Feira de Santana

Vereador cobra cumprimento de lei que proíbe carroças em Feira de Santana

De acordo com o vereador, a falta de efetivação da lei não só causa sofrimento aos animais, como prejudica a sociedade.

03/07/2024 às 20h39, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

pedro américo
Foto: Adriele Mercês

O vereador Pedro Américo (Cidadania) fez um apelo à Prefeitura Municipal de Feira de Santana para que a lei que proíbe a utilização de carroças de tração animal no centro urbano de Feira de Santana seja rigorosamente cumprida. Em seu discurso, Pedro Américo destacou os recentes acidentes ocorridos no último final de semana, atribuindo-os ao descaso com a legislação e à falta de cuidado com os animais.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

De acordo com o vereador, a falta de efetivação da lei não só causa sofrimento aos animais, como prejudica a sociedade. “Esses animais estão soltos, vagando como lixo, procurando alimento no meio da madrugada, quando deveriam estar descansando”, afirmou Américo. Ele enfatizou a urgência de a Prefeitura tomar medidas imediatas para garantir o bem-estar dos animais e a segurança pública.

O projeto de lei, de autoria de Pedro Américo, estabelece um prazo para o mapeamento e cadastramento das famílias que dependem dessa atividade. A ideia é que, após o cadastramento, a Prefeitura possa disponibilizar médicos veterinários para cuidar dos animais e que a Secretaria de Desenvolvimento Social possa trabalhar com essas famílias, oferecendo cursos de qualificação profissional para os filhos e filhas dos carroceiros. O objetivo é criar alternativas que não envolvam a tração animal, promovendo uma transição para atividades mais sustentáveis e seguras.

Pedro Américo apelou para a consciência da sociedade de Feira de Santana, destacando a necessidade de um posicionamento firme contra os maus-tratos aos animais e a favor do cumprimento da lei. “Precisamos urgentemente fazer com que essa lei seja efetivada”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fazem dos animais de maquina um dia flagrei um elemento espancando um cavalo com pedaço de pau por que ele não estava aguentando puxar os entulhos eram dois um segurava e outro batia fui falar me ameaçaram e o cavalo coitado sendo espancado sena muito triste😢

  2. Se proibir carroceiro, quero ver quem vai tapar os buracos da cidade. Semana passada juntamos aqui no bairro e demos um trocado a dois carroceiros que taparam buracos de três ruas. Obrigado, carroceiros.
    Quero ver este vereador esbravejar contra falta de esparadrapo nos postos de saúde, cobrar devolução do dinheiro desviado da saúde, melhoria do transporte público… Aí, fica pianinho balançando a cabeça estilo lagartixa.

  3. Não é tão fácil dessa forma , conhecendo bem o poder público como cidadão vai colocar muitas famílias em estado de criminalidade, maioria das famílias carroceiros não tem estudo mal mente documentação , conheço muitos que estão levando o sustento pra casa mais não tem outra alternativa . O poder público não tem que apenas dar cursos profissionalizante e deixar cidadão passar fome ? O que as famílias viverão ? Pq a lei que este cidadão criou foi sem estudo básico . É preciso pensar no sofrimento de certos animais que são maltratados mais também na dignidade das famílias que precisam de uma renda . Pq não criou uma lei tirando a carroça e dando uma carroça motorizada ao carroceiros? É fácil resolver algo a vista sem olhar as outras questões . Faltou esse vereador fazer um estudo mais aprofundado e científico, mais a maioria dos vereadores da câmara dessa cidade não tem estudo e muito menos conhecimentos técnicos, a população dessa cidade vota segundo um saco de cimento ou um benefício ou uma cesta básica. Se a Câmara de vereadores fosse melhor escolhido teríamos muitas questões solucionados através das ideias da população com vereadores que de fato buscasse fazer o seu papel correto como vereador. Cavalos não trás voto não, quem vota é a população ! Devemos defender a integridade e o cuidado na natureza mais acima de tudo pensar na dignidade humana , se de fato quer corrigir algo errado corrija como todo e não como partes .

  4. Em pleno século XXI, na era dos carros elétricos e Feira de Santana ainda tem carroças! Por que não substituir os animais por tração a bicicletas ou motos subsidiadas pela prefeitura?

