Segurnaça

Não acontece só na Bahia, diz governador sobre ‘pedágio’ imposto por facções

Jerônimo Rodrigues voltou a citar compra de viaturas, armamentos e equipamentos de proteção e de inteligência como forma de enfrentar o problema.

13/09/2023 às 14h43, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quarta-feira (13) que o problema da expansão de facções criminosas é uma questão que acontece hoje em todo o país. A declaração foi dada após ele ser questionado pelo bahia.ba sobre o pagamento de pedágio que criminosos vêm impondo a moradores e comerciantes na periferia de Salvador.

“Nós vamos continuar com essa intensidade de ação no âmbito da polícia. As facções têm feito um trabalho fazendo acontecer um crime com maior concentração em diversos estados do país. O governo federal está atento para isso. Não está acontecendo isso só na Bahia, mas temos a responsabilidade de cuidar de todo nosso estado. Indicadores nossos revelam que municípios têm indicadores maiores e, por isso, a gente está fazendo um esforço muito grande. Nós estamos fazendo a entrega diariamente de investimentos”, respondeu Jerônimo, citando recentes entregas de viaturas, armamentos e equipamentos de proteção e de inteligência para as polícias baianas.

Segundo reportagem publicada na segunda-feira (11) pelo jornal Correio, há cerca de dois meses integrantes de uma facção instituíram cobranças de taxas em Cosme de Farias.

De acordo com o texto, o dono de uma revendedora de gás na Baixa do Tubo foi executado no dia 28 de agosto por supostamente não pagar R$ 7 mil à facção.

Testemunhas relataram que a vítima de 69 anos tinha acabado de buscar a neta, junto com a filha, quando foi baleada na cabeça. Após a execução, donos de farmácias, casas de materiais de construção, padarias, lanchonetes, salões de beleza e outros pontos comerciais, que estavam em atraso, começaram a pagar a facção.

A atuação da facção é semelhante ao que fazem as milícias, grupos formados por policiais, ex-policiais, bombeiros e agentes penitenciários com treinamento militar.

Agentes da polícia informam ao Correio que o CV não inaugura a ação de cobrar comerciantes, mas faz uma cobrança “mais estruturada”, ampliando-a para além de comerciantes de maior rentabilidade para lucrar com pequenas e micro atividades, como a do revendedor de gás assassinado.

Fonte: Bahia.ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ele deveria andar pelas ruas sem os seguranças dele e sem o batalhão que ele coloca para fechar as ruas ao redor de onde ele passa para sentir na pele o que sentimos todos os dias.

  2. 17 anos de governo PT na Bahia, e nada foi feito pra melhoria da educação e crime organizado, a cada dia que se passa nos sentimos inseguros a onde quer que andamos, seja nas esquinas, bares, shoppings, comércio, até mesmo nas igrejas a insegurança está predominando, tenho conhecimento do excesso de força muita das vezes por parte da polícia pois tenho parentes lá, mais eles mim contam como vai combater o tráfico sem o apoio do governo de estado, colegas de farda corruptos, é uma defasagem de efetivo na polícia? Pois é meus amigos é tempo de sermos mais concientes nos nossos votos, pois senão vai de mal a pior, eles políticos estão bem seguros ***, não venda vossos votos por uma cesta básica, bloco, cimento, um exame médico, e etc, sejamos mais conscientes, melhor dizendo: sábios.

  3. Agora estou mais tranquilo. Se não acontece só na bahia posso dormir em paz. Meu Deus, que fala mais sem noção. Votei nele, mas reconheço que falou besteira e está despreparado para enfrentar o problema. O crime aumenta pq não ha rigor na punição. Prende e depois solta. Construam mais presídios e separem os presos segundo cada crime. Governador, seu partido está no poder. Proponha mais rigor na lei.

  4. Cidadão todo perdido, isso lá é resposta? Não sabe o que fazer nem o que dizer, o fracasso do PT nos 17 anos de governo. O governo federal está atento é pra reclamar quando o criminoso morre e alegar direitos humanos. O crime já farejou a fraqueza dele e vai arregaçar com vontade! Salve-se quem puder!

  5. Governos de Jaques Wagner (8 anos), governos de Rui Costa (8 anos). Simplesmente permitiram a entrada e crescimento das facções criminosas, muitas migraram do Rio e São Paulo para a Bahia pelo afrouxamento do combate policial.
    Simples de entender mas impossível para o PT assumir esse erro. Esse assunto vai para os palanques de 2026 e vão perder muitos votos. A bahia toda sofre com essa insegurança.

      1. A questão não é o que está ocorrendo em todo país e sim na resposta, mostrando claramente o dispreparo!

        No mínimo ele deveria ter dito que está ciente e acompanhando os indicadores e iria alinhar um plano de ação!

        Liderança muito fraca! Parabéns para quem votou!

Mais Notícias

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da ADEFS

Política

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da Assembléia de Deus

O ex-prefeito José Ronaldo esteve acompanhado do vereador Edvaldo Lima e do ex-vereador Cadmiel Pereira, ambos membros da Adefs e...

28/04/2024 às 21h22

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo

Bahia

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo passa mal em evento e morre aos 85 anos

O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento.

28/04/2024 às 15h55

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Política

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.

28/04/2024 às 11h01

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

Política

Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus

A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas...

27/04/2024 às 14h27

image

Rádio acorda cidade