Luto

Políticos e autoridades lamentam morte de Zelito Miranda: 'A música baiana está de luto'

Conhecido como rei do forró temperado, o artista faleceu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 66 anos.

12/08/2022 às 15h45, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/ Instagram

Políticos e autoridades da Bahia lamentaram a morte de Zelito Miranda, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (12), e prestaram solidariedade aos familiares e amigos do forrozeiro, conhecido como rei do forró temperado.

“É com muita tristeza que recebo a notícia da morte de Zelito Miranda”, escreveu o governador Rui Costa (PT), nas redes sociais. “Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento de profunda tristeza. A música baiana está de luto”, concluiu.

Presidente da Fundação Gregório de Mattos, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Fernando Guerreiro também lamentou a perda e prestou homenagem ao artista. “Generosidade, essa é a palavra chave que me ocorre ao lembrar dessa grande figura: Zelito Miranda”, declarou o gestor cultural e dramaturgo, lembrando da “presença simpática e acolhedora” do músico, no início de sua carreira artística.

“O país perde um grande forrozeiro, defensor de nossas raízes e tradições, corpo e alma mergulhados na nossa cultura popular. A sanfona vai tocar baixinho um forro tranquilo, conduzindo meu grande amigo a um lugar especial, próximo de nosso pai supremo. Viva a cultura nordestina, viva Zelito Miranda”, disse Guerreiro.

Titular da Secretaria de Cultura da Bahia, Arany Santana também prestou homenagem ao artista. “O forró da Bahia e do Brasil está de luto! A morte de Zelito Miranda deixa um vazio a todos nós que amamos o forró”, escreveu a secretária, em sua conta no Instagram. “O que muitos não sabem é que este filho de Serrinha foi um artista múltiplo, que além de músico e compositor, foi das artes plásticas, do teatro e do cinema. Mas foi como ‘Rei do Forró Temperado’ que ele deixou seu maior legado. O Pelourinho, que nos últimos anos foi cenário do seu projeto de sucesso ‘Forró no Parque’, certamente sentirá a sua falta. Meus sentimentos aos familiares e amigos deste grande artista”, pontuou Arany.

Deputado federal e candidato ao Senado, Cacá Leão (PP) também utilizou as redes sociais para exaltar a importância do músico e lamentar a perda. “Uma sexta sem o tilintar do triângulo e marcação da zabumba, só o lamento da sanfona. Triste a notícia do falecimento do forrozeiro baiano Zelito Miranda. Ele escreveu um capítulo especial na cultura nordestina e alegrou muitas festas juninas. Minha solidariedade aos familiares”, escreveu o parlamentar.

Bruno Reis (União Brasil)


“Zelito Miranda é um artista na sua mais pura essência. Um símbolo da nossa cultura que levava o forró por todo o mundo. Sua obra está eternizada em nossas memórias. Que Deus conforte seus familiares nesse momento de profunda dor”

ACM Neto (União Brasil)


“Todo meu carinho à família de Zelito Miranda, que nos deixou aos 66 anos. Zelito foi um dos grandes nomes do forró baiano, tendo trabalhado para fortalecer e disseminar a cultura nordestina. Que Deus conforte a família e os amigos neste momento de dor”

Jerônimo Rodrigues (PT)


“Muito triste e consternado com a perda repentina de um dos maiores nomes do nosso forró, Zelito Miranda, com quem tive a alegria de curtir o São João deste ano em visita à cidade de Dom Macedo Costa. Além de grande forrozeiro, Zelito militou pela valorização da cultura baiana e nordestina. Desejo muita força a Telma, companheira de Zelito, e a todos os seus familiares, amigos e fãs”

Otto Alencar (PSD)


“Zelito Miranda nos deixa uma obra espetacular, que representa muito bem o povo baiano. Suas músicas, de imensa riqueza cultural, cantam o dia a dia da nossa gente e continuarão sempre nos representando e nos alegrando”

João Roma (PL)


“O nosso forró amanhece triste com a perda do grande Zelito Miranda. Com a sua arte, Zelito ajudou a divulgar a típica música do Nordeste, sendo um dos grandes intérpretes baianos do gênero. Nossos sentimentos à família”

Fonte: Bahia.Ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Federação PT, PCdoB e PV na Bahia tem mais de 200 pré-candidaturas a prefeito

Eleições

Federação PT, PCdoB e PV na Bahia tem mais de 200 pré-candidaturas a prefeito

A Federação filiou cerca de 20 novos prefeitos e mais de cem novos vereadores, e no mapa eleitoral prévio foram...

25/04/2024 às 16h56

Projeto Duplicação

Feira de Santana

Diretor-geral do Dnit diz que previsão para licitar duplicação do Contorno de Feira é até junho

Zé Neto lembrou, durante o encontro, que duas audiências públicas foram realizadas para dialogar sobre as obras do novo Contorno...

25/04/2024 às 16h49

Arthur Lira presidente lula

Política

Lira defende maior participação de Lula na articulação política

Para o presidente da Câmara, o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) "dificilmente estaria preso se não fosse pelo fato da...

25/04/2024 às 16h40

Posse Carinhos de Missuca

Feira de Santana

Após ser nomeado, Carlinhos de Missuca toma posse como Superintendente de Esportes de Feira de Santana

Antes de ser nomeado, Carlinhos de Missuca era Chefe da Divisão de Festejos Populares da Secel.

25/04/2024 às 13h11

Ministro Jader Filho avalia entrega do BRT e confirma novos investimentos e equipamentos para Salvador

Política

Ministro Jader Filho avalia entrega do BRT e confirma novos investimentos e equipamentos para Salvador

Na ocasião, o ministro de Lula avaliou a entrega do novo modal capital baiana e disse que o meio de...

25/04/2024 às 11h39

Jerônimo autoriza restauração de 19 vias no Polo Industrial e o início dos cursos de qualificação para a seleção da BYD

Bahia

Em Camaçari, Jerônimo autoriza restauração de 19 vias no Polo Industrial e o início dos cursos de qualificação para a seleção da BYD

A requalificação das vias no Polo Industrial de Camaçari irá melhorar não apenas a infraestrutura viária essencial para o setor...

25/04/2024 às 07h17

image

Rádio acorda cidade