  5. Sem falar q a maioria deles utilizam as carroças para carregar entulhos e jogar em vias públicas e terrenos baldios.
    Ocasionando prejuízo ao poder público para retirar os mesmos ,sem falar nos insetos indesejáveis causando doenças.

  6. ATÉ HOJE A LEI SÓ ESTÁ NO PAPEL HEIN!? ESTÃO ESPERANDO O QUE PARA APROVA LOGO A PROIBIÇÃO? FEIRA DE SANTANA NUNCA IRÁ CONSEGUIR RESOLVER ESSA DEMANDA NÃO? COMPARTILHAM DO MESMO DESCASO, VEEM OS MAUS TRATOS E FINGEM NÃO VER, QUAL OUTRO ANIMAL ACEITAM APANHAR PARA TRABALHAR, É NORMAL CHICOTEAR CAVALOS, FAZEREM PUXAR PESO, SUBIR LADEIRAS, FICAREM COM MARCAS E FERIDAS PELO CORPO? JÁ ESTAMOS EM OUTROS TEMPOS, MAS FAZEM QUESTÃO DE SE MANTEREM DIANTE DE UMA CULTURA ULTRAPASSADA E CRUEL. HÁ DÉCADAS ERA PARA TER SIDO APROVADA ESSA LEI. NO MAIS, CABE AO MUNICÍPIO, COMO QUALQUER OUTRO, CUIDAR DAS FAMILIAS E IREM INSERIDO EM PROFISSÕES ALTERNATIVAS, E NUNCA DESAMPARAREM, OBVIAMENTE!

  7. O vereador está certo. Sinceramente, acho que esses carroceiros deveriam ter os animais apreendidos. Simples assim. Não deveria haver diálogo.

    1. O vereador só em tá querendo acabar com o pão de cada do trabalhador já estar errado,para o mesmo está fazendo essa cobrança porque ele não encontra primeiro a solução de da emprego aos pais de família, atenção as eleições estão chegando pessoas como ele tem que ser extinto da vida pública ,tinha que acabar com esses vereadores não fazem nada, só sugar o erário público,um monte de sangue suga

Mais Notícias

Grupo Político do PT

Eleições 2024

Na Chácara da Luta, Jerônimo, Zé Neto e Coordenação Política dialogam sobre eleições em Feira

Estiveram presentes, além Jerônimo, Zé Neto e Éden Valadares, Adolpho Loyola, Felipe Freitas, Ângelo Almeida, Roberta Santana, Elisangela Araújo, Robinson...

21/07/2024 às 19h09

Neto relembra morte do avô e diz: ‘se ACM estivesse vivo, levantaria a voz contra essa situação horrível da Bahia’

Política

Neto relembra morte do avô e diz: ‘se ACM estivesse vivo, levantaria a voz contra essa situação horrível da Bahia’

Neto evocou a memória do senador, que faleceu há 17 anos, para criticar a atual situação da segurança pública na...

21/07/2024 às 09h48

Prefeitura de Feira e TJBA assinam acordo para otimizar processos fiscais com inteligência artificial

Acordo

Prefeitura de Feira e TJBA assinam acordo para otimizar processos fiscais com inteligência artificial

O objetivo da parceria é utilizar inteligência artificial para agilizar e otimizar a análise de processos fiscais na cidade.

20/07/2024 às 10h24

Prefeitura de Feira_ Foto Jorge Magalhães/ Secom

Feira de Santana

Prefeitura cria Secretaria Municipal Extraordinária de Juventude

A informação foi divulgada na edição do Diário Oficial deste sábado (20).

20/07/2024 às 07h07

PDT confirma convenção em Salvador no dia 25 de julho e tem expectativa de ampliar bancada na Câmara Municipal

Eleições 2024

PDT confirma convenção em Salvador no dia 25 de julho e tem expectativa de ampliar bancada na Câmara Municipal

Presidente nacional licenciado do PDT e atual ministro da Previdência, Carlos Lupi ressaltou a importância da aliança em Salvador com...

19/07/2024 às 14h36

Mestra artesã Maria do Carmo é homenageada com a Comenda 2 de Julho

Reconhecimento

Mestra artesã Maria do Carmo é homenageada com a Comenda 2 de Julho

A condecoração é um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pela mestra em prol da cultura baiana.

19/07/2024 às 08h42

image

Rádio acorda cidade