Feira de Santana

Prefeito de Feira de Santana diz que acionará Justiça para garantir votação de reajuste salarial dos servidores

Ao ser questionado sobre a possibilidade de recorrer à Justiça, Colbert respondeu que o prazo precisa ser cumprido.

06/12/2023 às 12h20, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Cmei
Colbert Martins | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta quarta-feira (06), o prefeito de Feira de Santana revelou sua intenção de acionar a Justiça para assegurar que a Câmara Municipal cumpra o Regimento Interno e vote o projeto de reajuste salarial dos servidores até o fim deste mês. Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito destacou que o município possui recursos financeiros disponíveis para cobrir os 4% de aumento propostos.

O gestor municipal expressou sua frustração em relação à postura da presidente da Câmara. Eremita Mota, que, segundo ele, inicialmente prometeu colocar o projeto em votação, convocando até uma sessão extraordinária para tal fim, mas posteriormente desistiu sem dar as devidas explicações. O prefeito ressaltou a importância de pagar retroativamente aos funcionários, afirmando que isso é um direito deles.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de recorrer à Justiça, Colbert respondeu que o prazo precisa ser cumprido, destacando a necessidade de votar o projeto de reajuste salarial para que possam avaliar a forma de pagamento aos servidores.

Colbert também mencionou ao Acorda Cidade a questão do pedido de empréstimo que aguarda votação há mais de 100 dias, ressaltando que a urgência constitucional exige uma decisão rápida.

“A gente pode ir à Justiça e pedir que ela determine que coloque em votação. Até porque o projeto tem urgência constitucional e a urgência é de 45 dias. Esse projeto deu entrada no dia 19 de junho. Do ponto de vista da urgência, já tem prazo para poder ter a urgência constitucional cumprida.
Eu gostaria que pudesse votar para a gente poder verificar a maneira de poder pagar aos servidores. Tem um veto, porque a presidente botou um aumento que é impossível ser dado, vai muito além dos 4% previstos. Mas na hora que ela colocar, a gente tem condição de enfrentar a matéria, de modificar o que for necessário e enviar um novo projeto para ver se paga esse ano,” disse.

Colbert Martins argumentou que a demora na votação pode acarretar prejuízos maiores e destacou que o município tem recursos suficientes para cobrir os 4% de aumento propostos.

“O nosso pessoal está escrevendo o pedido à Justiça para que a Justiça determine o cumprimento do regimento na urgência constitucional que está lá, solicitada. Pra gente poder pagar. Estamos querendo fazer a votação para pagar os servidores. Porque, quinta-feira, ela fez aquele negócio todo, pra colocar em urgência? Ela fez uma votação específica, fez um chamamento específico, pra botar a matéria. E segunda-feira, terça-feira, não botou por quê? Hoje, não bota por quê? Se tá em urgência, por que não faz? Isso aí pode causar prejuízos ainda maiores. E nós temos dinheiro pra pagar, retroativamente a mais, os 4% que nós propusemos, a gente tem condição de pagar, sem nenhum problema. A lei como foi feita, tem emendas lá que colocam para determinados grupos, até 18% de aumento e isso não pode. Mas isso na hora que colocar em votação, a gente resolve. Nós temos condição de, na votação, resolver isso, sem problema nenhum. Tem um veto e a gente vai discutir e votar”, frisou.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O prefeito e educador e médico,no entanto não gosto de citar o nome das duas classe quando ele fala determinada classe porque será que o prefeito não gosta da saúde e da educação,e porque cobra os seus direitos

  2. Prefeito acaba com essa picuinha e paga o piso correto de quem tem direito ,isso está se tornado um desgaste total .o senhor disse faria como o governo do estado no entanto o estado já pagou faz tempo ,mostre que e capaz pelo menos no final do seu governo.

    1. É um absurdo isso que o prefeito vem fazendo com os funcionários…Um ano sem aumento, pai e mãe de família que precisa arcar com contas que cobram juros absurdos e não aguarda a boa vontade do prefeito.

  3. Estando previsto em lei este aumento é notório a Câmara de vereadores da nossa cidade colocar na pauta pra votação isso evitará uma ação judicial pra resolver algo concernente aos aumentos solicitados por quem tem direito

  4. O prefeito não quer liberar o aumento ao Agentes de Saúde. Segundo ele, pelo fato de recebermos o piso não temos direitos. Porem, isso não condiz o que diz Constituição, pois somos funcionários públicos e devemos entrar nesse aumento também. Uma coisa não exclui a outra. Precisamos ser sim, respeitados como funcionários público, principalmente, agora que nossas atribuições constam como profissão na área da saúde.

  5. Engraçado que, no dia da votação do projeto de reajuste, os vereadores que não compareceram eram os da bancada do governo, os paus- mandados.

Mais Notícias

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da ADEFS

Política

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da Assembléia de Deus

O ex-prefeito José Ronaldo esteve acompanhado do vereador Edvaldo Lima e do ex-vereador Cadmiel Pereira, ambos membros da Adefs e...

28/04/2024 às 21h22

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo

Bahia

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo passa mal em evento e morre aos 85 anos

O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento.

28/04/2024 às 15h55

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Política

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.

28/04/2024 às 11h01

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

Política

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas...

27/04/2024 às 14h27

image

Rádio acorda cidade