Política

Temendo prisão, Bolsonaro dá aval para articulação de Tarcísio para ‘baixar temperatura’ com Judiciário

Governador elogiou Dilma no final de semana e oferece jantar a Campos Neto nesta segunda (10); governo Lula vê movimentos de pré-campanha.

10/06/2024 às 10h02, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Jair Messias Bolsonaro
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

O ex-presidente Bolsonaro (PL) deu sinal verde para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se aproximar do Judiciário para evitar derrotas para bolsonaristas e, em última instância, a prisão de Bolsonaro.

Os principais movimentos se deram a partir de 25 de janeiro, em ato bolsonarista na Avenida Paulista. Ali, Bolsonaro achou que seria preso a depender do resultado do ato. Foi Tarcísio quem costurou o tom do evento com ministros do STF.

Ele tem interlocução direta, entre outros, com Moraes e Gilmar Mendes.A interlocutores, Tarcísio repete que sua estratégia está findada em convencer o bolsonarismo a “esquecer o judiciário e o STF”.

E essa articulação está combinada com Bolsonaro.

Podem até não confirmar oficialmente- até porque o ex-presidente gosta de manter inflamado o grupo radical que o apoia e quer briga com o STF- mas essa costura tem como objetivo final salvar Bolsonaro de uma eventual prisão. Essa, pela via do Judiciário.

A outra, em curso, é pelo Congresso, com projetos como o da delação premiada. E a senha para esse jogo combinado é Tarcísio, o tempo todo, repetir que é bolsonarista e continuará sendo- como fez no último fim de se semana.

Morde e assopra


Ao mesmo tempo que reafirma que é leal a Bolsonaro, aliados de Tarcísio querem que o governador se coloque como um personagem que é bolsonarista mas que não concorda com tudo que Bolsonaro faz. Essa estratégia mira o eleitor de centro.

No final de semana, por exemplo, Tarcísio elogiou publicamente Dilma Rousseff, diz que respeita a ex-presidente e que só tem a agradecer.

Bolsonaristas que conversaram com o blog avaliam que Tarcísio aproveita esse tipo de comentário para marcar posição de que não vê adversários como inimigos, como Bolsonaro costuma fazer.

Errará, afirma Tarcísio a aliados, quem achar que ele será desleal a Bolsonaro em algum momento de sua trajetória.

Ele próprio faz questão de reforçar isso quando diz que deve tudo a Bolsonaro. E, se for candidato, será por ordem de Bolsonaro.

Apesar de Tarcísio negar pretensões eleitorais para 2026, no campo progressista, há uma avaliação de que está em curso articulações de pré-campanha, como aproximação cada vez maior de Tarcísio com Campos Neto, visto como nome forte da Economia num eventual governo de Tarcísio.

Hoje, por exemplo, tem o jantar entre os dois.

Esse tipo de movimentação acendeu alerta no PT, que passou a monitorar com lupa os passos de Campo Neto e Tarcísio. Até porque, quando Lula começou o governo, via como adversários Lira e Campos Neto.

Os dois dois nomes que estarão sem a caneta em 2025, mas seguirão com poder de articulação, avaliam petistas.

Foco em 2024

Bolsonaro, no entanto, orientou a aliados que só se fala de 2026 depois de 2024, ano de eleições municipais. Por enquanto, o candidato de Bolsonaro é Bolsonaro- que está inelegível, mas acredita em alguma reversão.

Aliados discordam e acham que, do Judiciário, a única movimentação possível seria evitar uma prisão- mas não uma reversão de inelegibilidade.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse agente do caos ainda pagará. Seja nessa vida ou o que quer que exista após. Nunca esquecerei a sua conduta durante aquele período difícil da COVID. O medo da doença, de perder alguém querido, e ainda ter que lidar com as irresponsabilidades deste, cujo papel deveria unir e acalmar nosso povo já tão sofrido. Desunir pra conquistar é o seu modus operandi. Entendo parcialmente quem ainda acredita que ele é um sagrado e ungido, já que a política anda cometendo muitas falhas, gerando essa total descrença em qualquer nome. Mas tenho esperança de que algum dia acordarão, e deixarão de ter qualquer político de estimação.

  2. Se tivesse governado e deixado o STF em paz não estaria passando perrengue agora, meteu o louco, todo arrogante na presidência e agora tá fazendo xixi abaixado, deveria ser homem e continuar o que começou. Fez tanta porcaria que trouxe o Lula de volta, pra lascar o país de vez.

  3. O arrogante sistema comandado pelo partido unificado tsftsept não para a perseguição desse em que todas as acusações até aqui imputadas foram desmentidas.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade