Política

Roma lamenta analfabetismo de mais de 10% na Bahia quando taxa caiu no Brasil

“Houve a tentativa de se estabelecer uma narrativa de que Bolsonaro não tinha sensibilidade social, mas os fatos demonstram o contrário”, afirma Roma.

29/06/2023 às 16h32, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/ Assessoria

“Não foi só o mercado de trabalho que melhorou e a desigualdade social que diminuiu durante o governo do presidente Jair Bolsonaro”, assinala o presidente do PL Bahia, João Roma. “Houve queda também do analfabetismo em nosso país”, destaca Roma, informando que a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) do IBGE revelou que a taxa de analfabetismo recuou no Brasil para 5,6% em 2022. Era de 6,1% em 2019.

“Infelizmente a melhora nacional não se refletiu na Bahia, onde a taxa de analfabetismo é de 10,3%, quase o dobro da média brasileira, segundo a PNAD 2022”, lamenta Roma, observando ser um absurdo, na terra do maior educador brasileiro, Anísio Teixeira, haver esse grande contingente de baianos analfabetos em pleno Século XXI.

Estipulada em 2014, a meta do Plano Nacional de Educação é zerar o analfabetismo no país em 2024. “Mas a Bahia, sob o domínio do PT desde 2007, ainda está longe de alcançar a meta de 2015, que era de 6,5%”, diz Roma, ressaltando que o legado social do governo do presidente Jair Bolsonaro é inquestionável e os resultados estão sendo atestados pelo IBGE.

“Houve a tentativa de se estabelecer uma narrativa de que Bolsonaro não tinha sensibilidade social, mas os fatos demonstram o contrário”, afirma Roma. Segundo ele, o Auxílio Brasil, criado em sua gestão no Ministério da Cidadania, aumentou para 600 reais, praticamente triplicando o valor que era pago pelo benefício social nos governos petistas.

“Bolsonaro praticou ainda uma política de redução de impostos que causou a geração de mais empregos que, em conjunto com o Auxílio Brasil, resultou na maior queda da desigualdade social no país. E agora a PNAD revela que o analfabetismo diminuiu também durante seu mandato. Contra fatos não há argumentos!”, assevera o presidente estadual do PL.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em seis meses, o seu presidente, que você chama de comunista, reativou vários programas de desenvolvimento da educação pelo país afora, programas que foram todos paralisados pelo governo anterior, aqui ninguém está falando de partido, de lado A ou B, apenas de atitudes e ações. Se informe melhor, saía da bolha isso serve para todos os lados, que a sua informação ficará mais completa. Ontem, mais um foi reativado, Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Dá uma olhada no youtube da CAPES e do MEC e veja sobre ele, depois veja sobre os IFBs e depois sobre as Universidades. O que não deve ter é ideologia, escola é lugar de aprender, educação se aprende em casa com os nossos pais. Segue o fluxo…

  2. Analfabetismo, pobreza, atraso e subdesenvolvimento, é o que a esquerda, incluindo o pt, busca sempre manter para servir de mote para os seus discursos demagógicos especialmente em periodos eleitorais. Acorda povo!

  3. Anos 60 íamos pra escola caminhando mais de KM acompanhado por outros colegas, fardados e sem bagunça ou “gritarias” no percurso, quem não tinha 💰 levava merenda de casa,NÃO chegava atrasado e não queimava aula. Sabatina tinha palmatória e milho para ajoelhar, ninguém teve sequelas ou morreu. Respeito aos professores e as instalações escolares. Hoje, a maioria, aposentados médicos, advogados, empresários, juízes, policiais etc etc Hoje é transporte escolar, merenda, farda, livros, refeições, governo proibindo “reprovar” alunos faltosos e que não estudam, não pode reprimir, alunos desrespeitando e agredindo professores e colegas, fazem o que querem, até drogas e sexo nas escolas. Quando chegam nas “facudadis”, SE chegam, já sabemos no que que vai acontecer com muitos… E o professor e o salário Ó….

    1. Pelo jeito, o nobre e impoluto amigo, nem sabe o que é comunismo, nem socialismo, nem fascismo, nem nazismo. Em seis meses, o seu presidente, que você chama de comunista, reativou vários programas de desenvolvimento da educação pelo país afora, programas que foram todos paralisados pelo governo anterior, aqui ninguém está falando de partido, de lado A ou B, apenas de atitudes e ações. Se informe melhor, saía da bolha isso serve para todos os lados, que a sua informação ficará mais completa. Ontem, mais um foi reativado, Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Dá uma olhada no youtube da CAPES e do MEC e veja sobre ele, depois veja sobre os IFBs e depois sobre as Universidades. O que não deve ter é ideologia, escola é lugar de aprender, educação se aprende em casa com os nossos pais. Segue o fluxo…

  4. Eu caminhei muitos km para estudar em banca de tábua e hj sou uma bancária do banco do Brasil aposentada , hj sem ônibus,salas com ar condicionado porteiro , farda livro e tudo mais e tá assim , e muito mais escola do que antes , acho que o problema tá no pai e na mamãe em casa

    1. Comentário perfeito. Quem tem mais de 40 anos, sabe o que era a educação há umas décadas.
      Aproveitando para dizer ao Senhor Roma, que alfabetização não é uma competência de Estados, e sim de municípios. Portanto, é preciso que se avalie cada município, para assim sabermos quem trabalhou pela educação.

    2. O problema que “estoque” do passado .Se você pegar 10 indivíduos desse grupo , nove têm 40 anos ou mais .Lembro quando era pequeno que uns primos iam para o MOBRAL porque o pai não deixava estudar por conta do trabalho na roça.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade