Política

Tebet anuncia equipe de secretários do Planejamento com duas mulheres

Equipe inclui Paulo Bijos na secretaria de Orçamento e Leany Lemos na secretaria de Planejamento.

11/01/2023 às 15h49, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Alexandro Martello/g1

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou nesta quarta-feira (11) em entrevista coletiva os primeiros nomes de seu secretariado na pasta.

A lista é formada por cinco nomes, sendo duas mulheres – mas nenhum negro ou negra.

Na semana passada, Tebet informou que pretendia montar uma equipe com diversidade na pasta. Mas também declarou que estava “difícil” levar mulheres pretas para trabalhar em Brasília.

Ela explicou, na ocasião, que mulheres pretas geralmente são arrimo de família (sustentam a casa) e, com isso, fica difícil tirá-las de suas cidades.
Ainda segundo a ministra, o salário oferecido no ministério não é bom o suficiente para encorajar a mudança.
No dia seguinte, a ministra acrescentou que tinha recebido “um monte de currículo”.
Uma lista de especialistas pretas e pardas foi encaminhada pela ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, a partir do banco de perfis do projeto Elas no Orçamento.

Simone Tebet reconheceu a ausência de pessoas não brancas no discurso em que apresentou a equipe.

“Gostaria muito como secretária-executiva-adjunta pudesse estar conosco a figura da economia Vilma Pinto. O problema é que ela tem mandato pela IFI”, citou Tebet.

Vilma Pinto é mulher e negra. É economista, mestre em economia empresarial e finanças e diretora da Instituição Fiscal Independente, vinculada ao Senado.

“Nós tivemos longas conversas a respeito e chegamos à conclusão conjunta que, por mais experiente e importante que ela seria nesse conjunto conosco, ela está cumprindo papel muito relevante no Senado. E, no popular né, não dá pra vestir um santo desvestindo o outro.”

Segundo Tebet, eventuais secretários e diretores pretos e pardos “vão vir primeiro pela sua capacidade pessoal e experiência profissional”.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só não enxerga quem não quer, muita briga antes das eleições e depois vira ministra do concorrente…tudo que falou na campanha não fez empossada, política pública para preto e pobre e que TRABALHA não existe, não tem segurança, saúde e educação!
    Só a bahia são 20 anos nessa gestão e não temos nenhuma referência de qualidade com tanto tempo de governo, seja ele estadual ou municipal…

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade