Educação

Prefeito de Feira de Santana se posiciona contra encerramento de escolas cívico-militares e alega motivação ideológica

Segundo o prefeito Colbert Martins, essa decisão foi tomada pelo governo do Partido dos Trabalhadores (PT).

12/07/2023 às 16h41, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Prefeito Colbert | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesta quarta-feira (12), a prefeitura de Feira de Santana foi surpreendida ao receber um ofício circular comunicando o encerramento das Escolas Cívico-Militares (saiba mais aqui). Segundo o prefeito Colbert Martins, essa decisão foi tomada pelo governo do Partido dos Trabalhadores (PT), que optou por acabar com esse modelo de ensino em todo o Brasil.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito destacou que as Escolas da Polícia Militar em Feira Santana, que também seguem o modelo cívico-militar, não serão afetadas. No entanto, ele ressaltou que a extinção das escolas cívico-militares, incluindo a Escola de Jaíba em Feira de Santana, é motivada exclusivamente por questões ideológicas.

O gestor também lembrou que a escola de Jaíba é a única do interior do Norte/Nordeste que alcançou um dos melhores índices de avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no país.

No entanto, é importante destacar que as escolas cívico-militares também foram implantadas por questões ideológicas. Esse modelo de ensino, de origem do governo federal, busca integrar a gestão educacional com a participação de militares, visando promover valores cívicos, disciplina, respeito e ordem entre os estudantes.

Embora o governo federal tenha autorizado a forma de trabalho das escolas cívico-militares, o prefeito reafirmou o compromisso da prefeitura de Feira de Santana em manter a Escola Cívico-Militar em Jaíba, independentemente da posição do governo federal. A escola continuará funcionando mesmo diante do encerramento das demais instituições cívico-militares em todo o país.

“O governo federal autoriza a forma de trabalho. E independente do governo federal manter ou não, nós vamos manter a escola cívico-militar em Jaíba”, assegurou o prefeito.

Leia também: MEC comunica encerramento da Escola Cívico-Militar em Jaíba; prefeitura diz que vai manter

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nos comentários só os especialistas, pedagogos e professores com mestrado e doutorado em educação kkkkkkkkkkkkkkkkkkk pessoas que desconhecem o básico do básico sobre a área educacional, mas como na era do “achismo”, acreditam que podem opinar sobre o que sequer leram um resumo básico.

  2. Boa iniciativa do prefeito, desde que ele mantenha a palavra e não deixar a educação igual as demais escolas do município não vejo problema algum.

  3. Prefeito que não paga os servidores do municipio não tem moral para falar nada , 2024 vem ai pra vc deixar essa cadeira e tirar a fantasia de prefeito.

  4. Estranho. Mas não foi a própria direita que pediu o fim das escolas que doutrinam os alunos? Lula simplesmente atendeu o pedido…

  5. Parabéns ao prefeito de Feira de Santana! Sou Diretor pedagógico de um modelo CPM e confesso que a instituição é outra. Ao contrário do que muitos pensam, não existe nenhuma doutrinação ou incentivo ideológico aos nossos alunos.
    Reintero aqui os parabéns ao prefeito por entender a necessidade do projeto na cidade.

    1. Simples, pq ele ao assumir nao segue o modelo de educação e nao replica para as demais escolas municiais, já que o modelo é tão bom assim!

    2. Sou monitor a 1 ano em uma escola civico militar muita coisa melhorou os alunos estão mais comportados, estudam mais com poucas interferência em sala de aula, nos deixamos às salas de aulas prontas para os professores, laboratórios de informática prontos, isso faz com que os professores use o tempo para dar aulas sem ter que se preocupar com outras coisas.

  6. Para esse governo o que lhe interessa é a doutrinação bolivariana/marxista dos estudantes na pedagogia do método Paulo Freire. Acorda povo brasileiro!

  7. Acabaram porque é importante que a maioria das escolas continuem permissivas e depravadas. O importante é manter o povo ignorante e mal educado, alunos que agridem professores e colegas, passam de ano sem estudar e frequentar escola, drogas, sexo, e mais um monte de merda que ouvimos por aí. Isto traz votos e mantém poder. Deveriam ser todas cívico militares e só frequentar alunos com o mínimo de educação domestica que é onde tudo começa.

    1. Quando a gente fazemos acusações precisamos ter certeza e segurança pra falar, ontem o filho de Bolsonaro atacou os guerreiros professores desse país, agora vem vc agredir a escola pública ou estudou toda via em escola particular ou já fez parte desses seletos estudantes mal feitor que vc usa para agredir as escolas, mais seria uma tristeza se manter um modelo desse de escola para formação de batedor de continência para pneus e caminhões

    1. Colbert faça o seu papel , responde ai pq a maioria das escolas do município de feira não tem professor para da aula ????? , Questão de cívico ou não, não muda nada para o povo pq o povo de verdade sabe das panelas das escolas militares

  8. Se é picuinha é com ele. Prover a estrutura adequada para todas as escolas municipais e pagar se forma decente os profissionais da educação, isso ele não faz. Deveria cuidar primeiro da cidade de Feira e honrar o voto dado pelo povo antes de emitir alguma opinião, mas a picuinha é prioridade. Triste realidade de Feira de Santana.

    1. Piada né? Vai tapar os buracos da cidade, olhar para a infraestrutura dos bairros periféricos deixa de falar aquilo que não te cabe, ***

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade