Feira de Santana

Pedro Américo não recua: “Os maus-tratos com os animais que puxam carroça tem que acabar”

Segundo o vereador, alguns empreendimentos ligados a entulho utilizam do trabalho informal para pagar menos pelo serviço prestado.

17/01/2024 às 13h14, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Manifestação carroceiros
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Autor do projeto que visa a retirada gradativa de veículos de tração animal do centro urbano de Feira de Santana, o vereador Pedro Américo reafirma que a lei é necessária não só para a proteção dos cavalos que puxam as carroças, mas também para tirar os carroceiros deste subemprego.

Pedro Américo
Pedro Américo | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

No projeto do vereador, além de sanar os maus-tratos presenciados quase que diariamente aos animais que puxam veículos de tração e os abandonos destes, quando não conseguem mais exercer o serviço exigido pelos condutores, o parlamentar também inclui o cumprimento de políticas públicas de educação, capacitação profissional e transposição dos condutores para outras atividades econômicas em Feira de Santana.

“Entendo que esta política pública, além de uma ação de combate aos maus-tratos contra os animais, constitui-se como decisão correta em diversos outros aspectos. Enviamos a diversas secretarias do município ofícios indicando que deve haver uma força tarefa para garantir a oferta de alternativas que retirem da informalidade trabalhadores que utilizem carroças. É uma ação de combate ao subemprego que coíbe a condução desses veículos por crianças e adolescentes – flagrados em desobediência à legislação de trânsito e à legislação de proteção à infância e adolescência e reduz problemas de congestionamentos e acidentes causados por carroças”, defende Pedro Américo.

O vereador informa ainda que algumas construtoras, madeireiras e empreendimentos ligados a entulho utilizam do trabalho informal dos condutores para pagar menos pelo serviço prestado, sem garantia de segurança ao condutor, muito menos aos animais.

“Não fizemos um projeto pensando em um só lado. Visamos defender os animais e os trabalhadores. O projeto é repleto de alternativas que visam solucionar esses problemas e continuaremos lutando para que o Município cumpra com rigor o que foi aprovado na Câmara Municipal”, afirma o edil.

De acordo com a lei em questão, serão 4 anos em que o Município poderá cuidar tanto dos animais após a retirada das carroças, quanto das famílias que dependem deste serviço.

Leia também: Carroceiros fazem manifestação em frente à prefeitura municipal

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns vereador que Deus te abençoe não desista esse projeto é Feira uma cidade tão grande com essa prática desumana do ser humano que acha que um pobre animal pode ser maltrato desse jeito.

  2. É uma pena que o objetivo proposto “serão 4 anos em que o Município poderá cuidar tanto dos animais após a retirada das carroças, quanto das famílias que dependem deste serviço” não passará de um objetivo fictício… Em se tratando do município de Feira de Santana, políticas públicas não saem do papel.

  3. Parabéns vereador! Sonho com o dia que não verei nenhum desses pobres animais apanharem, serem expostos ao calor, ao asfalto quente, ao peso, a alimentação pobre. São sugados o dia inteiro, quando chega a noite não sabem se descansam ou se comem, as vezes comem até lixo.
    Parabéns ao vereador, se é para ter orgulho da administração Feirense, agora sim. Chega né, os tempos são outros. Para cadastrar os trabalhadores para receberem auxílio e apoio, não é difícil não, basta querer e começar imediatamente!

  4. Concordo plenamente como vereador, já presenciei tantos mais tratos a esses animais que já passou da hora de dar um fim nisso ,Sem dizer que a cidade cresceu não comporta esse tipo de coisa não

  5. O que não tem utilidade tende à extinção.
    Supostamente tentando defender os burros de carga o vereador na verdade está condenando esses animais à morte e extinção.

  6. Quem votou nesse cara pode se orgulhar, voto bem dado, tem postura de vereador, o único que vejo defendendo o pessoal da enfermagem e tem boas colocações em diversas situações, fez bem voltar para a câmara.

  7. Parabéns Vereador pela sua iniciativa, cabe agora aos órgãos competentes e fiscalizadores providenciaram nesse período de 4 anos essa transição

    1. Pergunta-se: todos os animais que puxam carroças são maltratados? Se ele afirma que empreeendimentos pagam menos pelo trabalho informal, também pode-se perguntar se esta iniciativa, de retirar carroças, tem por trás as empresas de papa-entulho, não é mesmo?
      Por que não educar os carroceiros sobre tratar bem os animais, dando água, comida, vacinação, medicamentos e evitar bater?
      Ah, cidade que adora tratar mal o pobre. Primeiro, o comércio informal que foi retirado do centro e está lá embaixo, à míngua. Agora, os carroceiros…

Mais Notícias

Laudos que atestem autismo e síndrome de down terão prazo indeterminado

Bahia

Laudos que atestem autismo e síndrome de down terão prazo indeterminado

Proposição é de autoria conjunta dos deputados Bobô (PC do B), José de Arimateia (Republicanos), Raimundinho da JR (PL) e...

02/05/2024 às 18h42

Câmara promulga emenda que aumenta para 23 número de vereadores em cidade baiana

Política

Câmara promulga emenda que aumenta para 23 número de vereadores em cidade baiana

A partir da eleição deste ano, os moradores vão eleger 23 legisladores, e não mais 21, como ocorre atualmente.

02/05/2024 às 15h43

empresário Evaldo Martins

Bahia

Missas de um ano de falecimento do empresário Evaldo Martins acontecem na próxima terça-feira (7)

Familiares e amigos vão se reunir para homenagear o economista, empresário e pecuarista que deixou esposa, quatro filhos e cinco...

02/05/2024 às 15h28

Câmara de Deputados

Economia

Lei isenta de Imposto de Renda quem ganha dois salários mínimos; veja as faixas de tributação

A Lei 14.848, de 2024, é oriunda do PL 81/2024, aprovado com relatório de Randolfe Rodrigues (sem partido-AP)

02/05/2024 às 12h09

Congresso Nacional

Política

Líder do governo, Randolfe pede reunião a Rodrigo Pacheco para 'acalmar' relação

Nesta semana, presidente do Senado recusou almoço para discutir relação com o governo Lula. Randolfe tenta retomar diálogo, em 'temperatura'...

02/05/2024 às 11h51

Governador Jerônimo Rodrigues

Bahia

“Em pleno ano de 2024, morrer de verminose é inadmissível”, reforçou o governador durante anúncio do Programa Cisternas para o seminário baiano

Parceria do Governo do Estado com o Ministério de Desenvolvimento Social, programa tem aporte de R$40 milhões.

01/05/2024 às 11h34

image

Rádio acorda cidade