Política

PL e Solidariedade formalizam 'bloco independente' na AL-BA; líder do grupo conversa com governo Jerônimo

Líder da bancada, Luciano Araújo explicou a postura que deve ser assumida pelos parlamentares do grupo.

03/02/2023 às 20h09, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Líder do bloco _ Luciano Araújo_ Foto Sandra Travessos AL BA
Foto: Sandra Travessos/ AL-BA | Líder do bloco, Luciano Araújo.

O PL e o Solidariedade formalizaram, nesta sexta-feira (3), um novo bloco parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que tem sido definido nos corredores da Casa como “independente”. O grupo é formado por Luciano Araújo (Solidariedade), Pancadinha (Solidariedade), Diego Castro (PL), Leandro de Jesus (PL), Raimundinho da JR (PL) e Vitor Azevedo (PL).

Líder da bancada, Luciano Araújo explicou ao Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade, a postura que deve ser assumida pelos parlamentares do grupo.

“Estamos realmente numa fase de independência e temos seis parlamentares. Dois parlamentares mais ideológicos, da linha bolsonarista, mas com uma boa cabeça e diálogo. Temos um diálogo aberto e eu, como líder do bloco, dou liberdade. Aceitamos, para que ninguém exigisse e cobrasse nada”, afirmou Araújo.

Os bolsonaristas citados pelo líder do bloco são os deputados Diego Castro e Leandro de Jesus, que já se declararam como oposição ao governo da Bahia. Os demais, porém, tendem a manter uma relação mais próxima à gestão de Jerônimo Rodrigues (PT).

Luciano Araújo confirmou que tem mantido conversas com o governo do estado, para compor o grupo governista na AL-BA. O deputado Pancadinha, que até participou da reunião da bancada oposicionista na segunda-feira (30), também já chegou a conversar com representantes da gestão estadual.

“Estamos conversando com o governo. Nossa tendência é marchar com o governo. Nós, como Solidariedade”, disse Araújo.

Questionado se a aproximação com o governo teria afetado sua relação com ACM Neto (União) e Bruno Reis (União), o deputado defendeu que manter uma relação de apoio ao governo Jerônimo na AL-BA não muda nada em relação a ACM e Bruno Reis.

“Não tratamos em nenhum momento de eleição, mas de apoio ao governo na Assembleia. Não entrou em pauta esse tema [eleitoral]. Como não entrou eleição [na conversa], não mudou nada [na relação com o grupo de ACM Neto e Bruno Reis”, disse Luciano Araújo.

A aproximação do governo feita pelo bloco formado Solidariedade-PL tem gerado insatisfação no grupo oposicionista. Nesta semana, o líder da oposição na AL-BA, deputado Alan Sanches (União), declarou que “bloco independente não existe” na Casa.

MAIS GRUPOS

Um outro bloco, formado por PSB, MDB, Avante, PSC e Patriota, também foi formalizado nesta sexta, com as participações dos deputados estaduais Rogério Andrade (MDB) – escolhido como líder –, Matheus de Geraldo Jr. (MDB), Ângelo Almeida (PSB), Patrick Lopes (Avante), Binho Galinha (Patriota), Soane Galvão (PSB) e Laerte do Vando (PSC).

Todas as cinco legendas do novo bloco são integrantes do grupo governista, indicando que os sete parlamentares envolvidos devem votar junto ao governo Jerônimo.

Apenas uma mudança deve acontecer em breve: o deputado Ângelo Almeida, escolhido por Jerônimo como secretário estadual do Desenvolvimento Econômico (SDE), deve se licenciar do posto nos próximos dias, abrindo espaço para sua suplente – Fabíola Mansur (PSB) – assumir uma cadeira na AL-BA.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo

Bahia

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo passa mal em evento e morre aos 85 anos

O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento.

28/04/2024 às 15h55

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Política

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.

28/04/2024 às 11h01

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

Política

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas...

27/04/2024 às 14h27

Ana Paula Matos sai carregada por apoiadores na sede do PDT em Salvador após reafirmação de apoio a Bruno Reis

Política

Ana Paula Matos sai carregada por apoiadores na sede do PDT em Salvador após reafirmação de apoio a Bruno Reis

De acordo com o ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, a indicação de Ana...

27/04/2024 às 11h20

image

Rádio acorda cidade