04/2024 às 15h55

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Política

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.

28/04/2024 às 11h01

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

Política

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas...

27/04/2024 às 14h27

image

Rádio acorda cidade