Feira de Santana

Tenente-coronel do Exército receberá título de Cidadão Feirense e Comenda Maria Quitéria

A entrega das honrarias acontecerá em sessão solene a ser realizada no dia 3 de agosto,  19h.

28/07/2023 às 16h02, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana

De instrutor de tiros a comandante de pelotões e companhias especiais, a carreira do tenente-coronel Vando Azevedo Silva reúne um extenso currículo, com sua atuação no Exército Brasileiro. Uma trajetória de 23 anos, que o credencia a receber duas homenagens da Câmara Municipal ao mesmo tempo: o Título de Cidadão Feirense e a Comenda Maria Quitéria. A entrega das honrarias acontecerá em sessão solene a ser realizada no dia 3 de agosto,  19h. A iniciativa é da vereadora e presidente da Casa, Eremita Mota (PSDB).  

Para a autora da proposta, a trajetória do homenageado e a sua relevante contribuição para Feira de Santana justificam a concessão da cidadania feirense e do título de comendador. “É incontestável a sua dedicação para a garantia da lei e da ordem, cooperando com o bem-estar social de nossa cidade”, afirmou Eremita, destacando a aprovação unânime do projeto pelos vereadores.

O homenageado nasceu em Salvador, no dia 14 de novembro de 1977. É filho dos feirenses Anacleto Silva e Dalva de Azevedo e casado com Ana Paula Lobo Fonseca, com quem tem um filho,  Davi Antônio Fonseca Azevedo. Vando Azevedo Silva estudou no Colégio da Polícia Militar do Estado da Bahia.  Ingressou nas Fileiras do Exército em 10 de fevereiro de 2000, sendo promovido ao posto atual em 30 de abril de 2020.  

Vários cursos civis e militares compõem a bagagem do homenageado, a exemplo de uma especialização em Política e Planejamento Estratégico; MBA em Administração Pública e Privada; Docência do Ensino Superior e Logística, além de conteúdos específicos para o desempenho militar como Oficial de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras e  Especialização em Operações Militares. Também fez os cursos de Inteligência, Comando e Estado Maior.  

Vando Azevedo Silva possui treinamentos e experiências nas áreas de montanha, caatinga, selva e pantanal; operações aeromóveis e com blindados; sniper policial, preparou-se para negociação e gerenciamento de crises, socorro, resgate, segurança e autoridade; sabe lidar com explosivos. São conhecimentos   que o prepararam para exercer, com eficiência, os inúmeros desafios no papel do Comando.  

O tenente-coronel já é detentor de diversas condecorações, tendo recebido medalhas das Forças Armadas, Polícia Militar da Bahia, Associação de Veteranos da FEB, Grande Oriente do Estado da Bahia,  Justiça Militar da União e ONU.  Desempenhou, ao longo dos anos, as funções de comandante do 1º Pelotão de Operações Especiais do 19 BC, do Pelotão de Fuzileiros de Força e Paz no Haiti, da Companhia de Fuzileiros de Selva e da Companhia de Comando da 6ª Região Militar, além de instrutor da Academia Militar de Agulhas Negras.  

Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quais os critérios para distribuição destas honrarias da Câmara? Quais serviços prestados a cidade e a comunidade precisam ter?

  2. Imerecidamente , os garis que trabalham na Marechal e no centro de abastecimento limpando a sujeira doa mal educados deveriam ser lembrado de forma honrosa *** e aos motoristas de ônibus que acordam 3 da madrugada ou até antes para levar os cidadoes de bem com muito zelo e moralidade

Mais Notícias

Governador Jerônimo Rodrigues - Foto Ed Santos - Acorda Cidade

Política

Diálogo entre aliados atrasa anúncio de candidato do PT à prefeitura de Feira

O governador destacou a importância de consenso entre aliados para garantir um ambiente de tranquilidade dentro do partido.

20/02/2024 às 15h47

lula ft reprodução

Política

Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto é 'ignorante' e 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelense

Em visita à Etiópia, Lula disse: 'O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não...

20/02/2024 às 09h59

Deputada - Amália Barros

Acessibilidade

Proposta prevê treinamento de PMs e bombeiros para o atendimento a pessoas com deficiência

Texto será analisado por quatro comissões permanentes da Câmara dos Deputados.

20/02/2024 às 08h09

Governador Jerônimo Rodrigues - Foto Ed Santos - Acorda Cidade

Aula Inaugural

"Eu não vou colocar peso nos ombros dos prefeitos, eu quero dividir a responsabilidade", diz governador da Bahia durante inauguração de escola

Em seu discurso, Jerônimo Rodrigues rejeitou a ideia de atribuir culpas aos prefeitos e prefeitas, reconhecendo que a responsabilidade pela...

19/02/2024 às 15h11

Antônio Josevaldo Silva Lima e seu filho, o atual prefeito Adriano Lima.

Luto

Ex-prefeito de Serrinha e pai do atual gestor, “Doutor Zevaldo” morre aos 75 anos

Antônio Josevaldo Silva Lima, de 75 anos, mais conhecido como “Doutor Zevaldo” faleceu no Hospital São Matheus, em Feira de...

19/02/2024 às 11h49

Presidente Lula

Política

Israel declara Lula como 'persona non grata' após presidente comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto

A decisão aconteceu depois de o presidente do Brasil comparar ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de...

19/02/2024 às 10h18

image

Rádio acorda cidade