Feira de Santana
Precursor de transplantes de órgãos em Feira, urologista é homenageado na Câmara
Em um emocionado discurso, Rodrigo fez um retrospecto do avanço da medicina neste município.
27/10/2023 às 12h14, Por Dilton e Feito

Um dos responsáveis pela ampliação do número de transplantes de órgãos, além do crescimento na área de cirurgias urológicas de oncologia em Feira e no Estado, o médico Rodrigo Serapião Mendes foi homenageado na noite de ontem (27), pela Câmara Municipal, com a Comenda Maria Quitéria, honraria proposta pelo vereador Lulinha (UB). A presidente da Casa, Eremita Mota (PSDB), comandou a cerimônia, que foi bastante concorrida, com grande presença de médicos – na mesma noite, a ginecologista Emília Stela de Almeida Cruz recebeu idêntica condecoração. Em um emocionado discurso, Rodrigo fez um retrospecto do avanço da medicina neste município, especialmente nessas áreas.
Recordou que foi em uma visita à Santa Casa de Misericórdia do Recife, nove anos passados, onde ocorreu um dos passos mais importantes para a implementação, na Bahia, dos transplantes de rins, fígado e coração. A capital pernambucana fazia 400 transplantes (ao ano) e a Bahia, em torno de 50. O principal fator para essa condição inferior, neste Estado, era a logística, segundo ele um problema superado a partir daquele aprendizado. “Tínhamos material humano, mas havia a questão burocrática”, argumentou, ao agradecer a um médico da instituição, “doutor Amaro”, que decidiu ajuda-lo, revelando-lhe os meandros para a expansão deste serviço. Em 2014, uma comissão do Ministério da Saúde vistoriou o Hospital Dom Pedro de Alcântara e aprovou-se importante convênio, pouco tempo depois.
Naquela época, disse o médico, não havia urologista que se dispusesse a fazer cirurgias pelo Sistema Único de Saúde, nesta cidade. “Nosso serviço parou de atender pelo SUS”. Uma visita dele a São Paulo teria sido fundamental para a retomada, em nível mais elevado. “Fomos ver como se fazia. Implementamos (a metodologia) em Feira. Temos 1.200 cirurgias oncológicas. Nenhum paciente espera mais de 21 dias, enquanto a regra (de tolerância) é de até 60 dias. Nenhum paciente vai embora de Feira (para ser operado em outra cidade)”. Nesta quase uma década de serviços prestados via SUS, ele apresenta números expressivos: 700 captações de órgãos, 1.400 rins, 700 fígados, 700 corações para válvula.
“Reinserimos o indivíduo à sociedade. Tratamos uma família, não apenas o paciente”, explicou, sobre cirurgias de implante, que já contemplaram inúmeras cidades do Estado, como Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Guanambi, Ribeira do Pombal, Catu, Alagoinhas. Agradecido, disse que o deputado federal Zé Neto, presente em plenário, foi “provedor” do progresso nos serviços do Hospital Dom Pedro. Disse que divide “ao meio” a Comenda recebida com o colega doutor Carlos Alberto: “sem ele, nada, zero”. E confidenciou, às lágrimas, que o melhor “é quando volto para casa, encontrar Lara, Luíza e minha esposa maravilhosa”.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Feira de Santana
Ex-combatente da 2ª Guerra, jornalista, advogado e escritor "Antônio do Lajedinho" será nome de rua em Feira
O feirense faleceu aos 95 anos (em 2020), deixando filhos, netos e a esposa com quem conviveu por 72 anos....
30/11/2023 às 09h11

Política
Feira de Santana deverá possuir um Sistema Integrado de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista
Esse é o objetivo do projeto nº 109/2023, de autoria da vereadora Eremita Mota (PSDB), aprovado em 1ª discussão na...
30/11/2023 às 09h05

Reconhecimento
Victor Pinto eleito destaque na cobertura política pela Câmara de Salvador e pela Alba
Victor, que além de jornalista também é advogado, é o responsável pela coluna Esse é o Ponto e um dos...
30/11/2023 às 08h48

Política
"É equivocado chamar de PL do veneno", diz João Roma sobre PL dos agrotóxicos
Para ex-ministro, a aprovação do PL é um motivo de comemoração, inclusive do ponto de vista ambiental e de saúde....
29/11/2023 às 18h08

Dilton e Feito
CNJ abre procedimento para investigar juíza que gritou com testemunha
Em audiência, magistrada exigiu ser chamada de "Excelência".
29/11/2023 às 17h32

Política
Rui Costa aponta transição energética como pauta de integração entre Brasil e Arábia Saudita
Ministro participa da missão internacional do governo brasileiro no Oriente Médio e coordena a agenda de parcerias com o governo...
29/11/2023 às 12h47