Política

Mulheres apontam necessidade de suporte psicológico para enfrentar violência pela participação na vida política

Até as eleições municipais do ano que vem, serão abordadas questões que impactam a vida das mulheres que participam da política.

01/12/2023 às 10h36, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Vídeo/Reprodução/TV Câmera

O acolhimento psicológico das mulheres vítimas de violência política foi o primeiro tema de uma série de debates que será promovido pelo Observatório Nacional da Mulher na Política, criado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Até as eleições municipais do ano que vem, serão abordadas questões que impactam a vida das mulheres que participam da política.

A prefeita Ibirajuba (PE), Maria Izalta, falou das dificuldades que enfrenta na vida política. “”Desde a campanha [em 2020] eram muitas afrontas. Eu era bem gordinha e eles começaram a fazer bullying, muitos comentários, achavam que eu não ia dar conta. O meu vice-prefeito foi uma das primeiras pessoas que rompeu comigo, visto que ele queria mandar na prefeitura”, contou.

A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), uma das coordenadoras do Observatório Nacional da Mulher na Política, explicou que um objetivos dos debates é dar voz às mulheres e oferecer soluções para as situações de violência política enfrentadas por elas.

“A saúde mental é diretamente afetada por essas agressões constantes e faz com que muitas mulheres desistam de participar da vida política”, lamentou a deputada. “No entanto, essa participação é fundamental. Temos que trabalhar por mais políticas públicas inclusivas e que garantam o acolhimento dessas mulheres”, acrescentou Daiana Santos.

Já a psicóloga Lenir Soares chamou a atenção para formas de violência que podem passar despercebidas. “A violência contra mulher é difícil de ser compreendida e identificada. As mulheres vivenciam silêncio e solidão. As práticas invisíveis de manipulação psicológica, interrupção da fala, apropriação das ideias”.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se elas não tem capacidade, estruturação psicológica emocional, se não tem garra, força, revestimentos para enfrentar não entra. Simples assim!
    Porque cadê o empoderamento???
    Os homens do mundo todo, sempre estiveram envolvidos em políticas públicas, nunca precisaram, na verdade nunca tiveram nenhuma proteção. Por sinal, muitos já foram terrivelmente, brutalmente assassinados por mulheres políticas , por concorrentes mulheres, que mataram , destruíram, e até mandaram matar assassinar diversos Homens. E absolutamente nenhum órgão brasileiro nunca os protegeram. Não existem nenhuma lei de proteção aos homens.
    Infelizmente temos dezenas de deputados e políticos, que nunca, lutaram , nunca recorreram as esferas judiciais solicitando proteção, por absolutamente nada. Mesmo muitas das vezes, milhares de vezes, sendo torturados, humilhados, ridicularizado por diversas mulheres políticas. Eu já vi e ouvir diversas mulheres políticas, xingar homens políticos, seus colegas de corno, viado, fraco, idiota.

    E, absolutamente nenhum dela, nunca pediram pinico a nenhum órgão.

  2. virou palhaçada essa busca essa tal bandeira de violência contra as mulheres ,gostaria q as mulheres na política falassem como são gastos os montantes nas campanhas porquer Cristiane Brasil ex,deputada vivia cercada de segurança e circulava de carro bridado então vao parar de exageros

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade