Feira de Santana

Vereadora Eremita Mota é contra retirada de Vidraça em plenário da Câmara

Galeguinho SPA (PSB), igualmente, não crê na 'necessidade de modificar'.

24/10/2022 às 18h28, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Mario Neto / ASCOM-CMFS

A futura presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), deverá posicionar-se contra a retirada da vidraça instalada no plenário, proposta defendida pelo atual dirigente da Casa, Fernando Torres (PSD), que poderá coloca-la em votação nos próximos dias. A matéria já existe, de autoria do vereador Sílvio Dias (PT), em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça. Na sessão legislativa anterior, quando o dirigente provocou um debate ao anunciar o desejo de pôr em votação um projeto com esta finalidade, ela deu a entender não compartilhar da ideia, afirmando que “pior (do que a vidraça) é ter que chamar o policiamento”, para conter eventuais manifestações violentas nas galerias.

Eremita lembra que, no passado, antes de haver a proteção, a Polícia Militar era acionada com frequência, para conter manifestantes que ameaçavam a integridade dos vereadores durante a discussão de projetos polêmicos. Também contrário à proposta, o vereador José Carneiro (MDB), reconhece, no entanto, a atitude do atual. dirigente e seu antecessor, em propor o debate, visto que, pelo Regimento do Legislativo, “não precisaria (pôr o assunto em discussão), pois a Presidência tem o poder de decidir”. Um dos decanos da Câmara, acredita que se não fosse o vidro, colegas seus em legislaturas passadas, como Marialvo Barreto e Getúlio Barbosa, teriam sido atingidos por objetos lançados contra vereadores.

Do seu ponto de vista, é importante discutir e votar agora, quando se aproxima a posse da nova Mesa Diretora pois, se Fernando decidisse, por conta própria, correria o risco de a futura presidente Eremita Mota ter outro pensamento e, simplesmente, assim que assumisse, recolocasse o equipamento, também por medida administrativa. Com decisão da maioria, e por lei, “ela não teria essa atitude”, entende José Carneiro. Paulão do Caldeirão (PSC) considera “retrocesso”, o plenário sem essa proteção. “Já arremessaram sapato e cadeira. Alguém pode entrar armado e a ausência da vidraça vai causar insegurança”, adverte. Também vê o barulho que acontece nas galerias como prejudicial aos trabalhos.

Galeguinho SPA (PSB), igualmente, não crê na “necessidade de modificar”. Edvaldo Lima (MDB) diz que quando chegou à Câmara (ele cumpre o terceiro mandato) tinha o “entendimento de retirar” o vidro do plenário, mas hoje pensa diferente. “É uma proteção. Não estou aleijado por causa dessa vidraça. Ao defender a família e seus valores, fui agredido por ativistas gays, nas galerias, e este equipamento impediu que eu fosse encurralado”, relata.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ela deveria esta preocupada em votar o orçamento, para pagar os salário do povo, está preocupada com o próprio umbigo, com medo do povo! aí eu fico a me perguntar, o que faz um eleitor votar em uns seres desses?

  2. Deveriam era urgentemente construir uma câmera de vereadores ampla. Aquele ninho de passarinho não cabe ninguém! A cidade cresceu e a câmera de vereadores parece de uma roça. Sobre a vidraça, já critiquei, mas existe uma importância. Já pensou se todo mundo resolve jogar ovos ou tomates nós Vereadores?

  3. Distinta Vereadora Eremita, ao invés da senhora se preocupar com uma vidraça existente na CM, que separa o público da área reservada aos vereadores, e ter, ou não ter, essa vidraça, nenhum benefício traz, e nenhuna utilidade tem para a população, deveria, sim, era se manifestar, publicamente, sobre o pedido de suplementação orçamentária que o Prefeito Colbert requereu à Câmara, que é um tema extremamente importante para a população, que não deve correr o risco de ficar sem os serviços essenciais prestados no dia a dia pela gestão municipal, e conclamar ao Sr Presidente F. Torres, e demais edis, para que votem, e aprovem, com a máxima urgência, a solicitada, e indispensável, suplementação orçamentária, que é de suma importância para a administração pública municipal não sofrer solução de continuidade, ainda mais agora que estamos nos aproximando do fim do exercício financeiro. A sociedade feirense agradece.

  4. Tomem vergonha na cara, todos vcs na época de eleição se humilham atrás de votos e depois humilham a plenária em distanciamento entre o poder e o povo.
    Todos da base governista ou não saibam que este vídeo faz sim segregação social.

    1. Tomem vergonha na cara, todos vcs na época de eleição se humilham atrás de votos e depois humilham a plenária em distanciamento entre o poder e o povo.
      Todos da base governista ou não saibam que este vídeo faz sim segregação social.

Mais Notícias

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo

Bahia

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo passa mal em evento e morre aos 85 anos

O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento.

28/04/2024 às 15h55

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Política

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.

28/04/2024 às 11h01

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

Política

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas...

27/04/2024 às 14h27

Ana Paula Matos sai carregada por apoiadores na sede do PDT em Salvador após reafirmação de apoio a Bruno Reis

Política

Ana Paula Matos sai carregada por apoiadores na sede do PDT em Salvador após reafirmação de apoio a Bruno Reis

De acordo com o ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, a indicação de Ana...

27/04/2024 às 11h20

image

Rádio acorda cidade