Feira de Santana

Vereadores de oposição e também governistas pedem a exoneração da coordenadora do Samu

Para o vereador Paulão do Caldeirão (PSC), a permanência de Maiza Macedo na coordenação do Samu “já se tornou algo vergonhoso”.

25/03/2024 às 17h32, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

trabalhadores do Samu
Foto: Reprodução/ Câmara

Não apenas os vereadores de oposição, mas também governistas, se manifestam favoráveis a uma reivindicação feita ao prefeito Colbert Martins Filho na Tribuna Livre da Câmara, recentemente: a substituição, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da diretora do órgão, a enfermeira Maiza Macedo.

A medida foi proposta pelos parlamentares após as denúncias levadas a público, contra a gestora, pelo servidor Rafael Santos da Silva, que esteve no espaço democrático da Casa da Cidadania na última quinta e apresentou a dramática situação que enfrenta toda a equipe de trabalho, em virtude da precariedade na estrutura do Samu feirense.

A presidente do Legislativo, Eremita Mota (PSDB), disse que, com o número insuficiente de ambulâncias em funcionamento, a população apela aos vereadores para solicitar a aquisição de novos veículos. Ela mesma diz ter recebido este pedido de vários munícipes, especialmente dos distritos e comunidades rurais feirenses. Preocupada com a qualidade do serviço prestado à população e com as condições de trabalho dos funcionários da instituição, conclamou os colegas a realizar visitas na sede e fiscalizar a situação do Samu no município.

Jhonatas Monteiro (Psol) disse que o sistema de registro de ocorrências é feito à mão e tem porta de ambulância presa por gaze”. Segundo o parlamentar, estes e outros problemas foram observados no final de 2023, quando visitou a unidade-sede. Ele reforça que as demandas dos servidores já foram denunciadas na mídia e entregues formalmente à Secretaria Municipal de Saúde e à coordenação do serviço. No entanto, diz que nada foi feito e alerta que a categoria ameaça paralisar as atividades na próxima quinta-feira (28).

Os problemas enfrentados pelos profissionais da saúde também se estendem aos motoristas das ambulâncias, acrescenta o vereador Edvaldo Lima (MDB). Segundo ele, a categoria não é reconhecida como condutora de veículos pesados e seus vencimentos são equiparados aos profissionais de veículos leves. “Sou motorista, atuei por muito tempo no transporte pesado. Sei da responsabilidade, principalmente neste caso do Samu, que trafega pela nossa cidade conduzindo pacientes”.

Os profissionais, conforme Professor Ivamberg (PT), não têm “as condições mínimas de. Para ele, a situação de “abandono” da instituição é reflexo da coordenação da enfermeira Maiza Macedo, que ocupa o cargo há cerca de 20 anos. Por essa razão, ele defende a substituição da coordenadora e afirma: “vamos fazer um movimento nesta Casa para que o prefeito mude a coordenação. Se ele não está resolvendo, vamos fazer com que resolva”.

Enfermeira e com dois anos de experiência na instituição, a vereadora Lu de Ronny (MDB) diz que o Samu não recebia apoio “nem mesmo da própria Secretaria Municipal de Saúde”. Sobre a gestão de Maiza Macedo, ela sugere que a coordenadora entregue o cargo para que outra pessoa possa ocupá-lo com excelência. “Ela destruiu a sua imagem e dignidade como profissional”.

Para o vereador Paulão do Caldeirão (PSC), a permanência de Maiza Macedo na coordenação do Samu “já se tornou algo vergonhoso”. Conforme o vereador, a enfermeira sofre críticas desde que assumiu o cargo e, com as recentes denúncias dos servidores da instituição, ele acredita que “está mais do que na hora do prefeito refletir sobre a situação e colocar uma pessoa que melhore a situação do Samu”.

Na opinião do vereador Silvio Dias (PT), o atual cenário comentado pelos servidores do Samu é “o retrato do estado no qual se encontra a saúde no município de Feira de Santana: completamente abandonada”. Para Luiz da Feira (Avante), é “vergonhoso” que a segunda maior cidade do estado da Bahia tenha apenas três viaturas e uma moto do Samu em circulação. “Pacientes já me ligaram para reclamar por aguardarem por mais de uma hora e meia pela chegada de uma ambulância”.

Por fim, o vereador Jurandy Carvalho (PL) afirmou que a categoria está correta em expor as suas demandas e reivindicar por direitos, especialmente devido à importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para a população. Em concordância, Pedro Cícero (Cidadania) parabenizou o trabalho executado pelos servidores do Samu, mesmo em meio às atuais circunstâncias observadas na instituição.

O Acorda Cidade entrará em contato com a direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e com a Secretaria Municipal de Saúde sobre os pontos mencionados pelos vereadores.

O Acorda Cidade entrará em contato com a direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e com a Secretaria Municipal de Saúde sobre os pontos mencionados pelos vereadores.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rapaz chega a ser ridículo essa Sr no SAMU a 20 anos só como exemplo Juazeiro,vitória da conquista entre outras cidades o SAMU tem mais viaturas e é mais equipado do q o daqui de feira q está com o msm grupo no poder a 24 anos chega de Colbert, Zé Ronaldo chega o povo não aguenta mais

  2. Quando se fala da necessidade urgente de acabar com este ciclo danoso que se instalou em Feira de Santana, é disso que estamos falando. Chegou a um ponto, que nem mesmo os apoiadores do Zé Ronaldo estão aguentando. É muito estranha essa falta de renovação que a cidade enfrenta, há um quarto de século.
    Estranho também, é uma cidade livre e independente, aceitar que um único grupo tenha o comando da cidade, por tantos anos, onde numa análise profunda, poderá ver que no fim da história, essa continuidade lhe foi prejudicial.
    Feira de Santana pulou fora do bonde da história, há muito tempo.
    O seu crescimento, é o crescimento natural, principalmente por conta da sua localização privilegiadíssima. Não por conta da competência dos seus gestores.

  3. 20 anos a mesma pessoa num cargo público de livre nomeação. Tem mais casos. Tem um monte de idoso q são aposentados e só se locupletam do salário, tipo *** o secretário ***. Chega de Zé Ronaldo e seu bando. Feira precisa mudar. É tudo farinha do mesmo saco que já tá velho na prefeitura de Feira.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade